|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 11:29 pm Assunto: Carmona (Dúvidas de iniciante) |
|
|
Olá amigos,
Como não consegui resgatar o tópico onde postei fotos desta planta anteriormente, resolvi abrir outro tópico para opiniões dos amigos.
foto a 6 meses atrás.
Projeção inicial.
Foto 2 meses atras
Foto atual.
Ainda não tenho certeza se estou no caminho certo, por isso conto com a opinião dos amigos.
No ápice, pretendo deixar crescer livremente para engrossar e trabalha-lo com madeira morta (um único jin no ápice).
Abraços.
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 9:00 am Assunto: |
|
|
Leonardo,
Parabéns pelo belo exemplar, gostei muito da movimentação do tronco. Você conseguiu uma forte brotação, dando muitas possibilidades de se escolher os galhos que ficarão em definitivo com a planta. Tente dar profundidade posicionando galhos para trás e para frente da árvore, existe até uma "ordem" para se fazer isto, ainda que eu não ache que isto seja uma regra rígida. Eu também posicionaria os galhos na descendente, dando a impressão de que o peso deles os direcionam para baixo. Neste ponto também há quem ache que os galhos devem ficar mais paralelos a linha do solo. Acho que todas as opiniões devem ser avaliadas e seu gosto pessoal ser a última palavra. Não sei se o trabalho de madeira morta no ápice realmente é um bom caminho??? Esta é uma boa dúvida para ser refletida.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Bela carmona, está com um começo de triangulação, seria bom vc definir melhor ela, ficará mais harmoniosa...  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 11:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Ocorre que voce tem um bom material em mãos. Mas ao seguir o exemplo da projeção fielmente, perdeu bastante a estruturação mais adequada. Creio que terá agora que buscar isso via aramagem, reposicionando os galhos, visando formar um "moyogi", que graças ao lindo tronco, será um estilo melhor adequado que o "hokidashi" anteriormente proposto.
Eu evitaria, ainda, fazer um jin, pois isso significaria perder todo o movimento do tronco, bem como a boa estruturação até agora conseguida. No caso de optar por estilizar um moyogi, sua planta não necessitará desse jin.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 8:40 pm Assunto: Carmona |
|
|
Ola amigos,
Fiquei aqui a pensar o dia todo no que poderia ser feito com a estrutura que a planta apresenta e acabei fazendo uma projeção para os amigos opinarem.
Usei a primeira foto para representar a estrutura, ja que está desfolhada e facilita visualizar o tronco e entender o posicionamento dos galhos.
Onde está em vermelho indicam os galhos que seriam retirados e em marron o reposicionamento dos escolhidos. Achei que desta maneira melhoraria bastante a conicidade da planta.
O que os amigos acham? Da maneira como está acho possivel reposicionar os galhos com a estrutura que a planta apresenta hoje, e aí seria só esperar o tempo fazer a sua parte.
Obrigado,
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 10:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Leonardo.
Acho que vc acertou em cheio...Talvez seja possível deixar um galho de fundo entre o primeiro e o segundo pra melhorar o vazio entre eles devido ao tronco inclinado...
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jun 17, 2007 7:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Paulo Roberto, como sempre, apresentando ótimas projeções para nossas plantas.
Bem Leonardo, embora sua visão tenha mudado, em relação a sua planta, incluso o desenho que apresentou por ultimo, creio que a estrutura sugerida pelo Paulo é, de longe, a melhor possível, para que voce possa, em pouco tempo, estar apresentando aqui no forum um bonsai de primeirissima qualidade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 7:36 pm Assunto: Carmona |
|
|
Olá amigos,
Não aguentei tomei coragem e a acabei colocando a mão na maça fazendo um cerão ontem a noite, tentei dar a forma proposta ao pré. Amaior dificuldade foi dar o movimento no terceiro patamar (o primeiro galho da esquerda) devido a sua espessura. Tentarei postar a foto esta semana para análise dos amigos.
Obrigado,
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 7:09 pm Assunto: |
|
|
Ola amigos,
Será que estraguei minha carmona?
por favor opinem!!!
Obraços,
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 9:43 am Assunto: |
|
|
Devo ter feito besteira, pois ninguém opinou!!! _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Estou desesperado para saber a opinião de vocês sobre o novo início de estilização desta planta. Cada vez que entro no fórum e não vejo sujestões nem críticas dos amigos, mais me convenso que acabei fazendo besteira, mas não vou desistir desta planta.
Abraços,
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|