Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 02, 2005 7:38 pm Assunto: Praga em murta |
|
|
Pessoal,
Minha murta está com uma praga que não sei identificar nem como combater, mas acredito que vocês saberão com certa facilidade.
Aí está uma foto dela.
[img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_3.jpg [/img]
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 12:59 am Assunto: |
|
|
Olá Fábio,
Pela foto, trata-se de cochonilhas de carapaças. Se existirem poucas cochonilhas em sua planta, retire-as com um cotonete embebido em álcool. No caso de uma maior infestação, pulverize com óleo emulsivo (vegetal ou mineral), repetindo a operação após cinco dias.
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 12:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado!
O mesmo procedimento vale para pulgões? Sabe, tenho uma plantinha carnívora que está sendo atacada e já apliquei calda de fumo, mas não resolve...
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 1:11 pm Assunto: |
|
|
Fábio escreveu: | Obrigado!
O mesmo procedimento vale para pulgões? Sabe, tenho uma plantinha carnívora que está sendo atacada e já apliquei calda de fumo, mas não resolve...
Abraço!
Fábio |
OLá Fábio,
Com a calda de fumo + sabão deveria funcionar. Os pulgões, quando não são muitos, dá também para se fazer uma catação manual e despois aplica-se essa solução, repetindo-se a aplicação três dias após, até a completa eliminação dos insetos.
Outra maneira de eliminá-los é através de inseticidas. Um dos mais conhecidos por nós, bonsaístas, é o Dimmy Pronto.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 1:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado mais uma vez!
Fábio |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 8:17 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Utilizei o álcool e consegui tirar as cochonilhas com sucesso! O problema é que acabei descobrindo umas formiguinhas também. Vocês sabem como devo proceder para me livrar das formigas pequenas?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 5:43 pm Assunto: |
|
|
as formigas e as cochonilhas andam sempre juntas, pois as cochonilhas soltam um líquido açucarado, proveniente da contínua sucção de seiva da planta (é um inseto sugador), daí as formigas protegem as cochonilhas, aproveitando para "comer" esse líquido açucarado (chamado de HONEY DEW) acredito que vc tem q tentar isolar a planta das formigas, pois elas vao sempre trazer mais cochonilhas. O mesmo ocorre com os pulgões, que também soltam esse líquido açucarado.
espero ter ajudado
Abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 5:51 pm Assunto: |
|
|
Doolombo, sempre pensei que só os pulgões tivessem esta característica de excrementos açucarados para as formigas. Para mim é uma novidade.
Quanto as coxonilhas de carapaça se não forem tiradas como o Sergivaldo apontou, muitas vezes somente com um inseticida sistêmico pois sua carapaça proteje-a dos outros insenticidas na maioria das vezes. Por isso tem o nome de "carapaça". _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Abr 08, 2005 12:42 pm Assunto: |
|
|
Para coxonilhas de carapaça tenho usado o " Brilha Folha ", produto da DIMY, com sucesso, mesmo em infestações mais sérias.
É um óleo vegetal, e eu uso na diluição recomendada pelo fabricante.
[ ]s
Durval |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2005 8:43 pm Assunto: |
|
|
Obrigado mais uma vez!
Estou aprendendo muito com vcs!