FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Juníperos complicados
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 8:30 pm    Assunto: Juníperos complicados Responder com citação

Olha só gente ! Tenho dois Juníperos, um deles é da espécie rígida o outro eu ñ sei ao certo mas parece um shimpaku.Bom, tenho a declarar que ja perdi um shimpaku talvez por excesso de rega.Tentei tudo que me diceram mas o bichinho sucumbiu mesmo. Agora adquiri um outro que parece shimpaku só que ja estava mais desenvolvido que o anterior.Ele estava bem,eu apenas o aramei e acrecentei mais um pouco de terra vegetal pq ja estava ficando com as raízes espostas.Até aí tudo bem ele estava verdinho.Agora qdo começou uma onda de frio mais intenso aqui no Rio, passei a ter mais cuidado com ele.Bom outro dia deixei-o tomar sol de manhã, mas mesmo assim estava entre sombras de uma árvore.Só que passou a noite no sereno e no dia sequinte reparei que ja estava diferente ,parece que havia sentido o frio da noite e se resentiu com isso. O outro , o rígida, eu o conservo no meio dos outros vasos num lugar que bate sol mas é ao mesmo tempo bem húmido.Este está ótimo, todo verdinho, parece até gostar da humidade e o substrato esta coberto por asfágno sempre bem húmido, por isso rego-o pouco.Agora o outro que ficou no sereno parece que ta maus.Apesar de te-lo regado mais,esta resecado e com muitas agulhas secas.Bem esse , eu juntei um pouco de osmocote à terra vegetal.O conjunto parecia drenar bem, pois só na pulverizasão d'água ja vazava pelos furos, mas deu pra notar que ele sentiu mto a mudança de local.Os shimpakus são tão sensíveis assim mesmo ? ou estou fazendo algo errado ? Ele tá meio murcho e com bastante agulhas secas sera que vou perde-lo tb?

Esse é o dito infeliz,tô achando ele sem viço resecado, ta esquizito.Vejam só...
[img] [/img][/img]
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!


Editado pela última vez por Sergio M.M. Torres em Sáb Jun 09, 2007 7:48 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 9:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Que tal postar umas fotos de suas plantas, para que possamos apreciar e opinar com mais certeza? Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Ok ,Então, este é o Junípero rígida que tabom

[img][img=http://img201.imageshack.us/img201/7299/imgp0009bs5.th.jpg][/img]
Bem,..o outro só amanhã pq tô caindo de sono.
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 7:38 am    Assunto: Responder com citação

Sergio, aqui no sul quando começa o frio algumas agulhas ficam secas, eu as retiro com os dedos, tenho vários juniperos, todos a céu aberto e posso afirmar que são muuuiiiitttoooo resistentes, pegam sol, chuva, sereno e geada, isso mesmo, geada, temperaturas de -4°. Todos suportam tudo isso. Bom, você diz ".Bom outro dia deixei-o tomar sol de manhã, " isso quer dizer que não é sempre que ele toma sol?? Os juniperos adoram sol, deixa ele onde pegue mais sol possível.
"Agora o outro que ficou no sereno parece que ta maus.Apesar de te-lo regado mais,esta resecado e com muitas agulhas secas." Amigo, no inverno tem que diminuir a rega e não aumentar. Posta a foto dele pra uma melhor avaliação.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 9:29 am    Assunto: Responder com citação

A planta da foto eu conheço como juniperus horizontalis, ou também thuia jacaré.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 7:57 pm    Assunto: Juníperos complicados Responder com citação

Alô Júnior, valeu a ajuda.Alias é lógico que o Sul com seu clima frio é lugar dos pinheiros,Juníperos e asemelhados,burrice minha né.Mas ñ sei cara não estou tendo sorte com eles.Como ficam com as agulhas secas, fico nervoso e achando que eles estão com sede entende, daí acabo molhando.
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio,
realmente a planta da foto é um junipeurs horizontalis, que o pessoal chama de tuia jacaré (aliás é ótimo para o estilo Kengai). As coníferas, em geral, gostam de pelo menos 6hs. de sol direto, talves ela esteja sentindo justamente de falta de iluminação. faça o seguinte:
regue o vaso apenas quando a superfície estiver seca e deixe tomando sol pela manhã até as 10hs e na parte da tarde, após as 16hs.

acho que ela deve se recuperar!

Um grande abraço e


Té mais...
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 1:28 am    Assunto: Responder com citação

Paulo Henrique de S. Garc escreveu:
Sergio,
realmente a planta da foto é um junipeurs horizontalis, que o pessoal chama de tuia jacaré (aliás é ótimo para o estilo Kengai). As coníferas, em geral, gostam de pelo menos 6hs. de sol direto, talves ela esteja sentindo justamente de falta de iluminação. faça o seguinte:
regue o vaso apenas quando a superfície estiver seca e deixe tomando sol pela manhã até as 10hs e na parte da tarde, após as 16hs.

acho que ela deve se recuperar!

Um grande abraço e


Té mais...
Citação:
realmente a planta da foto é um junipeurs horizontalis, que o pessoal chama de tuia jacaré (aliás é ótimo para o estilo Kengai).Desculpe discordar,mas a Tuia Jacaré ou juniperos rígida,é a que esta bem.A outra maior que esta secando é de outro tipo,suas agulhas são diferentes.Qto ao sol pode ser.Como não estamos no verão,tudo bem.Aqui no Rio no verão temos temperaturas de mais de 70º ao sol.Foi isso que matou o meu shimpaku,um dia de sol e uma rega à tarde e ele morreu.Mas valeu as dicas obrigado !

_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 8:07 am    Assunto: Responder com citação

O outro é um juniperus squamata 'Blue Star'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio,

O Murilo tem razão, o "junípero" que está enfraquecido , é uma Thuia Azul ou Thuia Boulevard, e o que está bem é realmente uma Thuia Jacaré(Juníperos Horizontales), ambos gostam de bastante sol principalmente na parte da manhã e o jacaré realmente gosta de locais úmidos. A má notícia é que geralmente quando a Thuia Azul começa a secar é difícil recuperar, mas siga os conselhos dados, coloque-o ao sol pela manhã e à tarde e retire-o do vento forte. Espero que tenha sorte.
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2007 12:50 am    Assunto: Responder com citação

murilo escreveu:
O outro é um juniperus squamata 'Blue Star'.


Cada nomezinho heim ? Mas é isso mesmo, ele é meio azulado.Pena é que tá tão bem formadinho né ? Outra coisa é que o substrato esta duro formando aquele montinho característico de bonsais que tem o nebari à vista.Mas apesar disso, ñ esta impermeável,ao contrário,qdo se rega a água é logo absorvida.Bem gente agradeço a todas as mensagens e dicas que vcs me deram.Vou fazer o que me disseram qto ao sol e a rega.Agora vou tentar mais uma coisa,vou trocar o substrato e aproveitar pra ver como estão as raizes.Talvez uma podazinha e afofando o substrato, quem sabe.Grande abraço à todos.
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil