FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

To rezando pra dar certo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alle



Registrado: 15/06/07
Mensagens: 17
Localização: Aracaju - SE

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 8:10 pm    Assunto: To rezando pra dar certo Responder com citação

Very Happy Ola pessoal! Estou tentado ingressar neste maravilhoso mundo do Bonsai.
Tem uns 5 dias que comprei meu primeiro e único bonsai (de apenas três anos de vida) de uma vendedora itinerante que passeava pelas calorosas ruas de Aracaju/SE.
Sou interessado pela cultura oriental a muito, e não poderia perder a chance de comprar um bonsai bem cuidado (pelo menos não era um bonsai de supermercado).
Dai escolhi o mais bonito dentre aqueles que cabiam no meu bolso (afinal sou universitário e vivo na pindaíba Wink ).
E minha primeira providencia foi ler os quatros cantos deste excelente fórum e absorver o maximo de conhecimento necessário para um principiante.
Logo percebi que estava em maus lençóis. O solo do meu bonsai estava todo coberto de musgo. Infestado, eu diria. Um farto tapete de musgo alto (de 0.5 a 1.5 cm). Ao ler que eles (em tese) bloqueariam a passagem de água para a planta retendo para si, tratei de arrancar ao menos metade destes, para ter por onde a água passar. Foi ai que pela primeira vez vi o substrato da planta. Era um terreno pastoso, com uma testura estranha, que quando vc o dividia parecia estar ligado por micro sedas - como os ta teia de aranha - não sei explicar ao certo. Só sei que era nojento e estranho. Pesquisei mas não conseguir saber que tipo de terreno era esse ou se ao menos existia.
Dai tentei providenciar um terreno melhor para o bonsai. Com mais drenagem (acima de tudo) melhor umidade e boa matéria orgânica. Catei o que tinha de melhor a minha disposição: cascalho de rio de 1 a 3mm, tijolo picado grosso e fino (isso deu um trabalho) areia grossa e fina de rio e terra preta não adubada. Misturei tudo e resultou num substrato de boa aparência. Comprei um escorredor e fui para o replantio; seguir o entendimento do Luciano que aproveita essa fase de Inverno para fazer estas coisas radicais, e acha que é menos traumático do que na entrada da Primavera.
A parte que me assusta vem agora. Pois não conseguir conter meu ímpeto de iniciante e acabei retirando 75% (ou mais Embarassed ) daquele substrato nojento que mencionei acima, quando sabia que era para deixar um torrão. Acho que errei feio e posso pagar caro. Não sei que tipo de impacto isso causa a planta. Mas espero que não seja fatal. E to rezando pra dar tudo dar certo. Mas contra burrice não tem reza certa, né?!

Abraços. Desculpe ter falado muito. Foi a empolgação do primeiro tópico.
Alê Ferreira.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ale, que planta vc comprou? dá pra pôr uma foto?
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

A dica do Luciano serve pra lugares com inverno de verdade. Será que ai ta frio assim?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alle



Registrado: 15/06/07
Mensagens: 17
Localização: Aracaju - SE

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 6:15 am    Assunto: Responder com citação

Shocked Ihhhh... to vendo que fiz uma besteira maior ainda...
Para o inverno daqui realmente está muito frio. Mas acho que não é um inverno frio de verdade. Isso quer dizer que chove muito e a temperatura pela manha pode variar de 18º-22º e pela tarde de 22º-25º, segundo meu Yahoo,
O bonsai é um Junipero Chines. Eu tenho foto dele, mas ainda não aprendi como colocar Confused Vou providenciar isso pelas proximas horas

Vlw. Flw
_________________
"A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 7:53 am    Assunto: Responder com citação

Alê, só para tranquiliza-lo um pouco, eu quando compro esses bonsai com terriveis substratos, retiro 100% do torrão, literamente lavo as raizes com esguicho, e nunca perdi uma planta. A temperatura na sua região permite fazer transplantes sem problemas agora. Cuide da rega e em poucos dias verá que ele se recuperará muito bem. Boa sorte.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Olá Alle,

Que planta é essa ? Dependendo da espécie você não perderá.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marçal lemos pereira
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:45 am    Assunto: oi Responder com citação

será que num era a tal da micorriza, isso ai de aparência de teia aranha que voce falou ?
se for isso é benéfico a planta não é? os mais experientes ai podem confirmar isso não?


Editado pela última vez por marçal lemos pereira em Qua Jun 20, 2007 10:03 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Alle



Registrado: 15/06/07
Mensagens: 17
Localização: Aracaju - SE

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Nossa Junior! Surprised Que alivio cara! Valeu mesmo! Vou regar bem sim. Very Happy
Então João, este meu bonsai é um Junipero Chinês. Ainda está muito novo (3 anos), não consegue agüentar o peso das próprias “folhas” mas os caules estão bem vistosos. Very Happy
Ih Marçal, nunca li a respeito desse tipo de terreno, vou pesquisar, mas se for essa tal de microrriza ela foi ralo abaixo, a aparência dela não é nada agradável, chega a assustar um iniciante. Very Happy
E pessoal, enquanto eu não passo o arame nela (vou deixar ela envelhecer mais) eu estava pensado em colocar uns palitos de bambu cortados ao meio pra ajudar a sustentar estes caules “caídos” (que me referir em ai cima dessa msg) e quem sabe eles acabam engrossando na mesma posição que ficarão... Será que dá certo? Rolling Eyes

Abraços!
Obrigado a todos!
_________________
"A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Alle,

não se preocupe, provavelmente nada acontecerá a seu juníperus (é kayzuka?), o que acontece é que se vc retirar muita raíz, além de 50%, aí é preocupante, mas tem vez que é necessário tirar até 75% ou mais... Confused

Sobre o torrão das coníferas, é importante deixar um pouco pelo fato deste conter enzimas chamadas micorrizas, no qual auxiliam na absorção de nutrientes pela raíz, e se vc lavar, elas se vão, mas nem todas tem e nem por isso deixarão de serem saudáveis! Very Happy

O substrato deve ser muito drenante, pouca matéria orgânica, qual o percentual de cada insumo vc colocou? bem, pelo menos o deixe na sombra com bastante luminosidade por 30 dias e o leve aos poucos ao sol pleno, kayzuca gosta de sol!!! Cuide para que seu vaso/escorredor não aqueça demais com esse "sol pleno", sua região é muito quente portanto, seu feeling tem que estar apurado qto a isso. Shocked Você sabe de onde vem sua planta?

No mais amigo, é continuar nos informando da saúde desta criatura que caiu de pára-quedas na sua casa Laughing , e seja bem-vindo ao bonsaísmo! Wink

Grande abraço,
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br


Editado pela última vez por fabianoscosta em Qua Jun 20, 2007 10:03 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:01 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Alle, uma boa adequação ao cultivo do bonsai é observar que, independente da espécie que se quer ter ou tenha, devemos prestar atenção ao local em que está o forista ao recomendar este ou aquele procedimento. Very Happy

Na discussão deste tópico, por exemplo, voce menciona o fato de estar em Aracaju, onde o clima é diferente do local onde está o Junior (Paraná), o Porto (São Paulo), ou mesmo o Luciano/Ebreo (Rio/Niterói), ou mesmo eu (Brasilia).

Considere que a planta irá responder de maneira diferenciada ao tratamento que dermos a ela, tendo em vista as condições climáticas da região do Brasil em que estivermos. Há restrições ao tentarmos fazer uso de determinadas atividades que, em outros lugares poderão resultar satisfatórias, mas que, se repetirmos sem tomar as devidas precauções, iremos certamente perder nossa planta. Very Happy

Voce diz que sua planta é um Shimpaku, ou junipero chines. Seria interessante termos uma foto para visualizarmos se de fato trata-se dessa espécie. Com isso, teríamos maiores condições de estar opinando no sentido de dizer se voce agiu de maneira acertada ou não. O cuidado com as espécies varia, não só de acordo com a espécie, mas principalmente, com a região em que moramos. As vezes, há divergencias mesmo dentro do próprio estado. Very Happy

Nessa época do ano prefiro trabalhar com essa espécie aramando, fazendo shari e jin, mas nunca transplantando ou replantando alterando a composição do substrato. E jamais lavando suas raízes, pois isso faz com que seja eliminada a micorriza existente nas raízes, que são associações de certos fungos com raízes de certas plantas, geralmente árvores. Estas recebem minerais que o fungo extrai do solo; o fungo, por sua vez, utiliza substâncias orgânicas das plantas. A perda desse material enfraquece as raizes e consequentemente, contribui para sua perda. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alle



Registrado: 15/06/07
Mensagens: 17
Localização: Aracaju - SE

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Wink Valeu Fabiano e valeu Nickyfury. Com essas explicações posso garantir que esse conteúdo foi absorvido!
Quanto o percentual de cada insumo foi +/- assim: 50% de areia grossa e cascalho + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada
E as foto eu to tentando mas to com certa dificuldade pra coloca-las no ar... mas acho que de hoje não passa. Evil or Very Mad

Vlw! Flw!
_________________
"A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Alle.

Sou principiante como você e também já tive um Junípero como o seu, mas não tive sorte, o coitado veio a falecer...
Mas meu erro, eu aprendi, infelizmente, depois do fato...
Eu agüei demais a planta. Crying or Very sad
Os mais experientes podem pronunciar-se melhor a respeito...
Essa árvore pertence à categoria das coníferas, que não gostam de muita abundância de água...
Portanto cuidado na adubação... Vá com calma... Adube somente o necessário para manter a umidade do substrato. Wink

Abraços e boa sorte.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 6:59 pm    Assunto: Avante Responder com citação

Alle

Desejo que seu junípero nada sofra com o transplante, e acho que assim será, pois foi feito na melhor época para nós aqui do Nordeste. Mas eu aconselho que você não faça mais nenhum procedimento, até ter certeza de que ele já se recuperou bem. Sobretudo, não utilize nenhum adubo por pelo menos 30 dias.
Acredito que os fios que você eliminou eram mesmo micorrizas, que são importantes nas coníferas (e em outras plantas) para ajudar na obtenção de nutrientes. Mas como você não lavou as raízes, elas poderão voltar a crescer. Para benefício de sua planta, no próximo transplante (daqui 1 ano ou 2), reutilize pelo menos 1/3 do substrato antigo, para repovoar mais facilmente de micorrizas.
Convém considerar as explicações dos colegas, pois excesso de calor, de adubo ou de água podem matar as micorrizas e também a planta.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alle



Registrado: 15/06/07
Mensagens: 17
Localização: Aracaju - SE

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Ferreira Valeu Franz!
Ok pessoal! Obrigado a todos!
_________________
"A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil