FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Super NOvato - Yamadatori de Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
alissonzen

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:04 pm    Assunto: Super NOvato - Yamadatori de Ficus Responder com citação

Olá companheiros Bonsaístas!

Meu nome é Alisson Vitório, sou um iniciante, amigo do forista (também principiante) - Alle. Moro em Aracaju-SE, e sou louco para fazer alguns Bonsais e presenteá-los a amigos e parentes. Existem vários Ficus enormes ornamentando as calçadas da rua onde moro, como faço para conseguir algumas mudas deles? Não sei em que ponto retirar as mudas, pois a maioria das árvores são bastante desenvolvidas...

Se bem que há umas duas que estão em fase inicial... Gostaria de algumas sugestões.

PS.: Em breve pedirei auxílio para cuidar do meu primeiro Bonsai - uma Tuia Anã. Mandarei algumas fotos.

Abraços.

Alisson Vitório.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alissonzen

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Ah! Outra coisa! Gostaria que meu Bonsai Ficus realmente ficasse com "cara" de Bonsai mesmo. Não quero criticar ninguém, mas para mim Bonsais devem ter folhas pequeninas e tamanho reduzido (30 a 40 centímetros no máximo para uma árvore já adulta). Como faço??
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 6:51 pm    Assunto: Bonsai de verdade Responder com citação

Caro Alisson

Seja bem vindo ao Fórum do Atelier.

Quanto a presentear com bonsai, é uma excelente opção quando o presenteado é também um entusiasta. Mas pode ser uma simples condenação da planta à morte, sendo ou não um bonsai já formado, se o presenteado não tiver gosto por plantas.

Para formar um ótimo bonsai, eu sugeriria que você vá até um viveiro e adquira um ficus com uma boa estrutura de tronco, preferencialmente com alguns galhos baixos. A partir dele você poderá trabalhar para obter um bonsai de boa qualidade. Todo o pessoal aqui do Fórum certamente lhe dará ótimas dicas para o cultivo e formação do bonsai.

"Recife (PE)"
alissonzen

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas boas-vindas Ferreira.

Sei que a melhor alternativa para obter um bom Bonsai é adquirir uma muda num viveiro, mas desejo retirar uma muda para fazer um Bonsai de um Ficus adulto, não sei como devo proceder (acho que chamam o processo de Yamadatori, não sei ao certo).
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Alissonzen.

Também adoro fícus... São arvores bem apropriadas para nós iniciantes...

A dica do Ferreira é fundamental, é o que tenho feito.
Procuro muda de ficus já bem crescidas em viveiros e sementeiras, transplanto e vou trabalhando.
Priorize os que possuírem troncos já bem desenvolvidos e raízes bem formadas (nebari), dê preferência aos que tiverem raízes aéreas... Isso dá um toque bem característico aos fícus, ajudando a dar aparência mais envelhecida.

Seja bem vindo ao fórum.

Precisando...

Abraços.
alissonzen

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Franz!

Pessoal, eu gostaria de sugestões para retirada de mudas de vários Ficus adultos que estão plantados em minha rua. São árvores enormes, quero criar meus pré-bonsais a partir deles. Não sei como devo proceder.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 7:42 am    Assunto: Responder com citação

Alissonzen, vc pode obter mudas atravéz da alporquia, no site na parte O BONSAI tem muitas dicas importantissimas para iniciantes, inclusive o BE-A-DA DA ALPORQUIA. Wink
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Alissonzen, fazendo uma alporquia conforme o Jr te indicou, vc vai conseguir obter as mudas que deseja. Very Happy
Abaixo segue um link a respeito de alporquia
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4580&highlight=alporquia

Pelo que entendi do que vc disse, vc quer fazer bonsais com mais ou menos 30cm, entao acho interessante vc dar uma olhada na materia escorredor e mamadeira, para que depois de terminado o seu alporque, se a estrutura de troncos e galhos e raizes ainda nao for satisfatorio, vc pode colocar sua muda la (escorredor depois associar a mamadeira)
link: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

As primeiras respostas que vc recebeu, vc deve ter imaginado que nao foi muito bem o que vc perguntou, na verdade os amigos bonsaistas te indicaram comprar uma muda ja com um bom desenvolvimento porque para nós iniciantes é muito dificil conseguir um belo bonsai atraves de alporquia porque nao sabemos muito bem como guiar a planta Rolling Eyes e acabamos fazendo algo que parece muito facil e que depois vai dando um pouco de dor de cabeça. Eu mesmo tenho um ficus a 2 anos que nao faço a menos idéia do que vou fazer com os galhos porque nao estao armonicos, tampouco com o tronco que nao alarga na parte de baixo de geito nenhum.. Twisted Evil e isso nao teria acontecido se eu tivesse comprado uma muda ou ate mesmo um pré bonsai, mas ja que vc vai fazer o alporque escolha um galho que vá te dar um tronco mais ou menos formado e galhos que estejam mais ou menos direcionados pra vc nao ter dor de cabeça depois Wink

Abraço e seja bem vindo ao forum do atelier do bonsai, o pessoal aqui é 10! são pessoas maravilhosas.
alissonzen

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Ae Fabiana e Jr! Muito obrigado pelos conselhos! É isso mesmo, quero pegar uns galhos e transforma-los em Bonsais pequenos (o que falei de 30 centímetros é como os desejo daqui a anos!).

De qualquer modo, lerei como fazer a alporquia.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Alisson,

xará, a resposta da galera foi de que comprasse a muda por ser a alporquia algo mais complicado. Ela é considerada técnica avançada até em cursos de agronomia. só é ensinado após alguma base fisiológica para que se obtenha sucesso. Mas não é nada impossível, se fizer e não der certo da primeira, faça de novo e daqui a pouco você fica fera. De qualquer modo, veja muitas fotos de bonsai, leia sobre os estilos e depois faça uma alporquia, pois ela te dá a possibildade de encurtar o tempo de formação do bonsai, mas só se você souber identificar o estilo no galho.

T+
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Alisso,

Para trabalhar com esses exemplares de ficus presentes próximos à sua residência, além da alporquia, pode também tentar a estaquia.
Para nós principiantes é um bom começo...
Fica como sugestão o site do mestre/amigo e forista Sergivaldo, onde está tudo bem explicado:

www.nativosdonordeste.com.br

Abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 11:16 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Alissonzen,

Contrariamente ao que pensa, não somente os bonsai pequenos são bonitos e preferidos. Em se tratando de ficus, podemos trabalhar e cultivar a espécie, formando ótimos bonsai em tamanhos e estilos os mais variados, inclusive cascata ou semi-cascata e com raízes sobre pedra/rocha. Very Happy

Um atrativo muito mais valorizado no ficus que as folhas pequenas, são suas raízes, particularmente as chamadas raízes adventicias ou aereas, que "brotam" nos galhos superiores, caindo até o solo do bonsai, onde acabam por fixar-se e fundir-se às raízes principais ou ao caule, compondo uma estrutura complexa e robusta, tornando o tatchiagari (parte do tronco entre o solo e o primeiro galho), ainda mais lindo. Very Happy

Há um site na net que mostra, com exemplos fotograficos, o trabalho necessário para formar esse tipo de estruturação. Aliás, no mesmo site irá encontrar, tambem, a formação de galhos e ramas, visando adequar, via enxerto, galhos completamente refinados, que irão, com seu crescimento e com o uso dessa técnica, reforçar a beleza e a harmonia do bonsai como um todo. Very Happy

O site pode ser visitado por voce, que encontrará certamente muita informação, além das que citei acima, que o ajudarão a repensar suas concepções sobre o bonsai de ficus, além, é claro, de poder adequa-las ao correto cultivo e trabalho, visando obter, em pouco tempo, uma planta que possa realmente ser O BONSAI. Very Happy

http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_9.htm

Aqui, a homepage, a partir da qual pode-se ter acesso a outras paginas igualmente interessantes desse site:

http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 7:44 pm    Assunto: Grande Nick Responder com citação

Nick não sei voce, mas eu não entendo nadinha destes ideogramas,.

Voce poderia, comentar o que esta sendo realizado neste ficus. Olgumas coisas apenas a figura já é o suficientes porem outras ficam no ar.

Atenciosamente.

Edmilson
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 9:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edmilson,

Vou ficar devendo. Tambem não entendo esses kanji, vez que não são japoneses, que é um idioma que sei um pouco, por estudá-lo há algum tempo. Sei que alguns até poderia tentar obter seu significado, mas não creio que haja necessidade de sermos tão especificos, vez que as imagens são bem definidas, e possibilitam uma boa interpretação visual. Shocked

Não creio que haja necessidade de estar explicando o passo-a-passo, ante cada foto, pois creio que são bem descritivas as imagens.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
alissonzen

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal, vocês são muito prestativos!

Nick, sou super iniciante, mas notei uns ficus aqui na rua onde moro e gostaria de fazer um bonsai de algum galho deles (num tenho idéia de como fazer isso), sei lá... qualquer método de criar pré-bonsais pequeninos para presentear e cuidar (até pra ter meu próprio atelier).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: