Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
acgfilho
|
Enviada: Dom Maio 24, 2009 9:12 am Assunto: Flamboyant 12 anos - Por onde começar?? |
|
|
Bom dia a todos,
gostaria de uma ajuda de vocês com relação a esse flamboyant de 12 anos. Plantei da semente e desde então ele vem me acompanhando por todos os lugares em que me mudei. Fiquei um bom tempo sem dá atenção e agora estou querendo definir um estilo pra ele ou pelo menos ter um caminho a seguir. Seguem algumas fotos dele (clique nas fotos pra ampliar):
Obrigado pela ajuda...
Armando. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 24, 2009 10:32 am Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Armando, acho o flamboyant uma planta muito difícil de se trabalhar.
Já tive e dei de presente por um motivo apenas....não se consegue diminuir as folhas, acho que fica muito desproporcional. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Maio 24, 2009 11:06 am Assunto: |
|
|
É difícil mesmo mais é recompensador um bonsai de Flamboyant. Já está com ele tanto tempo então é maravilhoso continuar o trabalho. Eu podaria ele e tentaria aramar os galhos para dar um leve movimento. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Dom Maio 24, 2009 11:36 am Assunto: |
|
|
Angela, tem razão... É realmente uma planta muito difícil de trabalhar. Mas já ví trabalhos lindos, inclusive aqui no forum... Sei que a aramação não funciona muito bem com ele. O pessoal usa mais a tração dos galhos para baixo de forma a incentivar a brotação (me corrijam se estiver errado!!!)
Marcos, por ter ele a tanto tempo fico com medo de fazer uma poda mais severa e acabar perdendo a planta. Será que eu poderia esperar até e final do inverno e fazer uma poda drástica?? Não estou gostando muito daquele "calombo" em cima do tronco...
Abraço a todos,
Armando. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 6:49 pm Assunto: |
|
|
Faça isso no início de setembro uma poda e elimine aquele calombo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 9:57 pm Assunto: |
|
|
Blz então Marcos... Obrigado pela dica. Acho que vou podar nessa altura, correto??
 |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 11:41 pm Assunto: |
|
|
acgfilho,
vendo pelo lado positivo, acho que sua planta tem a vantagem de ter uma base relativamente boa (tronco) qual a espessura??
Essa altura acho que seria a ideal!!
Mudando de assunto, moramos na mesma cidade, eu não conheço ninguem que pratique a arte aqui!! voce conhece?? vamos começar a
reunir os praticantes de Aracaju, creio que a troca de conhecimento é fundamental, que acha??
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 8:14 am Assunto: |
|
|
Diga Andrei,
cara, outro dia tava pensando justamente nisso... Também não conheço ninguém que pratique... É uma ótima ideia!!! Qualquer coisa, tamos aí...
Abç,
Armando. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 3:43 pm Assunto: |
|
|
Armando!
O Flamboyant tem a facilidade de rebrotar facilmente. Assim, não tenha medo de podar na altura que vc quiser.
Como o Andrei disse, vc tem uma planta com um tronco legal.
Eu podaria logo acima da bifurcação, tirando o tronco do meio (acho que está morto) e deixando uns 5 cm de toco em cada galho.
Se o tronco do meio não estiver morto, vá cortando até achar casca viva.
Isso na época em que am plantas começar a inciar seu período ativo.
Aqui, é no final do inverno.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 8:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Contrariamente ao que se apregoa, o flamboyant aceita bem a aramação, desde que o arame fique levemente solto, sem comprometer o galho. Tem que ficar atento, e retirar e recolocar, evitando postar sobre o mesmo local. O movimento do galho deverá ser gradativo, mais ainda que se fosse em uma azalea.
O corte sugerido pelo Elio é o melhor, na minha opinião. Replante em uma bacia grande, de plastico, bem perfurada na lateral e no fundo, onde poderá dispor as raizes o mais radialmente possivel. Um grande atrativo dessa planta, a meu ver, está justamente nas raízes, e não, como se costuma falar, na estrutura aerea.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 8:46 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pela ajuda. Acho que já tenho uma idéia do que fazer com ela. Vou seguir a idéia do Elio. Depois posto mais fotos do desenvolvimento dela.
Valeu mesmo !!! |
|
|
 |
|