FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Revista A Arte Bonsai num. 2
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 12:28 am    Assunto: Revista A Arte Bonsai num. 2 Responder com citação

Pessoal, já está disponível a segunda edição da Revista Eletrônica A Arte Bonsai.

http://www.artebonsai.com.br

Um abraço,

Eduardo Campolina
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flaviano storani
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 12:44 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Campolina, resumirei em apenas uma palavra...
...Sensacional!!!

Parabéns.

Att.

Flaviano.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 1:35 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, dei aquela passadinha básica antes de dormir e me deparei com esta maravilha.
Campolina, mais um vez parabéns! O número 2 está tão bom quanto o 1.
Parabéns pela qualidade das informações e fotos.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 6:51 am    Assunto: Responder com citação

Caro Campolina,

Fico na espectativa de ver sempre a nova edição, é um exercício de paciência esperar, mas tem valido muitissimo a pena.

Parabéns!

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 9:03 am    Assunto: revista Responder com citação

Caro Eduardo, De novo , uma publicaçao de nivel internacional!!!! Valeu a espera! Att. Luciano.
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Campolina,
Gostei muito e confeso não ter tido notícia anteriormente da sua revista.Infelizmente não ví o primeiro número (deve ser pelo fato de eu ser um frequentador meio cometa).
Parabéns, um grande abraço e muito obrigado,
Leo
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Léo,

Basta clicar na primeira página em números anteriores e verá a nº 01.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

O que dizer .... simplesmente .....
Obrigado !!!! ta perfeita mais uma vez parabens a todos q fazem essa revista uma verdadeira aula para todos ...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Está fantástica... estou salvando no Word, como um belo livro à ser consultado sempre.
Parabéns pessoal...
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Grande Campolina,
Queria agradecer a oportunidade que me proporcionou de colocar a matéria em sua revista. Nunca havia escrito um texto sobre este assunto, que não só tem características especificas como melhor jeito e estilo de ser elaborado. Por outro lado falar sobre o próprio trabalho é sempre uma dificuldade a mais. Somando ainda o fato que demoro uma eternidade para escrever por mexer e remexer no texto, acabei com a sensação de que ficou faltando alguma coisa.

Demorei cinco anos para escrever um livro de 80 páginas sobre o pintor Cézanne. Em minhas pinturas, para meu desespero, demoro de três meses a ano e meio, tocando uma cor aqui, pensando melhor uma forma ali. E ainda me meti a fazer bonsai que leva, sejamos sinceros, pelo menos cinco anos, isso com sorte, para se obter alguma coisa razoável.

Assim, creio que tenho afeição por estas coisas que permanecem em processo de formação por um longo tempo. Por isso me encanta também esta maravilhosa opção oferecida pela net que são os fóruns. Neles os textos, as idéias, parecem mais vivas, pois permanecem em formação. Artigos e livros são textos que tiveram um dia sua vida. São como quadros terminados. Neles não deve sobrar ou faltar nada, o que é sempre bem difícil ou pelo menos demorado. E não se iludam com a rapidez com que um pintor chinês ou japonês pinta um Kakemono de bambu por exemplo. Ele levou anos e pintou centenas para chegar a um determinado resultado. Se o tempo gasto para se chegar a determinado resultado se dá sobre um único trabalho, ou no decorrer da execução de centenas deles, fundamentalmente isso é indiferente quando se tem em mente o fechamento de uma pintura, texto, bonsai, musica, etc...

Enfim sou demorado e acostumado com o estilo de texto tipo fórum, de modo que relendo senti necessidade de acrescentar um comentário sobre aquela passagem...:
Citação:

Neste momento também se tornaram claros os elementos que deveriam ser harmonizados – planta, terra, pedra, água, ar e porventura um elemento escultórico para favorecer a proporção e o clima que se apresentava.

Parece-me importante acrescentar que, no caso dos penjing(s), o elemento ou os diversos elementos escultóricos, são secundários em relação aos demais – água, pedra ou terra, arvores e ar. Tenho a forte sensação de que é conveniente que seu peso no trabalho seja de tal ordem que o trabalho possa prescindir deles.

Tal como o bonsai prescinde de ser apresentado junto a um Kakemono e um Kusamono. O conjunto certamente deve ser de tal ordem encantador que a falta de um destes elementos pareça, pelo menos, uma perda lamentável. Mas os elementos devem sempre manter sua independência dos demais, cada qual com seu em si. O mesmo não acontece entre o vaso e a árvore de um bonsai, pois estes elementos compõe a unidade que chamamos bonsai.

Do mesmo modo o suiban, seu vazio-agua, as pedras, a árvore e o ar, compõe a unidade que chamamos penjing água-terra. Assim as ´pequenas esculturas dos animais, homens e suas construções, devem, tal como na natureza, habitar um penjing que, de preferência, já seja um mundo satisfeito consigo mesmo. Um mundo pré-existente e mais antigo.

Mas verdadeiramente este é somente um comentário. Portanto não caberia no texto, pois está fundamentado em uma sensação estética, ou seja, algo demasiado particular, que no contexto mais fechado do texto em questão, poderia equivocadamente ser interpretado como um princípio estético geral e tradicional.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 9:33 am    Assunto: Responder com citação

Novamente obrigado a todos pelo apoio. É gratificante quando um trabalho que realizamos alcança seus objetivos.

