FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Reprodução assexuada de Ginkgo biloba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Toni Ferreira

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 10:09 pm    Assunto: Reprodução assexuada de Ginkgo biloba Responder com citação

Desde o início do ano estou tentando fazer mudas de Ginkgo, atravéz de estacas e/ou alporquia, ....sem sucesso!!!! A danada da planta ,atravéz de estacas, brota muito bem e permanece bonita muito tempo , mas não emite raizes brbrbrbbb.
Alguém conhece algum método ,ou alguma substância (já usei Tiamina..) que force a emissão de raizes ??? Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Toni, há alguma coisa errada ocorrendo em suas estaquias ou alporquias do ginkgo biloba.
Digo isso com certeza porque já fiz e continuo fazendo dezenas de mudas nos dois processos com sucesso, eu diria de 100%.
Alporquia inclusive em galhos bem mais grossos do que um cabo de vassoura. E estaqiuias de galhos mais finos.
Acredito, que você esteja retirando a muda muito cedo.
A emissão de folhas é rápida, mas o enraizamento é mais lento, em caso de estaquias. E mesmo as raízes por vezes são poucas e finas. Então eu costumo deixar a planta no chão até o fim do próximo inverno.
Veja que eu faço as estaquias direto no chão.
Conforme o clima, não pdoe deixar faltar água, por um bom tempo, se não ela tendo folhas já desenvolvidas e raízes minúsculas, acaba morrendo por desidratação
A estaquia deve ser feita preferencialmente uns 30 dias antes da brotação, quando a planta está sem folhas ainda.
Assim eu procedo e por estaca já fiz mais de uma centena de mudas, com sucesso absoluto.
Na alporquia, que pode ser feita ainda agora, pois se faz com a planta em pleno processo vegetativo, também espere para retirar a muda antes da brotação de primavera.
Espero que ajude, mas sabe, cada clima é diferente...
abraço
Toni Ferreira

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,
Tenho um grande Ginkgo biloba com mais de 40 anos, fêmea, e sempre tentei reproduzi-lo, por adorar essa planta, pela sua beleza estética e pelo fato de ser um fóssil vivo.Até hoje, conseguí UMA... muda, aliás está muito bonita.Ao ler seu e-mail, fiquei com uma tremenda inveja.
Se possível, me passe mais informações do processo que você usa, se aplica enraizadores, etc.
Antecipadamente grato pela sua atenção, deixo meu E-mail caso possa usa-lo : toniferreira63@yahoo.com.br
Obs. Se tiver o Skipe, pode me adicionar : toniferreira632.
Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

OK Toni, vou contatar o amigo por e-mail.
Mas apenas para deixar registrado aqui a fim de que outros colegas também tenham acesso a informação, como eu disse faço as estacas de mudas no fim do inverno (não falo fim do inverno no calendário mas sim do inverno climático que muda de lugar para lugar).
Enfim, é interessante fazer a estaquia uns 20-30 dias antes do período de brotação. Pode ser até com mais antecedência...
Normalmente não tenho usado hormônio enraizador, mas se tiver à mão, é sempre uma ajuda...
Quanto aos alporques fazer agora e ficar de olho a cada 30 dias verificando apra não cicatrizar...

abraço
Elio
Toni Ferreira

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 12:42 am    Assunto: Responder com citação

Élio e demais usuários,

Peço desculpas por ter mencionado nossa comunicação por e-mail, pois a finalidade do fórum é exatamente difundir a TODOS , quaisquer informações sôbre o assunto tratado.
Enfim, aguardo possíveis informações adicionais ao que já foi postado.
Abraços a todos, Toni.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Sem Stress, Toni.
Isso aqui é um local democrático. Fique à vontade.
abraço
Toni Ferreira

MensagemEnviada: Qui Nov 25, 2010 11:31 pm    Assunto: Reprodução assexuada de Ginkgo biloba Responder com citação

Olá Élio, grato pelo e-mail.Muito esclarecedor :

"
Sem problema, é uma satisfação receber teu contato.
Conte sempre que precisar (e eu conseguir ajudar, é claro...)
Normalmente eu uso Sphagnum nos alporques em geral. Mas na falta dele uso uma mistura de terra com areia grossa, mais ou menos meio a meio.
Normalmente não uso nenhum enraizante. Em minhas experiências não vi diferença de reusltado usando ou não. Mas, se quiser usar, tem o ácido undulbutírico, ou a tiamina. A Tiamina é fácil conseguir. É só ir em farmácia de manipulação e pedir para manipular Vitamina B1 - 300 mg.
Este produto é muito indicado quando se faz o replantio de uma planta, ou em caso de yamadori.
O anel tem que ser feito total. Esquece esta história de Anel de Malphigi deixando uma tirinha de casca.
A largura do anel é mais ou menos proporcional a grossura do tronco, ou seja, galho de 2 cm de grussura, anel de 2 cm de largura.
Ferramenta qualquer uma serve, desde que consiga retirar bem toda a casca e preferenciamente raspar também o "cambium" pequena película de fica em baixo da casca e que normalmente fica presa no lenho. "

Abraços , Toni.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: