|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 5:35 pm Assunto: Ficus - dor de cabeça |
|
|
Tenho esse ficus a 2 anos, e sinceramente nao sei o que fazer com ele porque vejo 2 problemas dificeis nele: a parte inferior do tronco é fina demais e os galhos laterais se encontram (o do lado direito se encontra no tronco com o lado esquerdo). Ele nunca foi aramada e gostaria primeiro da ajuda dos amigos para depois dar uma geral nele.
Como ele foi feito de uma estaquia, abaixo da raiz existe um pedaço grandinho de tronco sem raizes. Ele apenas possui 4 raizes de sustentação e nelas muitissimo poucas raizes de alimentação
P.S. o arame que tinha na parte de cima eu ja retirei.
Seguem as fotos:
Desculpe o excesso de fotos, mas dizem que o que abunda nao prejudica.
Abraços |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 6:15 pm Assunto: Re: Ficus - dor de cabeça |
|
|
Oi Fabiana, tudo bem?
Plantas problemáticas podem ser um ótimo "laboratório" para nosso aprendizado, e talvez seu ficus seja um desses casos...
Assim, invista nêle e mão a obra!!!...
Vou fazer alguns comentários e sugestões, só prá colocar algumas minhoquinhas na sua cabeça....
Começo pelas 2 maiores difculdades que voce citou...
1) o tronco, sendo fino, deve aceitar uma aramação mais grossa, com a qual voce poderia dar uma certa sinuosidade a ele....
2) os 2 galhos mais baixos que quase se alinham no mesmo nível, talvez voce consiga minimizar este problema também com uma única aramação, que seria feita nos 2 galhos e ancorada no tronco
3) no galho da direita, mais baixo, eu faria uma curva acentuada para baixo logo junto ao tronco e, em seguida, o direcionaria perto da horizontal, mas sempre fazendo movimentos em todos os sentidos, evitando as linhas muito retas...
3) idem para o galho da esquerda, porém, ao contrário do anterior, o primeiro movimento acentuado seria uma curva para cima... Com isso, embora não se resolva, atenua-se a impressão dos galhos muito nivelados...
4) pela grossura do tronco, penso que a árvore deveria ser mais baixa... .. Na terceira foto, eu consigo contar, de baixo para cima, 4 galhos, onde os 3o. e 4o. me parecem estar numa condiçao semelhante aos 2 primeiros... e talvez sirva prá eles também as mesmas sugestoes...
5) logo acima do 4o. galho, há um 5o, à esquerda da foto, mais grossinho que, na minha opinião poderia ser a continuação do tronco... .. ou seja, naquele ponto o tronco principal poderia ser podado... A partir daí, este 5o. galho também seria aramado e seguiria com o movimento da aramação mais grossa feita no tronco...
Bem... e aqui acabou minha inspiração... mas se consegui colocar algumas pulguinhas atrás da sua orelha já me dou por satisfeito!!...
De verdade, acho que como exercíco, voce tem um prato cheio...
Boa sorte e um abraço,
Charles |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 8:51 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
como minhocas acho que o Charles deu minhocuçú, a das maiores que existe. Mas foi uma bela esplanação das possiblidades que ela te dá, que não são muitas. Além disso pode ser usado algum enxerto ou alporquia para resolver o pescoção que ela tem. Fícus benjamina é um problema, mas quando se consegue reslvê-los o brilho das folhas nos dão brilho nos olhos de satifação.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 11:08 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
Na visão de principiante como você, quando vi as fotos (especialmente a primeira e terceira), a primeira imagem que me veio foi de sua arvore daqui a alguns anos, com um belo tronco mais grosso e sempre ereto, formando um belo exemplar no estilo chokkan (formal), com os galhos bem trabalhados e proporcionais alternando numa triangulação até o ápice...
Abraços. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 11:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiana,
Siga as sugestões do Charles!!! Ele já falou tudo!!! Plantas como a sua e vejo nelas um moyogi!!! Molinhas ainda, dão pra aramar numa boa. Tinha um fícus da variedade (boni, mas com as folhas grandes. Dizem ser o natacha, mas não sei ao certo). Deixei dois anos numa garrafa pet, e desenvolveu muito bem!!! Estava indo muito bem, até o momento que dei ele pra minha ex-namorada (na época era a atual), ela deixou ele morrer, infelizmente!!! A única coisa que diria, seria pra você colocá-la em uma garrafa pet...
Um abraço e até a próxima!!! _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 7:34 am Assunto: |
|
|
Fabiana, depois do procedimento do Charles, eu o colocaria em um escorredor para engrossar um pouco e se recuperar. Particularmente acho as garrafas pet um bom recurso para estacas e fazer raizes expostas...  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 2:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabiana, eu fiz um bosque com Ficus Benjamina Variegata, como o seu, no transplante 2 morreram, fiz em início de outono, mas pensava q eram mais resistentes, já tinham me dito que eram complicados, mas como nunca tive más experiências com eles, acabei fazendo e agora perdi 2!!!
As variedades variegatas são mais fracas, mas eu consegui diminuir o tamanho de folhagem com desfolha seguidas. O meu tinha folhas enormes...
qquer dúvida, estamos aí para tentar passar pelo menos experiência, curtinha mas não se deve jogar fora!
A idéia de fazê-la menor é muito válida!(sua planta)
Abração
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 4:56 pm Assunto: |
|
|
Charles, muito obrigado pelas suas minhocas...realmente esta sendo um exercicio e tanto. Obrigadão
Darkaso, realmente ela esta com um pescoção muito feio e fino, nao sei como isso pode ser resolvido, talvez uma poda drastica, nao sei...ele esta muito alto, quase uma arvorezinha de jardim, com um tronco terrivelmente feio . Se vc tiver uma idéia do que posso fazer, o enxerto talvez seja uma boa ideia, mas nao resolve muito porque o tronco esta realmente muito fino em proporção ao restante da arvore.
Franz, se ela colaborar, quem sabe? Tomara que o tronco engrosse
Abraço
Willian, desculpe por nao ter colocado algo de referencia nas fotos para que fosse possivel ter a idéia do tamanho dela, mas nem com 10 garrafas pet imendadas eu conseguiria colocar esse ficus dentro. Mas agora colocarei abaixo uma foto com um sabonete de referencia e vc vai ver o tamanhao da bichinha.
Jr, boa idéia, valeu!!!
Xará, obrigado pelas palavras.
Tentei aramar, mas como nao sei fazer isso muito bem, nao ficou uma brastemp, desconsiderem a copa porque lasquei um galho e precisei parar a aramaçao para amarra-lo para ver se "cola" e nao o perco. Mas fiquei pensando que nao sei porque estou fazendo isso ele esta tao alto que aquele galho provavelmente nao ficará na planta por muito tempo e os galhos finos nao foram aramados porque preciso sair pra comprar arame mais fino.
Quando comecei a colocar os arames vi que a planta tem mais problemas: todas os galhos tem uma distancia muito grande do tronco até a primeira folha, acho que faltou podar
Mas obrigado pela ajuda de todos vcs, vendo tantos problemas, penso que talvez devesse deixar essa planta de lado e comprar uma mais nova ou mais ou menos formada.
* em vermelho a distancia muito grande do tronco até a primeira folha.
* em branco o pescoção
* em rosa, o galho que eu lasquei aramando de forma errada (o pior é que eu sabia que estava errado, mas nao notei na hora) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 5:32 pm Assunto: |
|
|
Fabiana, me perdoe mas farei uma colocação do que eu faria caso fosse minha.
-reduziria o 1o galho, o da esq., desdea 1a bifurc. ficando apenas a mais fina e menor.
-podaria drasticamente depois do 2o galho, onde este seria meu novo ápice e daí aramaria as outras filiais tentando estruturar melhor os galhos, mas mesmo assim faltaria alguns galhos que com muita reza viriam a brotar pois depois de uma poda dessas, ele com certeza soltará brotações por todos os lados.Com isso vc ganha um pouco mais de conicidade, que é um dos fatores primordiais que sua planta n tem.
-tentaria fazer um movimento naquele pescoção, para daí continuar por todo o tronco, fazendo os galhos sempre sairem do lado externo da curva.
-mais tarde uma desfolha parcial, deixando uma ou duas folhas na ponta do galho, para começar a redução de tamanho de folha.
Isso é o que eu faria por enquanto, se o pescoção for muito duro para curvar com arame, faça algum tipo de tração q é mais fácil, mas muito cuidado com estes processos em ficus, são muito rápidos e marcam facilmente!
Não se zangue comigo, mas com isso, vc dará uma chance maior de ter um shohin.
Grande abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 6:06 pm Assunto: |
|
|
Xará querido, nao ficaria chateada de modo algum!!!
Vc foi imensamente atencioso comigo.
Mas tenho uma dúvida, será que se fizesse uma poda abaixo do primeiro galho eu perderia a planta? Antes de aramar e me preocupar com os galhos, minha preocupaçao é com o tronco pescoçudo. Se eu fizer a poda que me indicaste o tronco melhoraria? A tração resolveria? vi nas materias aqui do forum que se forem feitos cortes no tronco verticalmente, ele cria um calo que engrossa o tronco, será que seria uma alternativa?
desculpe-me este monte de pergunta..
Abraço e obrigada. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 6:36 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabiana,
Vou aproveitar para dar opiniões(atrapalhar, rsrsr) também, acredito que o Charles já deu quase todas dicas possíveis para uma boa melhora na estrutura, o que posso te sugerir é que vc deve fazer uma aramação mais forte no tronco senão não adiantará quase nada, faça uma aramação dupla(arames paralelos) e tente não fazer muito na horizontal e sim com uma certa angulação um pouquinho mais na diagonal, assim o efeito da aramação é mais eficiente, e com esta aramação mais potente eu daria mais movimentos ao tronco tornando-o mais baixo e compacto principalmente na parte de baixo que está pescoçuda, por sinal tenho um ficus quase identico ao seu e resolvi o problema desta forma. Também faria uma redução de todos os galhos cortando próximo as forquilhas para esperar uma nova ramificação, me preocupando é claro em deixar algumas folhas pois o Benjamina é um pouco mais frágil que os outros e vc se arrisca a perder o galho inteiro e para completar eu diminuiria o tronco principal podando no local que vc circundou de rosa dizendo ter partido o galho, puxaria o galho menor e o conduziriz como novo ápice e também faria uma redução no tamanho dele.
Espero não ter atrapalhado muito.
Abraços fraternos.
Segue abaixo um exemplo da aramação que citei, lembrando que o ficus engrossa rápido e portanto o risco do arame penetrar no tronco é maior, obrigando a ter uma atenção maior.
[/quote] _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 6:43 pm Assunto: |
|
|
Minha amiga,
Vc faria a poda acima do 2o galho pois levantaria este para ser seu novo tronco principal, estes 2 galhos que saem do mesmo ponto, tiram a harmonia da planta.
Tem q ter cuidado com a estrutura de fundo, faça da seguinte forma, 1o galho à esq. (principal), segundo galho vc escolherá o q sai 1o para a dir, depois um galho de fundo, e assim por diante fazendo como em espiral, não deixando nenhum galho virado totalmente para frente (observador).
Algum galho, tipo o 1o, q estiver ainda deixando a planta pescoçuda, vc pode aramar fazendo um certo movimento abaixando-a, diminuindo assim o espaço ideal do 1o galho que seria em 1/3 da árvore.
Veja bem, vc n fará transplante, q agora é desaconselhável, fará apenas poda e aramagem, que é a época correta pelo fato da seiva estar circulando com menor fluxo, diminuindo quase q totalmente a perda da mesma. Não creio que a planta sentirá no caso fatal, e sim emitirá muitas novas brotações.
Para engrossar o tronco e aumentar sua conicidade existem várias técnicas e tem até um tópico recente no qual foi bastante falado algumas destas, caso n ache, me dê um toque.
Qdo fizer o transplante, plante o tronco um pouco inclinado para a esq. da foto, isso já dará um certo movim. a planta, mas oproblema maior é o tachiagari, aquela porção antes do 1o galho, sem movimento, creio q uma traçãodaquele ponto em direção ao vaso poderia resolver, mas vc verá na prática.
A questão de cortes verticais é uma técnica e ajuda, ainda mais no ficus, vale a pena tentar.
Se tiver mais alguma dúvida não se acanhe, estou aqui dando atenção à vc e continuarei dando com o maior prazer, assim como o fizeram tbm comigo e continuam fazendo.
Grande abraço e obrigado por suas doces palavras,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 11:04 pm Assunto: |
|
|
Glauco, obrigado pelas dicas, principalmente no que toca aramação, porque realmente tronco duro é um parto!!
Xará, te agradeço por toda a ajuda e agora é mãos a obra!!! que diga-se de passagem é a melhor parte...hehehe Muito obrigado pela tua atençao e presteza, sei muito pouco, mas no que puder ajudar estou tbem sempre a disposição. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 2:49 pm Assunto: |
|
|
Minha querida xará,
bonsaístas como Charles, Dark, Glauco e outros não menos importantes em seus trabalhos lhe deram dicas super legais, sintetize tudo, mais o q vc lê e estuda na net, livros, etc., faça um ensopadão, que tenho certeza q dará caldo!
Grande abraço e estamos de olho, mostre como ficará depois de suas decisões!
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|