FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"Bonsai" de azaléia
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 7:49 pm    Assunto: "Bonsai" de azaléia Responder com citação

Olá,

Desculpe estar chateando, mas são as dúvidas de um iniciante na arte...

Tenho esse exemplar de azaléia e estou começando a trabalhar nele.

Mal consegui definir qual a melhor frente do mesmo, pois a primeira foto mostra um "bom" nebari na minha opinião mas a densidade da copa não é suficiente pra esconder alguns defeitos. Na segunda foto, o nebari já não é tão legal mas a densidade da copa está bem razoável...

As medidas que pretendo fazer no fim do "inverno":
-Fazem uma desfolhagem pra estimular o crecimento de novos brotos;
-Dar uma curvada e abaixar um pouco o galho abaixo a esquerda (primeira foto)
-Podar um dos galhos logo acima no primeiro galho a esquerda (foto 1) e aramar o que restar;
-Adubar com uma mistura 1 colher de torta de mamona + 1/2 colher de farinha de osso, molhado numa solução diluida de biofert floração (1 tampa pra 1 litro)

Será que pretendo cometer algum absurdo ????

Me corrijam, por favor !!!!






Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 8:19 pm    Assunto: Sem podas Responder com citação

Fabio

Eu não esperaria o fim do "inverno" para fazer o transplante. Quando ele se for, volta o nosso calorzão de sempre, de forma que eu acho que este período (junho/julho) é o melhor período para os transplantes.

Eu concordo com sua escolha de frente pelo nebari, que é bem bonito na foto 1. Não se preocupe com a densidade da folhagem, pois ela pode ser reposicionada com a aramação e se desenvolverá bem com os seus cuidados ao longo do tempo.

Eu não faria poda intensa, mas somente o necessário para definir melhor o estilo, para hokidachi ou moyogi (ou outro), como você preferir. Para melhorar ainda mais a composição, eu plantaria um pouco mais profundo, o sufuciente para eliminar o "morrinho", usando um vaso de cor uniforme.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Fabioso, linda sua azaléia.
Siga as orientações Ferreirae em pouco tempo seu bonsai estará muito mais lindo.
Parabéns!
Não esqueça de postar fotos.

Abraços
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 7:27 am    Assunto: Responder com citação

fabiano muito boa sua planta , so acho que nao deveria transplantala nessa epoca.
mais tem um futuro promissor.
abraços .

flavio henrique.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Estou pensando em trabalhar nela por esses tempos, fazendo uma poda suave nas folhas (retirando as mais feias), aramar pra compensar os "vazios" na esquerda, primeira foto.

Não estou pensando em reenvaza-la por esses tempos. Inclusive porque não encontrei um bom vazo pra esse exemplar. Alguam sugestão de tipo de vaso e cor ?

Quando transplanta-la, realmente irei afundar um pouco esse morrinho...

Se alguém tiver dicas de aramação eu agradeço...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Estou pensando em aguardar um pouco o crescimento de galhos no lado esquerdo abaixo da foto 2, e usar arames para moldar galhos e preencher esse espaço vazio.

Estou na dúvida se o excesso no lado direito foto 1 e direta foto 2 (indicado pelo triangulo) eu devo remover cortando ou modelar com arames...

Me ajudem, quero criar um moyogi...





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/05/06
Mensagens: 266
Localização: Tres de Maio,RS

MensagemEnviada: Qua Jul 04, 2007 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano.

Acho q o nebari é mto importante e mais definitivo que a copa... Essa azaléia jah tem um mto bom... Minha sugestão é inclinar ela 20 graus pra esquerda resolvendo o problema do morrinho q se forma agora... A copa o desenvolvimento dela resolve...



Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Fábio...

para estilizar em moyogi, acho que ficaria um pouco mais alta, formando um novo ápice com algum galho para dar a sinuosidade necessária Wink

um visão bem otimista Laughing :


abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, grato pela sugestão. Realmente a inclinação de 20 graus para esquerda deu mais movimento ao exemplar. O problema da sua sugestão é que no estilo moyogi classico o ápice deve coincidir com a base do tronco e no seu exemplo o ápice está deslocado para esquerda em relação a base do tronco...

Eu estava pensando em obter um exemplar como no trabalhado pelo bonsaita Rock Junior que saiu num exemplar da Como Cultivar Bonsai (cerejeira)



Alexandre: achei muito interessante sua sugestão, principalmente para longo prazo. O novo ápice teria que crescer e engrossar bastante para tal, o que eu imagino que não seja muito fácil para uma zaléia. Já o seu ápice está um pouquinho deslocado em relação a base do tronco, mas fica fácil de corrigir por aramação.


Acho que a melhor forma de eu agir é:
-sperar aumentar a densidade da copa e fazer alguns desvios de galhos com aramação para acelerar esse processo
-avaliar o crescmento do novo ápice pra ver se seria ou não possível aumentar a altura do bonsai sem ter um grande desnível em relação a espessura do tronco
-fazer podas pensando apenas em manter uma mínima tendência a triangulação, deixando os galhos do ápice crescenrem livres...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil