|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:21 pm Assunto: meu primeiro pré-mame |
|
|
Olá amigos aí vai mais uma plantinha minha que acho que tem um bom potencial, é o primeiro pré-mame de um iniciante, portanto todo comentário é um aprendizado.
É uma Nana que tenho a 3 anos, era apenas um gravetinho, ainda está fininha mas bastante saldável, está na mamadeira para engordar o nebari venho conduzindo esta plantinha com muito cuidado pois me informaram que não aceita grandes interveções sendo muito frágil.
Pretendo colocá-la em um vaso retangular mame daqui a alguns anos.
Se alguém puder fazer uma projeção ficaria grato.
Frente
Costas
Obrigado,
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo,
Desculpe-me, mas sua planta não é uma nana. É um shimpaku, ou mais comumente conhecido por junipero sinensis ou chinês. É uma ótima planta para se trabalhar, vez que "aguenta" um "tranco" bem maior que a nana, não requendo tantos cuidados para sua sobrevivência.
Em primeiro lugar, vez que sua planta tem tres anos de cultivo, segundo voce informa, poderá estar iniciando agora a aramagem do caule, visando dar-lhe um movimento mais sinuoso, que criará uma finalização mais bonita que o caule ora mostrado.
Mesmo considerando que voce pretende fazer apenas um mame, pode tambem escolher algumas das ramas e arama-las, para acompanhar e harmonizar com o movimento do caule. Uma boa possibilidade é criar, após a retirada do arame, um shari desde a base até um dos galhinhos, que seja retorcido, como se fosse algo natural. Isso deve ser feito de forma gradativa, retirando um pedaço de casca de cada vez, e nunca pelando o caule todo a um só tempo, ok?
Sua planta tem um futuro promissor. Agora é por mãos a obra e formar um lindo mame de junipero shimpaku.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 8:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Nick, deculpe a minha ignorância mais iniciante é asim mesmo, eu jurava que se tratava de uma nana, menos mau em ser um shimpaaku.
Ainda mais que ja está a 3 anos em minha região e suportando bem o tempo quente...muito quente, coisa que achava que os shimpaku não resistiam.
Me resta em pensar num movimento para dar ao tronco agora, se algum amigo puder sugerir algo ficaria grato.
quanto ao shari vamos esperar mais uma engordada na mamadeira para só depois pensar discutir as possibilidades.
Devagar e sempre.
Muito obrigado pela ajuda Nick
Abraço
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 14, 2007 10:41 pm Assunto: |
|
|
Oi Leonardo
Concordo com o amigo nicky, você já pode aramar os galhos que serão necessários para formação do estilo desejado, deixando um galho de sacrifícil crescer livremente para ajudar no engrossamento do tronco
Parabéns pela saúde deste exemplar!!!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 6:36 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Já tratei de dar um movimento ao tronco, não foi fácil dar a envergadura desejada do tronco, foi necessária muita força e fiquei com medo de quebra-lo. Tentarei postar uma foto para os amigos visualizarem e opinarem.
Obrigado _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 11:41 pm Assunto: Atualização |
|
|
Conto com a opinião dos amigos.
Foto atual
 _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 10:30 am Assunto: |
|
|
Muito bonito seu shimpaku, eu apenas retiraria um pouco das agulhas para aparecerem mais os galhos.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 11:36 am Assunto: melhor |
|
|
Leonardo, Boa noticia!!! O shinpaku tolera melhor o calor!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|