FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes Falsas?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lbmaker



Registrado: 11/08/06
Mensagens: 85
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 8:47 pm    Assunto: Sementes Falsas? Responder com citação

Há uns 9 meses comprei no mercado livre sementes de Acer Rubrum, vieram 38 sementes iguais as sementes de Acer que se vê por ai, segui o manual de germinação que veio junto com as sementes e das 38 após quase 3 meses germinaram apenas 3, resultado:





Mostrei a varios amigos bonsaistas e alguns me deram certeza que não é Acer isto, gostaria de saber se alguem ja comprou estas sementes e se obteve o mesmo resultado que o meu, e gostaria tambem de saber se da para identificar esta especie.

Até mais.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Maeda



Registrado: 15/10/06
Mensagens: 55
Localização: Jarinu - SP

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ibmaker.

Essa plantinha está muito parecida com a grevílea-anã Grevillea banksii . Eu a tenho aqui em casa, mas já é adulta e é muito bonita.

É apenas um palpite, uma vez que a planta ainda está bem pequena.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

olá, creio que deveria dizer o nome do usuario do mercado livre para alertar as pessoas pra que não cairem no golpe ok...
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
lbmaker



Registrado: 11/08/06
Mensagens: 85
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

A primeira vista tambem axei que era a grevílea-anã, agora é esperar chescer pra ver.....

Quanto ao vendedor não sei qual é, há no momento algem la vendendo sementes de Acer Rubrum, mais não posso afirmar se é ele, se for é uma pena porque ele está vendendo sementes de uma planta que me interessou muito la, uma que segundo o vendedor tem folhas em formato de coração e que quando florifica perde as folhas e fica tomada pelas flores rosas parecida com uma primavera.

Até mais...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Mensagens: 245
Localização: Santo Andre, SP

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigo,
Entao, acredito que o que possa ter ocorrido tambem eh que como estamos no outono (periodo de grande dispersao de sementes), a semente dessa planta tenha vindo com o vento e germinado nos seus potes. Com certeza nao se trata de Acer.
_________________
Go Green Growing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 4:29 pm    Assunto: Germinação de Acer Responder com citação

Poderiam me informar como quebrar a dormência dos Acer??

Edmilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lbmaker



Registrado: 11/08/06
Mensagens: 85
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Há uma ótima matéria Aqui
Explica muito bem e tem fotos do processo.

Atualmente comprei sementes de Eastern Redbud, pois gostei da floração da planta e a vendedora me mandou o seguinte "manual de germinação":

Citação:

PRIMEIRO PASSO:

Escarificação:
Deixe de molho as sementes na água quente(não fervente) durante 24 a 36 horas, até que as sementes fiquem embebidas pela água. Caso isso não ocorra, repita o processo ou siga a observação abaixo.
Observação: se o tratamento com água quente não permitir que as sementes fiquem embebidas de água (nitidamente úmidas), será necessário que você dê uma “raladinha” em alguma parte do grão da semente ou corte delicadamente alguma parte da face dela para que a água possa penetrar na semente e fazê-la ficar úmida.


SEGUNDO PASSO:

Estratificação:
Coloque as sementes em um saco Zip (use o que foi fornecido na compra das sementes) e leve ao refrigerador (não freezer) para que elas atinjam a dormência necessária de 60 dias.
Após decorrer este período de 60 dias, elas estarão prontas para a fase final de semeadura e germinação.


ÚLTIMO PASSO:

Semeadura:
Após o período de estratificação, as sementes agora podem ser semeadas diretamente no solo ou em vasos, de acordo com sua preferência.
Coloque suas sementes em cerca de 6mm de profundidade da terra (cera de 1/4“) de seu jardim ou vaso, cubra delicadamente com a terra e por fim uma camada de serragem ou cascas de pinheiros bem fininhas fazendo um tipo de “colchão” sobre as sementes.
Após germinarem suas sementes, retire essa camada de serragem ou cascas de pinheiros e deixe-a crescer normalmente.
Caso você faça opção de ter um bonsai, você deverá colocar em pequenos vasos e seguir orientações normais de como se fazer um bonsai, adquirindo literaturas específicas para bonsais, caso você seja um principiante nessa arte.


Se parece muito com o processo de plantio das sementes do acer, pode dar certo tambem.

Vou fazer um teste, usando este método que ela me mandou, o citado mais acima aki do forum e o metodo de plantio normal, e posto a taxa de germinação (se germinar hehe)...

Até mais.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 7:17 pm    Assunto: ???? Responder com citação

Qual a especie de acer voce adquiriu??

Abraço

Edmilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil