Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 6:16 pm Assunto: Mais uma nativa para identificar |
|
|
Olá Pessoal,
Essa é uma planta originada a partir de algumas sementes que coletei no mato. Pelas informações que tive do pessoal da região, trata-se de uma "pitanga preta" ou "pitanga do mato".
Gostaria de saber se alguém poderia confirmar ou acrescentar mais alguma informação.
1. Vista geral do pré-bonsai
2. Detalhes dos frutos
3. Idéia do tamanho dos frutos e folhas
4. Um detalhe da textura do tronco
d
Abraços,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 7:17 pm Assunto: grumixama |
|
|
Eugenia brasiliense vulgo grumixama (mas não sabia que tinha no nordeste) meu essa fruta é uma delicia! tem um amigo meu que tem um bonsai dessa especie mas as frutas da variedade dele são amarelas (mais comun em são paulo) beleza em sergivaldo vc deve ser um dos mais expert em bonsai de plantas nativas do brasil  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 9:01 pm Assunto: |
|
|
Fala Sergivaldo...
O Mago falou, tá falado.
Olha só, tenho algumas pequenas mudas (3 anos) de Pitanga Negra. As folhas são mais gordinhas como as da Pitanga comum e o fruto é idêntico, entretanto, negro.
Mago, eu lembro de ter visto uma foto em algum livro, aonde os frutos da Grumixama eram bem maiores... ??
Bem, só sei que achei linda a frutificação.
[]'s _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 9:35 pm Assunto: zapa |
|
|
Zapalla eu tava comendo(guardei as sementes é claro) grumixama na quinta feira e tambem notei que algumas eram bem maiores e como tenho mania de perguntar perguntei pra dona das plantas e ela disse: Olha meu filho essa que vc ta comendo são de arvores plantadas no chão é claro que no vaso elas ficam menores, eu fiquei meio envergonhado pois ela não faz bonsai e lembrou disso antes de min, mas fazer o que eu sou de carne e osso né. Tem um pé de grumixama ja com idade avançada na flora e talvez eu compre mas antes preciso de mais espaço em casa pois ta bravo no jardim não cabe mais nada, eu tava até pensando em me especializar em certas espécies e me livrar da demais mas tenho que pensar direito nisso  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 10:41 pm Assunto: |
|
|
Mago,
Entendo, mas menores à esse ponto?
Eu se fosse você nem pensava 2 vezes em comprar...
Começa a fazer 2 andares nas suas prateleiras... isso se já não tiverem.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 12:22 am Assunto: Re: grumixama |
|
|
mago_encolhedor_de_planta escreveu: | Eugenia brasiliense vulgo grumixama (mas não sabia que tinha no nordeste) meu essa fruta é uma delicia! tem um amigo meu que tem um bonsai dessa especie mas as frutas da variedade dele são amarelas (mais comun em são paulo) beleza em sergivaldo vc deve ser um dos mais expert em bonsai de plantas nativas do brasil  |
Olá Mago,
Amigo, você agora me deixou na dúvida.
Há alguns meses recebi de um amigo algumas sementes de Eugenia brasiliensis (Grumixama). Plantei-as e dez germinaram. Ocorre que a coloração das folhas é bastante diferente (meio prateada quando novas!!!) e o caule tem um crescimento mais acentuado que essa minha.
Uma certeza eu tenho: as duas não são a mesma espécie. Então? resolvi um problema e me apareceu outro...
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 5:00 pm Assunto: como eu tinha dito |
|
|
Sergivaldo meu amigo eu acho que não lhe disse mas existem 3 espécies de grumixama a vermelha a amarela e a roxa quase preta tem as folhas e o caule com pequenas diferenças mas são irmãs entre elas! _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 5:46 pm Assunto: Re: como eu tinha dito |
|
|
mago_encolhedor_de_planta escreveu: | Sergivaldo meu amigo eu acho que não lhe disse mas existem 3 espécies de grumixama a vermelha a amarela e a roxa quase preta tem as folhas e o caule com pequenas diferenças mas são irmãs entre elas! |
Grande Mago,
Ufa, cara!! Pensei que tinha arrumado outro problema prá ser resolvido...
Acredito que essas dez que plantei devam ser vermelhas. Como já tenho a que produz frutos quase pretos (roxas), então só me faltam as amarelas. Seria possível conseguir sementes com esse seu amigo?? Ficarei eternamente agradecido.
Valeu pela grande ajuda: OBRIGADO!!!!
Abraços,
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2005 10:47 am Assunto: |
|
|
Caro Sergivaldo,das variedades que vc já tem é possível me conseguir umas sementes?
Om grande abraço _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2005 11:43 am Assunto: |
|
|
Leo escreveu: | Caro Sergivaldo,das variedades que vc já tem é possível me conseguir umas sementes?
Om grande abraço |
Grande Léo, há quanto tempo!!!!
Meu amigo, estamos iniciando o período de floração e/ou frutificação de várias espécies nativas. No momento, estou com essa aí com frutinhos bem pequenos, creio que a até o final do mês já vai dar para ter alguma coisa.
Também ainda tenho um pouco de sementes de pau-mulato que sobraram da minha última safra .
Mutha? o pé está todo florido.
Camboim: alguns frutinhos já começaram a aparecer.
Me manda teu endereço através de MP que, assim que tiver uma quantidade razoável, te enviarei.
Essas que falei são das plantas que tenho em casa (bonsai e pré). Na natureza, devo estar indo dar uma olhada no início de junho.
Um abração,
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2005 8:05 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo, se você for fotografar as plantas em frutos, poderia me manda algumas fotos por eMail?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 9:37 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, trabalho maravilhoso o seu. Ir buscar, catalogar, perguntar, pesquisar, coletar e, principalmente, informar. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 12:02 pm Assunto: Grumixama |
|
|
OI MIGUINHO !!!!!!!!!!!
Eu provei esta fruta naquela outra casa que você morava. Lembra ??? Duas semanas atrás, antes de quebrar a asa portanto, fui no Sítio Carvalho, loja de plantas daqui e lá tem um pé enorme de grumixama e estava bem carregado de frutas, iguais as suas. Encomendei umas mudas, o vendedor disse ser muito difícil, mas que ia tentar. A frutinha é pretinha, quase roxa e deliciosa.
Angela |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 09, 2005 9:06 am Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Sergivaldo, se você for fotografar as plantas em frutos, poderia me manda algumas fotos por eMail?
Abração |
Olá Felipe!!!
Claro que sim, meu amigo!!!
Estou momentaneamente fora de casa mas, a partir de quarta-feira estarei de volta aí então irei fotografar as plantas que estiverem frutificando + algumas do meu arquivo, ok?
Um abração,
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 12:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado Sergivaldo.
Sem pressa, fico aguardando.
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|