|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 3:03 pm Assunto: Socorro!!!!! Dificuldades com ficus |
|
|
Saudações, meus mestres,
Como sempre, trago problemas (risos).
Acabei de ganhar esse ficus de um vizinho (era da filha que se mudou para outra cidade). Ele me disse que tem essa planta há 4 anos.
Pude perceber que as folhas estão sem vida e ressecadas.
Gostaria de ajuda: ele está em um desses vasos de plástico ridículo, quero trocá-lo para um de cerâmica. Posso fazer isso agora? Qual é o melhor substrato? E quanto ao estilo, qual adotar? Será que já posso fazer uma poda? Ou é melhor trocar de vaso e esperar um pouco?
Aqui vão outras fotos:
Desde já, agradeço (mais uma vez), qualquer ajuda.
MUUUuuuuiiiittttto obrigado aos pacientes mestres (risos). |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo!
Sinto muito mas não é um mestre que vai te responder. Sou eu, aprendiz.
Por partes (como dizia Jack, o estripador)
-Transplante só no final de Agosto
-Substrato: eu uso , nesse caso, 50% pedrisco e 50% turfa
-Pode colocar em vaso para bonsai.
-Ao transplantar terá que ver como estão as raízes para ver se corta essas duas que estão aparentes e numa disposição muito ruim, ou então, se não houverem outras embaixo, terá que enterrá-las no substrato. Muito cuidado ao retirar desse vaso pois as raízes dessa espécie são muito quebradiças.
-A planta está muito alta. Para podar bem mais baixo, seria interessante fazer uma desfolha parcial na parte de baixo para podermos ver toda a ramificação. Então fotografe novamente e poste.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 7:25 am Assunto: |
|
|
Seguindo o procedimento passado pelo Elio terá um belo bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 12:02 am Assunto: Obrigado |
|
|
Muito obrigado pelas dicas!
Prezado Elio, mais uma dúvida: posso colocar na mamadeira de uma vez? Ou tenho que esperar até o final de agosto?
Mais uma vez, obrigado. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 12:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo ! (não sei o teu nome)
O expediente de se usar a mamadeira requer que, antes você coloque em um escorredor de macarrão e somente quando as raízes começarem a sair pelos furinhos é que vc coloca em uma mamadeira.
Ao transplantar no final do inverno coloque no escorredor.
Disponha se precisar mais informações.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 8:04 pm Assunto: |
|
|
Sef,
como o Élio colocou está tudo certo amigo, manda ver. A desfolha irá ajudar a vermos melhor os galhos da planta que devem ser trabalhados. Sou de BH também, tem meu e-mail na mensagem, se quiser podemos conversar depois, msn ou via e-mail mesmo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Acho que esse FICUS mereceria uma pedra nas raizes!!!!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 9:46 pm Assunto: |
|
|
Rdseg,
infelismente ele não aceita. Se tentar rearranjar as raízes do boni em pedra elas se quebram todas. Aí a única opão é uma poda. Ele aceita ficar com uns 30% numa boa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|