Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
meloka
Registrado: 21/06/07 Idade: 40 Mensagens: 11 Localização: Guaraci - Paraná
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 12:33 am Assunto: Ajuda (INICIANTE) |
|
|
Tenho umas perguntas e que quero muito começar a cultivar bonsais faz muito tempo e sou totalmente leigo no assunto...
Como que é essa terra preta??? Como que faço para obte-las
Pedriscos de rio não seriam aquelas pedras de contrução? e essas pedras de contrução servem???
Como que eu faço os cacos de tijolo atingirem isso 2mm a 5mm? Tenho que querbrar e depois peneirar???
É esse tipo de dúvidas que tenho...
Desculpe pelo incomodo
OBRIGADO
ABRAÇOS |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 7:20 am Assunto: |
|
|
Amigo, é bom saber que mais uma pessoa se interessa pela arte bonsai, parabéns. O primeiro passo vc já deu, decidir começar a cultivar bonsai, o segundo também, procurar informações, lhe asseguro que aqui no fórum vc esclarecerá todas suas duvidas, mas seria interessante vc dar uma linda no site. Nele tem muitas matérias de suma importância para quem esta iniciando. http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html é bom dar uma olhadinha aqui tbem. Quanto as suas perguntas, terra preta é uma terra rica em matéria organica, não é muito usada em bonsai, futuramente vc irá entender por que, pedriscos de rio não são pedras de construção e sim areia com 2,3,4 mm e para obter cacos de tijolo marreta neles quebra e depois peneira bem para tirar o pó.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Danilo Godoy
Registrado: 31/10/06 Idade: 46 Mensagens: 24 Localização: Santa Bárbara d'Oeste - SP
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 11:30 am Assunto: |
|
|
Olá, eu também sou meio novo por aqui, mas posso afirmar que nunca ninguém se sintiu incomodado com minhas perguntas po aqui, portanto não fique acanhado.
Tenho uma sugestão para você. Quando comecei no Bonsai, pesquisei tudo o que podia e fiz uma pasta com estas informações. Um fichário ficou imenso, e ali tenho muitas informações das quais a gente pode se esquecer. Tente fazer o mesmo, vale a pena.
E qualquer duvida vá entrando em contato.
Abraço e boa sorte! _________________ Muitas vezes queremos ter certeza, mas não existem certezas, somente OPORTUNIDADES! |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 9:10 pm Assunto: Bem vindo |
|
|
Fique a vontade, aqui todos somos iniciantes....
Quanto ao caco de telha ou tijolo, voce pode encontrar em casas que vende produtos para aquario, eu compro 25 kg por 15 reais.
Abraço
Edmilson |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 11:41 am Assunto: |
|
|
MELOKA!!
DESTE QUANDO COMECEI ACHEI VÁRIOS MATERIAS DIDÁTICOS NA NET, LIVROS EM PDF, APOSTILAS E MATERIAS QUE COLEGAS ME INVIARAM, COLOCA SEU E-MAIL QUE SELECIONO ALGUMAS E TE MANDO! |
|
|
 |
meloka
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 11:56 am Assunto: |
|
|
Meu e-mail é tmeloka@yahoo.com.br e tambem msn, quem quiser me add pode add a vontade.
Valeu...
To com 2 mudinhas de acerola que peguei aki em casa, coloquei elas em garrafas pet, devo colocá-las no escorredor???
Gostaria tambem se alguem me informassem como que preparo o subtrato misturo tudo ou coloco em camadas???
Abraxxxx |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 6:17 pm Assunto: |
|
|
Maloka,
terra preta nem sempre é uma boa. Mas o humus de minhoca já é melhor. Mas já não é unanimidade o uso de matéria orgãnica no substrato. Eu mesmo uso cada vez menos. Mas muitos usam ainda.
Quanto ao substrato, poderia colocar em escorredor sim, mas é necessário colocar tudo mistrurado para apresentar um substrato homogêneo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 10:26 pm Assunto: Uma imagem vale mil palavras |
|
|
Meloka, poderia colocar fotos de suas plantas, assim fica mais facil dar uma opinião.
Quanto ao substrato deve ser tudo misturado.
Não é incomodo algum suas perguntas, a melhor maneira de aprender é ensinando o que um dia alguem te ensinou.
Abraço
Edmilson |
|
|
 |
meloka
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 4:01 pm Assunto: |
|
|
Para preparar o substrato posso por terra de horta, e que aki em casa tem uma...
To preparando os cacos de tijolo, mas qual tipo de peneira uso???
A areia vou usar aquela de construção, que os pedreiros falam AREIA GROSSA...
Eh isso que devo usar, ou posso usar isso????
Abraços |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 6:55 pm Assunto: |
|
|
Meloka,
os cacos podem ser peneirados com peneira de feijão.
Se for colocar no escorredor não precisa de terra nem húmus. Coloque apenas os cacos de cerâmica. Dá uma acelerada no crescimento que é muito melhor que areia. Se for em vaso para crescimento pode ser assim também. Se for em vaso definitivo pode colocar um pouco de húmus e areia.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
meloka
|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 1:49 pm Assunto: |
|
|
entaum soh devo colocar os cacos de tijolos e telhas no escorredor...
Qual peneira usar? onde eu encontro essas peneiras???
Vi em um site um kit pra iniciante to pensando em comprar e comprar uma muda de ficus...
com qtos anos deve ser a muda ideal..
Vlw |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|
meloca,
existe pereiras prontas em casas de construção, vendidas para pedreiros
que são usadas para peneirar areia.Eu uso as de 3 e 5 mm.
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 6:13 pm Assunto: |
|
|
Meloka,
nas casas de construção você acha ainda outras medidas. Existe uma medida que eles usam que é para peneirar arroz e outra para feijão. Pode ser as duas para que tenha mais possibilidade.
Quanto ao kit, se for de um vendedor idôneo vale a pena. As mudas quando não são bonsai são chamadas de pré-bonsai. Não importa a idade, mas sim as possibilidades que ela dá para o trabalho.
|
|
 |
meloka
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 12:18 pm Assunto: |
|
|
blz
mais uma duvida qto a rega??
Coloquei no escorredor e como devo regá-lo
posso usar um borrifador e qual a quantidade de agua??
vlw
abraxxxxx |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 7:05 pm Assunto: |
|
|
Meloka,
a rega deve ser feita em abundância. Ele deve ficar com mais ou menos a quantidade e meia do substrato para que ele tenha boa hidratação. Ou seja, tem que sobrar água no chão. O resto depende mesmo do substrato colocado. Se for o caco cerâmico ele absorve muita água, o que ajuda muito.
|
|
 |
|