Duprat, esta sua característica pertence a pessoas exigentes e perfeccionistas (os chamados chatos Very Happy ), e que se enquadra perfeitamente no perfil dos bonsaístas (ou penjinsistas Shocked Shocked ) de coração. Eu é que tenho de agradecer por ter enriquecido a nossa publicação com um trabalho tão bem executado e técnico, e espero que este seja o primeiro de muitos.

Particularmente acho que o comentário se enquadraria perfeitamente no artigo, mesmo que na forma de um adendo final, mas respeito as suas opções.

Um abraço a todos.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 11:38 am    Assunto: revista Responder com citação

Caro Eduardo, Ontem ,em certos momentos, houve tanto acesso que congestionou!!! Para voce ter ideia da importancia da tua publicaçao! Att. Luciano.
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

MUITO SHOW MESMO!!!! Very Happy Very Happy

Eu queria saber se vc vai disponibilizar impresso Eduardo?

Eu queria guardar.... Laughing Laughing

SHOW DE BOLA!!
vetbonsai
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Olá Pessoal Exclamation

Gostaria de destacar aqui o artigo da Primavera do Fernando Magalhães... Wink

Lendo a reportagem, me deparei com alguns conceitos que adquiri (coisa de inexperiente...).

- ODEIO TOCO! Pois é... Até minutos atrás estava totalmente arredio à idéia de "cultivar um toco". Não conseguia ver como um toco poderia ser remodelado, criando, em poucos anos, uma cicatriz ou folhagem a fim de escolher essa técnica... Embarassed Sérgio, agora sei o que vc falava dos TOCOS cultivados!!! Wink

- TEMPO é inimigo ou amigo! Gente que tá começando, como eu... Embarassed Projetem as plantas em ANOS, não em meses como eu faço... Espero mudar isso de agora em diante... Sinceramente, a minha maior dificuldade... Projetar o futuro! Tento aprender com o Dilomar isso mas tem que partir de nossa mente! Eta coisa difícil!!!!

- Confie no seu tato: Obviamente, temos plantas ótimas para bonsai e outras fracas, mas acho que o "feeling" é fundamental nesse momento...

Gente, muito obrigado pela matéria!!!

PARABÉNS!

Abração a todos!

Adriano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Kinashi

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Sr. Campolina, Very Happy Very Happy

Parabenizo a qualidade e a excelência apresentada neste trabalho!
Ambas as edições mantém riquíssimo contexto, certamente, embasadas pelo trabalho de artistas experientes e idôneos perante o caminho do Bonsai.
O visual clean simplifica, e torna-se um atrativo extra para uma agradável leitura, além é claro, da exposição de fotos de ótima definição e muito belas. Contenta-me identificar dentre imagens da galeria, os harmoniosos exemplares do camarada Rock, juntamente, aos demais, de ótimo feitio e acabamento, enfatizando-se o, incontestável, refinamento do Sr. Morten.
Caso não seja inoportuno, gostaria de cooperar com um humilde comentário, com relação à matéria postada pelo digníssimo Sr. Morten Albek (o qual sou admirador de seu envolvimento filosófico e interesse do Zen, sendo um dos poucos bonsaístas ocidentais a estudarem o lado subjetivo sobre a Arte, e cultuá-lo como ferramenta, determinante, para o processo de cultivo), no tópico “Menos é Mais”, se me permite o complemento.
O respeitado e tradicional Sr. Yamada, do secular viveiro Seikou-en, é presidente-fundador do Nippon Bonsai Sakka Kyoukai, diretor-chefe do Oomiya Bonsai Kumiai (Oomiya Bonsai Union) e diretor do Oomiya Kankou Kyoukai, todas, associações de peso no meio bonsaístico japonês.
O nome do viveiro “Seikou-en”, antes denominado “Oukei-en”, foi mudado por seu avô, na época, em função da existência de outro viveiro, nas proximidades, de nome “Ookei-en”, de sonância similar, ocorrendo assim contratempos comerciais, oriundos da semelhança de nomes. Tendo-se em vista uma conhecida região, de nome Negishi, ter em abundância, bosques de ameixeiras (umê), e seu cultivo como bonsai ter se afamado em seu viveiro, inspirou-se o nome “Seikou-en”, no sentido “Kiyoku kaoru en”, que quer dizer, “viveiro do puro aroma”, visto as ameixeiras terem significado cultural de benção, e expurgo das impurezas da alma humana. A origem do nome é, relativamente, popular dentre os mecanismos bonsaísticos nipônicos, em função da “curiosidade” envolta em seu passado, além é claro, da influência de mídia da tradicional família Yamada, de renome no arquipélago, tendo sua filha Kaori (de mesma origem “aroma”, e batizada pelo mesmo motivo), como atual ícone de popularidade dentre programas educativos, da TV japonesa.
O significado proposto pelo Sr. Morten (som do jardim muito verde...) pode ter sido uma pequena disfunção de comunicação, mas que, indubitavelmente, não altera o excelente texto explanado, pelo magnífico bonsaísta.
Gostaria de, novamente, parabenizar ao exímio trabalho na compilação da Revista, como também, enfatizar mais matérias, como a do Sr. Morten, que retrata, não somente a incessável apresentação de processos operacionais sobre técnicas, mas sim, a relação homem x bonsai, ponto a ser merecidamente destacado em maior evidência, para a evolução / revolução da arte neste país.

“... Você nunca será capaz de criar uma árvore com uma naturalidade convincente se você se colocar na frente da árvore. E a árvore nem ganhará, nem expressará as emoções que direcionam seus pensamentos do interior da sala para a natureza...” Morten Albek
Este é o Zen da Arte…

Abraços! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: