|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lbmaker
Registrado: 11/08/06 Mensagens: 85 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 8:59 pm Assunto: Ficus Retusa, evolução 9 meses após o yamadori |
|
|
E ai amigos como vão?
Gostaria de mostrar aqui uma evolução de um ficus que "arranquei" da porta de uma oficina mecânica perto da minha casa, segundo o proprietario ele ja estava lá quando ele comprou o galpão da oficina, isso há 15 anos atraz, logo que pedi para arrancar a "ciança" ele me disse na hora que podia, e disse que ele pretendia corta-lo (que sorte a minha).
Ele não possuia nenhuma capilar, plantei ele diretamente na areia e ficou la por 9 meses, até este feriado, quando decidi replanta-lo.
Eu sei que é só o inicio do trabalho, mais vendo a evolução dele, me animei e decidi compartilhar com vocês.
obs: Para ver a imagem maior basta clicar nela.
Dia 19/09/2006 - Frente:
Dia 19/09/2006 - Traz:
Dia 19/09/2006 - Raiz:
Dia 19/09/2006 - Replantado Frente:
Dia 19/09/2006 - Replantado Traz:
1 Mês depois:
Dia 07/06/2007:
Agora estou mantendo ele na sombra para se recuperar do transplante.
Espero que gostem, e em breve mais atualizações.
Até mais... |
|
|
 |
leonardopx

|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 9:25 pm Assunto: |
|
|
na minha opinião você fez a maior burrada da sua vida... pode ser questão de gosto e estilo, porém eu acho que você tinha uma planta com um potencial tremendo, quase pronta praticamente e resolveu começar novamente...
nao gostei |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
As pessoas gostam de desafio e acho que a intervenção feita na planta demonstrou isso claramente....
Começar do zero é uma alternativa....
Eu não faria o que foi feito mas.....agora é esperar e ver o que pode ser feito
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
lbmaker
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 12:41 am Assunto: |
|
|
Realmente, eu gosto de desafios e tenho todo o tempo do mundo pra começar do 0 e ver no que vai dar, fiz isso porque o galho da esquerda e uma parte do topo estavam mortos, desestruturando um pouco a planta e ela estava muito grande ao meu ver, preticamente o dobro da altura atual, decidi entao escolher um novo ângulo para a planta e dar mais movimento ao tronco (não que ele não tivesse), rebaixar e compactar mais a copa, com as novas brotações, os galhos novos sairam em lugares estrategicos que proporcionarão mais equilibrio do que se eu tentasse adaptar aos galhos que existiam, que por sinau eram totalmente "para cima" e grossos, quase que impossibilitando o rebaixamento dos mesmos.
Com certeza esta era uma planta que dava 1000 opções a quem a visse, essa foi a que vi, e como não tenho pressa de ver ela "finalizada" posso trabalhar com calma e um dia dizer, "todos achavam que fiz locura, mais parece que deu certo".
Até mais e obrigado pelas opniões. |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 1:30 am Assunto: |
|
|
voce optou por refazer parte do tronco e dar mais movimento. do jeito que tava o tronco estava muito reto. realmente diante de uma muda cada pessoa pode ver uma alternativa diferente e acho que isso que é legal na arte Bonsai. E muita coisa é remediavel, a gente pode fazer um monte de coisas novamente, então não que é uma grande burrada, nem a maior de sua vida. as maiores burradas de minha vida não foram na Arte Bonsai.
Abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 7:36 am Assunto: |
|
|
a minha opinião e igual a do colega cada um qdo olha pra uma planta,ve de uma forma diferente do outro.
acho que isso que é o bacana da coisa porq se não teriamos bonsais iguais em toda parte do mundo.
talvez se fosse o caso do amigo e ele nao tivesse visto nada e pedido opinião antes pra definir o estilo seria a coisa certa a s feita , mas o que foi feito não tem volta .
e como vc mesmo disse que não tem pressa .
vai em frente e não esqueça de colocar fotos da evolução.
um abraço.
flavio henrique. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 8:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Ibmaker, a principal caracteristica do ficus é tambem seu maior atrativo quando do cultivo dessa espécie como bonsai: a emissão de raízes aereas e agregadas, formando um nebari colossal e bem estruturado. Para conseguir isso, pode-se fazer uso de mudas adicionais, que são propositalmente enxertadas na base (tatchiagari) do tronco, dispostas por toda a volta da planta. Ao mesmo tempo em que se aplica a técnica da enxertia de encosto para obter esse resultado, pode-se tambem usar a técnica de enxertia por travessia ou transfixação: fura-se o tronco com uma broca, vazando-o de um lado a outro. Em seguida, usando mudas feitas a partir de galhos finos e flexiveis, insere-se por esse furo, prendendo-as bem com arame, para evitar seu deslocamento, até que ocorra sua fixação permanente.
Com a aplicação dessas técnicas, o nobre colega poderá, em poucos anos, formar uma estrutura robusta e bonita em sua planta, a paritr do que, ao mesmo tempo, poderá estár proporcionando condições propícias ao desenvolvimento das raízes "aereas" ou "adventícias", que são aquelas nascidas a partir dos galhos mais baixos e que, fazendo uso de um cano fino ou mesmo de canudinho de refresco, condicioná-las em direção ao solo, o mais próximo da base do tronco, agregando ainda mais o conjunto.
Isso sem falar que, usando a técnica do enxerto por encostia, a mesma muda que irá contribuir para o engrossamento do caule, poderá ser aproveitada para canalizar novos galhos, que irão ocupar posições estratégicas em sua planta.
Dentro dessa estrutura, poderá o colega inclusive estar cogitando em reduzir a altura total da planta, formando uma arvore mais densa e compacta, o que harmonizaria ainda mais seu trabalho. Em optando por isso, poderá aproveitar o caule iniciado a partir do ultimo galho a direita, fazendo ali um alporque, que possibilitará liberar material para um futuro shohin.
Maiores informações sobre os tipos de enxertos que citei poderão ser encontradas na parte do forum dedicada a "matérias", em que o bonsaista Geraldo Inocêncio faz uma excelente explanação sobre seu uso e forma de trabalho.
Voce tem em mãos um excelente material, com um forte potencial. Contando com o tempo que diz ter para desenvolvê-lo, creio que minhas informações poderão contribuir no sentido de voce estar formando um bonsai sem precedentes, capaz de se igualar aos melhores que encontramos na net. Boa sorte e parabens por seu esforço até aqui.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 11:10 am Assunto: |
|
|
Que aula hein nick é isso ai ibmaker, segue estes conselhos e tenta fazer o que der na cabeça. Nada contra o comentário do amigo Leonardo, mas acho burrada a gente não tentar. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
lbmaker
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 11:33 am Assunto: |
|
|
Ai, agradeço 100% os conselhos, principalmente Nick, a questão de emição de raizes e agregação eu estou um pouco por dentro pois estou fazendo isso em um outro ficus meu (que por sinau peguei no mesmo dia que esse, e mostrarei a evolução em breve).
gostaria de citar só uma coizinha:
Citação: |
talvez se fosse o caso do amigo e ele nao tivesse visto nada e pedido opinião antes pra definir o estilo seria a coisa certa a s feita , mas o que foi feito não tem volta .
|
É exatamente isso que quero ir contra, pois 70% dos topicos aki são: "olha tenho esta planta aqui, o que devo fazer com ela?", onde esta a gratificação nisso? pedir opnião é uma coisa, mais deixar os outros decidirem o que fazer com a SUA planta é outra, eu quando vi esta planta lutei pra conseguir ela, pra poder arrancar ela de onde ela estava e cuidar dela, eu pensei varias vezes o que faria com ela, one cortaria e etc, cheguei a um ponto que me agradou e que pelo que vejo só agradou a mim mesmo, eu achei que isto era o que a arvore estava pedindo, não me importei com recomeçar, ou espessura de galhos, nebari e etc... isso eu quro trabalhar com o tempo ...
Agradeço mesmo a opnião de todos, isso é muito importante para "crescer", e com o tempo vou colocando a evolução dela aki..
Até mais e valew.... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 17, 2007 6:04 pm Assunto: Opinião x Personalidade |
|
|
Acho que a opinião de varios bonsaistas podem ajudar em muito nossa decisão. Não devemos ser "maria vai com as outras", podem analizar comentários e opiniões diferente sempre é bom. Reunir um conjunto de visões diferentes pode no mínimoajudar a enxergar algo que não foi visto.
No entanto acho personalidade algo fundamental em tudo que se faz na vida.
Parabens e siga em frente
Abraço
Edmilson |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jun 17, 2007 8:46 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pela planta!! Acho q esse é uns dos principais atributos de um bom bonsaísta, enchergar um futuro q poucos vêem para a planta. Acho q vc agiu corretamente, pois dificilmente uma planta colhida dessa forma já estaria pronta para ser envasada e apresentada como bonsai sem primeiro passar por um árduo trabalho de reestruturação, pois apesar de ela estar bastante ramificada o ápice era muito alto e a brotação bastante desigual. Agora é com vc construir o futuro q ela merece.
Abraço |
|
|
 |
Renan Campara Braido 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 43 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 8:25 am Assunto: |
|
|
Já disse isso antes e vou dizer mais uma vez... Parabéns pela planta e tenho certeza que ela dará um belíssimo Bonsai, já que a principal matéria prima vc já sabe como usar, o tempo.... _________________ Herrar é Umano.... |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 2:38 pm Assunto: |
|
|
ñ é todo dia que se acha um ficus desse calibre. parabiens e muitos anos de trabalho pela frente. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|