FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ligustro ocidentalis - sugestões.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
leo.rs
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 9:24 am    Assunto: Ligustro ocidentalis - sugestões. Responder com citação

Olá amigos!

Depois de muito tempo só lendo o fórum e babando nas plantas dos amigos, criei coragem para pedir ajuda com meu "toco". Embarassed

Gostaria de sugestões para este ligustro, fruto de um "yamadori de pátio". Laughing

Esta planta foi retirada no inverno (ia ser roçada), plantada em um vaso grande só com areia, com o frio perdeu todos os galhos e ficou "parada".

Agora apresentou gemas em toda a extensão do tronco, escovei a sujeira, removi os tocos podres (muitos por sinal), e pus nesse vaso raso.

Me surpreendi com as raízes capilares, totalmente radiais, e no próximo envase, plantando a árvore mais alta vou ter um belo nebari. Very Happy

Ele tem 45 cm de altura e 8 cm de espessura.

Gostaria de sugestões para a frente (eu gostei da frente da foto 1).

O que acham: Devo trabalhar as partes podres como uros, jins e sharis ou trato os cortes com pasta cicatrizante para fecharem? (outras plantas dessa espécie que eu tenho cicatrizam muito rápido).

Se não for pedir muito aos photoshopeiros de plantão, uma projeção virtual ia ajudar muito esse iniciante! Wink

Um grande abraço.

Léo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Leo , esta planta é fantastica!

tem um individuo lá de Teresopolis que fala: "Esta planta é tão difil de morrer que só de tentar a gente desiste" , parece que ela esta no subtrato do araldi, eu deixaria ela no sol pleno para aumentar a brotação, e agurde que vc tera uma bela planta .

Eu diminuiria o tamanho ate a brotação e faria um JIN, em relaçao aos JINS E UROS é necessario passar um cicatrizante ou calda sufocaltica, eu prefiro a calda

Boa sorte e bela planta!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Que beleza de toco em Leo Wink
tb gostei da foto 1 como frente,agora é esperar as brotações...
Grande abraço Cool
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá manim,

como vão as coisas? e plantas? bem pelo visto ^^

Léo, muito legal este ligustro, não é um dos lá da tia é?, vou dar minha sugestão, já que é pra isso que estamos aqui ^^,

eu limparia aquele cerne morto que esta aparente no alto e que se ve ser do corte radical feito na planta, em outra foto,

pra mim a frente seria mesmo a foto numero 1, e retiraria aquele galho alto que segue pra cima, deixando o lateral como novo apice, ja tendo ate um galho lateral colocado no local,

e o resto é tempo maninho, paciencia ^^^, mas agora já estamos com boa brotação, logo dá pra começar a modelar esta criança.

abraços.

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
leo.rs
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos e obrigado pelos comentários!

Rodrigo.

O substrato é caseiro mesmo (1/3 de areia grossa, 1/3 de tijolo moído e 1/3 de substrato hortícula peneirado – plantimax).

Quanto aos podres, acho que vou de salda sulfocáustica mesmo. Só fiquei pensando se os jins ficariam bem nessa espécie.

Não entendi bem tua sugestão de estilização? Sugeres cortar acima do primeiro galho? Shocked Mas aí não perderia a conicidade e o movimento? Acho que não entendi mesmo! Embarassed

Alberto.

Realmente sem brotação é difícil opinar. Por enquanto é só um toco mesmo, mas como os brotos estão se desenvolvendo bem (apesar do frio que ainda ta estacionado aqui) eu vou postando fotos do desenvolvimento pro pessoal ir dando pitaco!

Leandro.

Matou a charada, o toco veio da casa daquela tia mesmo. Salvei antes dela passar o facão! Queria ter pegado aquelas baitas azaléias, mas aí a véia passava o facão era em mim!!! Laughing

Tchê, o ápice é uma das minhas maiores dúvidas.

O galho lateral que tu sugeriu parece estar com um lado seco mas tem um broto na base. To deixando pra ver no que dá.

O outro, que sobe reto, tá com uma brotação forte em toda volta e tem uma curvatura pra trás como aparece na foto 3. A princípio pensei nele como ponteira porque parece uma extensão natural do resto do tronco... vamos ver.

Conforme a brotação aumentar vou postando aqui pra pedir opiniões.

De repente com os primeiros galhos sai um virtual! Wink

Abraço a todos.

Léo

P.S.: Aproveitem pra dar opinião no meu calistemon que postei aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7334
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 4:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O ligustro, ao contrário do que se pensa, é uma planta extremamente resistente, que se recupera bem e rápido, principalmente se logo após sacar do solo passar uma temporada com suas raízes acomodadas em areia grossa de rio sem peneirar. Very Happy

Em minha opinião, a melhor frente é a da foto numero dois. Eu cortaria o galhinho que está crescendo reto, conduzindo o novo ápice a partir do outro, que se bifurca. Very Happy

Apesar de ser uma planta que tem uma recuperação veloz, eu optaria por mante-la na areia, por um ou dois anos, até que estivesse plenamente apta a trabalhos mais promissores. Mas nada impede que continue onde está, desde que vc marque o período de envase e inicie a adubação 45 dias após. Very Happy

Com nova brotação, óbvio que esse primeiro galhinho nascendo no meio do caule terá que ser eliminado. Trabalhe pouco, nessa primeira fase, shari e jin, para que a planta não se ressinta muito. Em seguida à nova brotação, escolha logo os melhores e mais bem posicionados galhos, para formar uma estrutura adequada ao estilo, eliminando todo e qualquer outro galho inutil. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: