FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 1:09 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Pessoal,

Tenho uma pitangueira que já está em vaso de treinamento há 2 anos e resolvi fazer uma poda grande na copa.

Aí estão as fotos:

Antes da poda:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_4.jpg

Detalhe do tronco:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_5.jpg

Resultado da poda:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_6.jpg

Não acho que o resultado foi muito bom não, mas acredito que estou a caminho de um bom aprendizado.
Essa foi a primeira poda de definição de ramos que fiz e gostaria de saber da opinião de vocês.

Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 5:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fábio

Para que as fotos fiquem visiveis só tens que tirar os espaços entre o[img] e o endereço: e tambem no final [/img]

como tens ex:
[img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_6.jpg [/img]

agora sem os espaços


Gostei, mas parece-me ainda um pouco alta ( Rolling Eyes minha opinião,hein ) e penso que deves analisá-la prolongadamente para escolheres qual o estilo que pretendes para ela.
Assim podas a efectuar já fariam parte integrante da modulação pretendida.

Se ela fosse minha, dava um desbaste nesse matinho raso, cuidado para essas plantinhas não competirem com a arvore por alimento.

Cptos

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém mais pode me ajudar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Fábio !


Posso sim............Arame-a e retorça-a para conseguir uma melhor modelagem.........uma melhor compactação .....um melhor ângulo.
Se possivel, apareça no próximo sábado aqui em casa para trabalharmos ela juntos, ok ?
Tenho umas idéias para te passar, mas pessoalmente fica melhor. Adoro pitangueiras e tenho algumas feitas aqui comigo para você ver......

Um abraço,


Editado pela última vez por Cláudio C. Ratto em Dom Maio 01, 2005 9:37 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 9:37 pm    Assunto: pitangueira Responder com citação

Fala Fabio, eu concordo com o Castro ela ta muito alta se ela fosse minha eu cortava ela na bifurcação retirando o galho mais grosso isso ia dar um aspecto mais conico ao trnco e com certeza ela ira brotar mais galhos laterais podendo dar um lindo exemplar moyogi (vertical informal)com dimenções bem equilibradas com o tempo vc pode até conduzir a planta a um tamanho maior mas o principal vc ja vai ter feito que é o desenho do tronco, isso é um exemplo:wink: http://internetbonsaiclub.org/simpleboard/Itemid,58/func,view/id,11537/catid,7/
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Mago, nesse tópico que você postou o link, o Jason fez uma pergunta que me deixou curioso também... o tronco realmente parece branco demais, você também não acha?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2005 5:19 pm    Assunto: branco sim ! Responder com citação

Ué mas pitangueira tem o tronco branco mesmo e vai clareando mais com o tempo, a da foto tem 15 anos, não sei vcs mas eu uso uma calda sulfocalcica que barnqueia bem o tronco mas tem vez que eu me arrependo e demora mais de 4 meses pra sumir o esbranquicado.
Felipe eu não me esqueci de vc não talvez na terça de tempo de mandar pro correio as suas plantas é que meu serviço ta meio puxado to postando hj do trampo Crying or Very sad
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2005 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Outra coisa também, é que dependendo da qualidade da água há interferência neste sentido...........
Em lugares muito frio eles incorporam a água uma química para não congelar.......
Gostei muito do exemplar mostrado e fiquei imaginando o por que dele não estar com as folhas...............uma desfolha total talvez ?
Mas uma coisa que pude observar, é que por aqui a brotação sai mais avermelhada e na foto mostrada .....só vejo uma brotação esverdeada........????

Abraços,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2005 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Mago, mas nem tanto assim... realmente parece que ele usou calda...
Eu só não sabia que isso era comum. Curioso é que faz um tempo que eu venho reparando que em algumas fotos de revista a impressão é a mesma. Será o Flash? Eu já usei calda uma vez e de fato fica como uma pintura.
Outro ponto é esse que o Cláudio levantou... curioso também.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 4:48 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Claudio,

Obrigado pelas dicas. Também acho que a aramação é uma boa idéia, assim que puder farei isso.

Mago,

A idéia de podar o galho de cima é muito boa também, mas dá uma peninha de cortar aquele galho. Levou tanto tempo para engrossar, mas de fato será melhor podá-lo porque os galhos de baixo estão mais finos. Além disso, terei um tronco mais cõnico como vc disse. Obrigado!

Um abraço a todos,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 5:00 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Pessoal,

Na primeira vez que cliquei no link deu erro, mas agora consegui ver. Que linda pitangueira!!! Também quero uma dessas! heheheh...
Como é que se faz pra ela brotar tanto e formar tantos galhinhos retorcidos? E essa cor branca? Por que caíram todas as folhas? Não sabia que a pitangueira era caduca...

Abraços,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

fábio,

Editado pela última vez por Cláudio C. Ratto em Qua Maio 04, 2005 5:08 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Ao meu ver você só deve podar este galho depois de aramar o tronco, entende ?
Veja, depois que você retorcer, ou seja, dar sinuosidade ao tronco é que vai escolher os galhos que vão ficar.......... Está numa boa hora para isso !
Escolha o galho primário, secundário e assim sucessivamente e depois retire o que estiver desproporcional e a mais, ok ?

Um abraço,

PS: No próximo sábado vai haver um encontro aqui em casa. Todos irão trabalhar diversas peças..........e se você quiser está convidado, ok ?

Qualquer coisa me ligua. Tel. 2609-3325
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 1:00 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

OIFÁBIO !!!!!!!!!!
Queria muito ir na casa do Ratto amanhã, afinal estou com saudades das plantas dele e ia aproveitar para adqirir algumas, porém aconteceu um pequeno acidente, levei uma queda e fraturei o rádio(não posso ouvir músicas por 40 dias). E foi logo o braço direito, nem dirigir estou podendo.
Curta bastante e depois me telefona.
Beijocas
Angela Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 1:39 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Ratto, meu amiguinho !!!!!!!!!!!!
Esta época podemos desfolhar pitangueira ?????????
Possuo uma bem pequenina, tipo vassoura, que você deve ter visto lá em casa.
Preciso desta orientação.
Smakão
Angela Laughing Laughing Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil