|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Isaias 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 12:20 pm Assunto: simpaku |
|
|
Boa tarde.esta planta esta com um tipo de fungo no qual não consigo definir se é bom ou ruim ,peço que opinem.
grato
 _________________ aprendiz |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Isaias,
Em minha opinião isto que você chama de fundo é apenas liquêm e musgo. Na verdade me parece que seu shimpaku esta com ácaro, por isso dessa aparência meio pálida e com poucas brotações. Outro fator que me chama a atenção é o solo. Os shimpakus não toleram solos enxarcados, isto na maioria das vezes termina com podridão de raízes. De qualquer maneira faça o seguinte : pulverize seu shimpaku com enxofre (Dymy ou Kumulus), faça aplicações semanais por pelo menos 1 mês. Para isto proteja o solo para que o enxofre não atinja o mesmo. Pulverize à vontade, enxarque ele de enxofre , pois os ácaros ficam por baixo e no meio das folhas e aplicações superficiais podem não atingi-los. Junto a isto diminua a rega, regue apenas quando o solo estiver ligeiramente seco, e deixe sua planta exposta diretamente ao sol por pelo menos 6 horas diárias. Acredito que isto ajurará. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 4:23 pm Assunto: |
|
|
Amigo, vc pode pegar uma escovinha de aço e fazer a escovação antes de passar o enxofre, eu tinha alguns exemplares com liquêm e fiz isto. Agora passo cauda bordalesa as vezes como prevenção. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Editado pela última vez por Alcides Junior em Qui Jun 14, 2007 5:50 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:05 pm Assunto: |
|
|
Junior
Retirar o líquem pode ser uma opção, ou até mesmo gosto pessoal, agora estes não fazem mal algum à planta. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:51 pm Assunto: |
|
|
Caro Wilson, lí uma vez que o liquêm se alimenta da seiva da planta, prejudicando a mesma, por isso retiro. A reportagem estaria errada? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 8:24 am Assunto: |
|
|
Junior,
Não tenho base para afirmar se a reportagem que você se refere estaria errada, longe disso. Mas, pelo conhecimento que tenho e que li sobre liquens consta que os mesmos são uma Associações mutualísticas entre fungos e algas, as Hifas (Fungos) revestem e protegem as células das algas , formando um conjunto homogêneo, quase como um organismo.
- As algas clorofiladas, realizam fotossíntese, produzindo nutrientes para os fungos. Os fungos, entretanto, absorvem água com muita facilidade dos locais nos quais estão, contribuindo para a hidratação das algas. Ou seja é uma simbiose independente do meio em que crecem. Caso eles se alimentassem da seiva das plantas não cresceriam em rochas, troncos mortos e nos mais diversos locais em que vivem. Um outro dado importante é que os liquens são um indicador da qualidade do ar, ou seja, são incapazes de crescerem e se reproduzir em ambientes poluidos. Mas vale a pena agente pesquisar. Se puder poste esta reportagem a que se refere. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 11:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Concordo plenamente com as excelentes colocações do bonsaista Wilson. E, se isso o incomoda, os liquens, a melhor maneira de elimina-los é com a escovação sugerida.
Para melhorar o visual das acículas e recuperar o verde exuberante caracteristico da espécie, o ideal é fazer a aplicação do fungicida indicado, que irá eliminar realmente o que está prejudicando sua planta: acaros e fungos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Isaias 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 1:00 pm Assunto: |
|
|
A todos abrigado ,ja estou pondo em praticas as sugestões,em breve postarei a evolução.
Grato. _________________ aprendiz |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|