FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda radical em Kayzuka
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sáb Jun 02, 2007 2:51 pm    Assunto: Poda radical em Kayzuka Responder com citação

Caros amigos,

Tenho aqui 3 Kayzukas de 2,5m que foram feitas podas excessivas em seu tronco os tornando muito ralos, com poucos galhos e além de tudo longos.

Gostaria de saber se fizer uma poda de uns 30~40cm, eles brotarão o suficiente na parte inferior onde n tem galhos...

Estão em um balde com terra com barro, pouquíssima drenagem e raízes já bem desenvolvidas, será que fazendo essa poda radical, já posso replantá-los em solo mais drenante também? Areia?? 1/3 das raízes?? Agora nesta época seria o mais apropriado??

Cansei de perguntar, tomara que vcs n cansem de responder! Wink

Todos tem uns 5cm de tronco, e como não conheço bem coníferas peço socorro à vocês!

Grande abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 5:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabiano, creio que antes de efetuar uma poda radical, seria mais aconselhavel plantar suas mudas em uma bacia grande, bem ventilada por furos no fundo e na lateral, e contendo um substrato misto (matéria organica, tipo Plantax ou similar+pedrisco+caco de telha (ou tijolo). Esse "vaso" permitirá a voce estar aportando uma boa quantidade de adubo, tipo torta de mamona+farinha de osso, que irá favorecer a brotação que voce deseja, vez que ocorrerá por todo o caule, incluso no local pretendido. Very Happy

Claro que a adubação só poderá ser iniciada, no minimo, 30 dias após o replante. A melhor época é na primavera, considerando, claro, a condição climática da região que voce mora. Very Happy

Ao perceber que sua planta brota de maneira intensa e vigorosa, voce estabelece a altura pretendida e retira parte das acidulas (folhas) desde esse ponto até bem próximo de um palmo antes do apíce (mantenha mais ou menos um palmo de acídulas no final do galho apica principal). Dessa maneira, incidirá um aumento da brotação na parte mais baixa da planta. Lembre-se de que, ao fazê-lo, poderá ainda usar a mesma técnica com os galhos laterais: após escolher os que pretende manter, condicione-os com aramagem, que irá forçar, graças a um movimento sinuoso, nova brotação. Very Happy

As coniferas nem sempre respondem bem a uma poda radical, e perder uma planta, mesmo uma kayzuka, é algo bem ruim a meu ver. Essa espécie, quando bem trabalhada e conduzida, rende lindos bonsai. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 12:01 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Oi Nick

Pois é, estas mudas estão na loja, por isso estão com este substrato que lhe falei, em vasos fundos e estão prontos para jardim, mas estão muito pelados.

Mas acho que vou levar pra casa e conduzí-los como pré-bonsai. Para isso, seria muito mais fácil para mim, fazer tal poda de uns 40cm, vc acha isso muito arriscado? Para transplante de coníferas, a melhor época não é no inverno?

Nick, eu não entendi muito bem esse trecho:

"Ao perceber que sua planta brota de maneira intensa e vigorosa, voce estabelece a altura pretendida e retira parte das acidulas (folhas) desde esse ponto até bem próximo de um palmo antes do apíce (mantenha mais ou menos um palmo de acídulas no final do galho apica principal). Dessa maneira, incidirá um aumento da brotação na parte mais baixa da planta. Lembre-se de que, ao fazê-lo, poderá ainda usar a mesma técnica com os galhos laterais: após escolher os que pretende manter, condicione-os com aramagem, que irá forçar, graças a um movimento sinuoso, nova brotação." Embarassed

Tenho que tirar parte das folhas até meu pretendido ápice, ou tirar todas as folhas até os 2,5m, desde o ápice pretendido??Da mesma forma com os galhos laterais, é isso?

"As coniferas nem sempre respondem bem a uma poda radical, e perder uma planta, mesmo uma kayzuka, é algo bem ruim a meu ver. Essa espécie, quando bem trabalhada e conduzida, rende lindos bonsai."

Você tem razão, esses dias vi um Kayzuka do Tramujas aqui na loja de 40cm de altura, tronco triplo, parecia um bosque de verdade, por isso me animei com estes meus que estão debilitados e de difícil venda para jardinagem, então, ao invés de ter planta mais ou menos na loja, que é coisa que eu não aceito, vou conduzí-las à serem possíveis bonsai.

Obrigado pela ajuda e desculpe o excesso de perguntas, mas não gosto de fazer errado qdo tenho quem me ensine o certo! Wink

Grande abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 11:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabiano, o trecho que suscita sua dúvida diz respeito ao fato de que, se pretender formar um bonsai digamos de uns 30 a 50 cm de altura, deverá manter então um galho "de sacrificio". Esse galho é deixado crescer livremente, (geralmente usamos o galho ápice), e só o cortamos quando estivermos satisfeitos com a grossura do caule ou com a brotação nova, que irá formar os novos galhos do bonsai. Very Happy

Foi com referencia a esse galho apical, de sacrificio, que escrevi sugerindo a desfolha parcial, a ser feita então, se a sua intenção for um bonsai de uns 45 cm, desde o ponto final dessa metragem até aproximadamente um palmo, antes da parte final do galho de sacrificio. Very Happy

Espero que tenha entendido, mas se não, é só dizer, ok? Wink

Eis um bonsai lindamente trabalhado de junipero kaizuka:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Nick,

Então eu posso fazer a poda do restante da árvore e deixar apenas o tamanho do tronco com a altura desejada, e deixo um dos galhos, que será o ápice, como galho de sacrifício. Podo tbm as filiais laterais com poucas folhas junto ao tronco?

Bem, se for isso, entendi. Obrigado,

Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil