|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 1:55 am Assunto: Estaquia - bolor |
|
|
Estou tentando fazer mudas de resedá, caliandra rosa e vermelha por estaquia. Deixei um dia no enraizador, depois as plantei em areia misturada com um pouco de terra. Acontece que uma semana depois, começou a chover sem parar e faz 6 dias que chove torrencialmente.
A umidade esta terrivel e todas as estacas estao começando a criar bolor .
isso é um problema?
tem algo que eu posso fazer ou perdi todas as mais de 50 estacas que fiz? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 7:35 am Assunto: |
|
|
Fabiana, quando faço estaquias, geralmente coloco em um lugar que eu mesmo possa controlar as regas, acho q o certo seria vc retira-las do lugar onde estão e acomodar em uma varanda ou algo parecido, onde pegue claridade do sol indiretamente. Comentei com vc em outro tópico que havia feito umas estacas de resedá da grossura de um copo de massa de tomate, lembra? estão todas verdinhas...quando enrraizarem posto as fotos.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 4:42 pm Assunto: |
|
|
Não se apavore Fabiana!
Ainda não perdeste nenhuma das estacas, felizmente. Este bolor externo nas estacas não deverão prejudicar. Apenas controle para que não fiquem em lugar encharcado por vários dias seguidos. Como foi estaquiado em areia, com pouca terra, assim que parar a chuva as coisas se acomodam.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:14 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
Outra coisa a ser levado em conta é a época que você fez as estacas, não é das mais propícias, principalmente para o resedá que é uma caduca e nesta época derruba folha e dá uma parada, principalmente aí no Sul onde o clima é um pouco mais frio. Se não tiver hésito não desanime, refaça usas estacas no início da primavera, ou até mesmo logo que começar esquentar. O resedá pega muito bem por estaca, até mesmo estacas grossas. A dica do Junior também e muito boa. Quando fizer estacas procure colocar num local onde você possa controlar as regas. Solo constantemente enxarcado pode provocar podridão e dificultar a emissão de raízes. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:39 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
nunca tive problemas com estaquias de diversos tipos de plantas de folhas caducas e sempre as faço no inverno.
Em locais de clima mais seco as estacas perdem líquido se forem feitas muito tempo antes do período vegetativo (a primavera) e então tem menores chances de pegar. No nosso caso, no RS as estacas se conservam bem hidratadas, mesmo sendo feitas em pleno inverno e brotarão, já enraizadas na primavera.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:55 pm Assunto: |
|
|
Eu também faço geralmente no inverno, assim como a poda de raizes, acho menos stressante a planta e quando chega a primavera elas ja dispoem de raizes para se alimentarem e crescer. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 8:40 am Assunto: |
|
|
Caros colegas,
Acho que a experiência de cada um confere habilidades para que burlemos certas regras, mas creio que temos que deixar claro para quem esta começando que via de regra cada coisa tem seu tempo (ou não ?). A revista bonsai pasion em seus últimos números traz um estrudo muito interessante sobre transplante. E bate justamente nesta questão. Que o índice de sucesso nos transplantes e nos processos de reprodução esta diretamente relacionado com a época em que realizamos. Assim o que eu tentei passar para a Fabiana foi justamente esta noção. Ao mesnos na teoria é um contracenso a reprodução de plantas caducas no inverno, não que não possa, ou que não dê certo, mas o índice de sucesso pode ser questionado. Mas, volto a afirmar o que disse no começo, a experiência de cada um gabarita o cultivador a ignorar certas regras, porém não podemos ignorar que elas existam e tem fundamento, é preciso separar o que a experiência pessoal da regra. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 10:26 am Assunto: |
|
|
É verdadeiro o seu comentário Wilson, as vezes acontece de encontrar-mos uma planta cortada em um jardim por exemplo, ai não temos como esperar o tempo certo, só quis dizer a Fabiana que funciona mesmo no inverno, talvez não tenha o mesmo sucesso que teria fazendo "na época certa", mas funciona.  _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 11:59 am Assunto: |
|
|
Alô amigos,
este debate está legal por levantar questões muito importantes, cada um trazendo teorias, experiências, práticas, enfim, tentando ajudar a formar uma opinião.
Qualquer estaca leva de 15 a 30 dias para formar o "calo" antes de iniciar o processo de enraizamento. Se ela for feita após a quebra da dormência, vai colocar brotos bem antes do que as raízes e terá maior dificuldade em abastecer os brotos com umidade suficiente. Qualquer ambiente seco ou quente fará com que os brotos murchem e sequem por falta de umidade e a estaca será perdida.
Outra coisa é adaptar cada situação ao seu microclima. Quanto mais às diferenças gritantes de clima deste país, ou de outros países. Aqui no sul, diferenças de altitudes fazem com que a quebra de dormência ocorra de 20 a 30 dias antes ou depois em localidades a menos de 10 km de distancia.
A prática de cada um, em seu habitat, deverá expressar o melhor momento para cada tipo de manejo.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 11:41 pm Assunto: |
|
|
Jr, lembro sim do seu comentario, foi ele que me instigou a fazer as estaquias. Na verdade as estacas estão em uma varanda. O problema é que a chuva é tanta que ela esta alagando e como são muitas estacas nao tenho como suspender todas. Mas hj a chuva ja deu uma tregua entao fiquei mais tranquila. Obrigado pelas dicas.
Élio suas palavras me acalmaram, até porque é a primeira vez que faço estacas no inverno. E as que fiz no verão foram um desastre total. Morreu tudo, a unica coisa que consegui fazer foi uma estaquia de ficus de aceroleira eu até ja desisti, fiz um monte e nenhuma pegou, agora fiz um alporque, mas com essa chuva toda nao sei como esta. Obrigado. Sua esperiencia é muito importante para nós que somos iniciantes.
Abraços
Wilson, realmente eu imaginei que a época nao era das melhores mas nao consegui me conter..hehehe e como sou terrivelmente teimosa, se essas nao pegarem eu vou fazer outras 50 (fiz 50 essa vez) até que uma pegue...hehehe
Abraço  |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
É isso ai Fabiana, desistir jamais....  _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
lbmaker
Registrado: 11/08/06 Mensagens: 85 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 9:28 am Assunto: |
|
|
Esta acontecendo este mesmo problema comigo, uma especie de fungo, mofo ou bolor esta atacando as estacas, eu plantei elas em areia pura em uma mini estufa de garrafa pet, quando fui ver 3 dias depois estavas todas mofadas, dai retirei a parte de cima e deixei ao ar livre.
Eu achava que esta mini estufa ajudaria ja emição de novas raizes, mais como está mofando as estacas decidi retirar.
Até mais.... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 6:42 pm Assunto: |
|
|
lbmaker, sabe que isso tbem aconteceu comigo quando usei essas mini estufas. Só que isso aconteceu no final do verão. Me assustei porque estavam mofando as estacas e fiz o mesmo que vc, deixei as estacas ao ar livre e nunca mais usei estufas.
Mas nao sei se isso é normal, tomara que um dos amigos mais esperientes nos digam algo
Abraço |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Jun 17, 2007 9:35 pm Assunto: |
|
|
Como vai Fabiana.
Estou tentando estaquia de fícus, e aqui na Paraíba está um clima bastante úmido, acho que isso ajuda.... Não estou nem utilizando enraizador!!!
É mais um experimento mesmo.
Em seguida usarei o hormônio para comparação.
Mas qual a solução enraizante que você está utilizando?
Abraços e sucesso... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 1:11 pm Assunto: |
|
|
Franz, na verdade meu enraizador nao é uma brastemp, mas funciona, é a base de sais inorganicos de sódio, ferro, manganes, magnésio, zinco e amonia.
Antes de usar ele plantei umas roseiras e metade enraizaram, agora plantei outras estacas de roseira e mais ou menos 90% enraizaram.  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|