Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 4:58 pm Assunto: Ajuda com minhas mudas.....SOS |
|
|
Tenha alguma smudas que acho estarem na hora de começar a mecher......(inclusive ja fiz alguma coisinha nelas hoje mesmo...)
Mas eu nao tenho muitas ideias e nem sei como fazer direito..... entao se puderem opinar....
Esta é uma muda de jabuticaba, - dsfoliei um pouco pra vcs poderem ver melhor - deve estar com uns 50 cm.
Esta eu nem sei que planta é.... parece azaleia, mas a folha é lisa e o tronco um pouco semelhante. aramei ela hoje.... e ainda esta num canteiro que uso pra fazer pegar as mudas que arranjo por ai....
Esta goiabeira,.,,, peguei na beira da estrada.... um ano atras... hoje fiz alporque nela.
E esta arueira chorao,,, tem mais de 1 ano que esta no chao pra crescer,.. hoje cortei a ponta e fiz ums cortes logo acima de gemas.. vi aqui no forum essa tecnica pra ajudar a nasceren galhos.... heheresrs vamos ver se fiz certo...
Gente.... desculpa ai se coloquei muita coisa de um avez só....
Qualquer ajuda será bem vinda..
Valew. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 11:00 am Assunto: |
|
|
E ai povo...
Niguém tem dicas pra me dar.....??????
Qualquer comentário!??!?!?!?... nem que seja pra dizer que estas plantas nao vao dar um bom bonsai.... eu nao tenho experiencia!
Preciso de ajuda!
valew! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Ter Jun 19, 2007 8:50 am Assunto: |
|
|
Olá Nivorley,
Eu não consigo ver as fotos, mande por e-mail para mim que eu faço umas projeções e m,ando para você.
joaoporto34@yahoo.com.br
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Jun 19, 2007 6:40 pm Assunto: Singela opinião de um iniciante |
|
|
Tudo bem com voce, desculpe pela demora em responder.
Bem, no caso do ficus faria um poda drastica para estimular a brotação mais proxima do solo, e também colocaria numa mamadeira.
Quanto a segunda planta so verifique se a aramação não ficou muito apertada para que não cause nenhum ferimento na planta.
A goiabeira é uma planta que não tenho, mas nestes encontros e conversar com outros bonsaistas ja ouvi disser que é uma planta que não conseguimos bons resultados com alporquia.
Na minha modesta opinião todas suas plantas tem grande potencial, o resultado final sempre depende do carinho e atenção que o onsaista tem para com a planta. Lembre-se sempre da regra numero 1 do Sr. Mario sobre bonsai "tenha paciencia". De o tempo certo para sua planta se recuperar e execute um procedimento por vez na sua planta e enquanto sua planta se recupera navegue pelo forum, tem materias excelentes que muito ajudará no cultivo de suas plantas.
Foristas, estas dicas é de um iniciante e esta aberta para os menbros do grupo para correções. Nosso objetivo maior é a ajuda mútua.
Abraço
Edmilson |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 21, 2007 10:49 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Edmilson pelas dicas.... só a primeira planta e um ajabuticaba e não ficus.
Vou procurar fazer o melhor.
E obrigado ao João Porto, que me ajudou por e-mail.
Valeu povo. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Jun 21, 2007 10:57 pm Assunto: Desculpe |
|
|
Desculpe o enorme engano, sendo uma jaboticabeira vai devagar na poda.
Espero que tenha sido útil meus comentários, e aguardo que outros foristas irão falar
Abraço
Edmilson |
|
|
 |
zigfreud33
Registrado: 12/02/06 Mensagens: 23 Localização: Vespasiano / MG
|
Enviada: Qui Jun 21, 2007 11:23 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo, sei como é a sua preocupação inicial em trabalhar suas mudas!
Pra lhe ser sincero, acredito que somente as duas primeiras plantas apresentadas possam dar um belo bonsai, isso pq a goiaba é um planta mais dificil de se mexer e tem folhas muito grandes, e a arueira chorao cresceu demais pra cima e não desenvolveu copa, o que vai te exigir um trabalho muito grande em cima delas, então é melhor descartar e adquirir mudas que digamos são pre bonsai, mudas com tendencias muito grandes para o bonsai.
Agora na sua jabuticaba, faça o seguite, na foto reparei que ela esta plantada em um saco plastico com terra, tire a deste saco, tire a terra vermelha que esta nela mas não mexa muito nas raizes para que a planta não sinta muito e a plante em um escorredor de macarrão para que ela se desenvolva melhor! Uso o seguinte substrato:
40 % Caco de tela ou de tijolo (bem pequenos 2 ou 3mm)
40 % Pedriscos - Pedinhas (bem pequenos 2 ou 3mm)
20 % Ulmus de minhoca
Este é um substrato ideal, onde sua planta terá humidade suficiente, e como é um substrato granulado as raizes se desenvolveram mais rápidamente.
Faça isso com a segunta planta das fotos, se não me engano é uma primavera, tire a do chão e a coloque no escorredor também, use o mesmo substrato, e o inverno acabar comece a adubação organica de 20 em 20 dias!
Qualquer dúvida entre em contato. _________________ Thiago Andrade
artevivabonsai.vila.bol.com.br
Msn: zigfreud33@hotmail.com |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 9:04 am Assunto: |
|
|
Edmilson e Zig, muito obrigado pelas dicas e observações
... ja disse alguém aqui no forun que nos iniciantes somo muito afoitos e ansiosos, queremos transformar qualquer plantinha que vemos em bonsai e rapidamente....
é assim que me sinto a um ano e meio... rsrshehehe
mas com a ajuda de vcs estou aprendendo muita coisa. Realmente este forum é ótimo!
O Zig.. depois decolocar no escoredor, posso deixar o escorredor na terra direto no chão? tanto faz?...
Vale povo!! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
zigfreud33
Registrado: 12/02/06 Mensagens: 23 Localização: Vespasiano / MG
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 10:12 am Assunto: |
|
|
Não amigo, vc só colocara o escorredor em outro vaso quando as raizes da planta começarem a sair por baixo do escorredor, se as raizes sairem primeiro pelos lados espere, ai vc prepara uma bacia com o dobro de tamanho do escorredor com subtrato bem adubado e coloque o escorredor na mamadeira! _________________ Thiago Andrade
artevivabonsai.vila.bol.com.br
Msn: zigfreud33@hotmail.com |
|
|
 |
|