|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 1:32 pm Assunto: ficus boni - quebra de galhos - enxerto |
|
|
Amigos, o ficus boni aceita bem enxertos de galhos? Já que como havia comentando em outro tópico quebrei 2 galhos do meu.
Achei ele meio sensível em relação ao restante e fiquei com medo de fazer sem perguntar.
Seguem as fotos.
Abraços[/img] |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 6:56 pm Assunto: |
|
|
Fabiana, vc esta falando do ficus benjamina? Bem na minha vasta experiência de apenas 1 exemplar, em que tb tentei aramar e tb quebrei 2 galhos... tentei enxertar uma destes galhos e não pegou. Mas tenho certeza que fiz tudo certinho e já tinha conseguido enxertos laterais em outras espécies com sucesso. Talvez a experiência de outros seja diferente.  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 7:51 pm Assunto: |
|
|
Macjames, esse ai da foto é um ficus boni. A impressao que dá é que ele tem o tronco e os galhos mais "suculentos" que o benjamina. Por isso fiquei com duvida se é possivel fazer enxerto de galhos.  |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 10:12 am Assunto: |
|
|
Bah. Não conhecia esta outra espécie de ficus. Tem a mesma cara do benjamina que tenho em casa. Sinceramente depois desta minha frustrada tentativa de aramação, estou tentando conduzi-lo com tração com fios amarrados na base do vaso. Daqui alguns meses vou remover e ver no que deu. Mas não estou muito fã dele não. Gostei mesmo é de mexer com junípero, especialmente depois que tivemos o curso com o Tramujas aqui em Bento  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 1:14 pm Assunto: |
|
|
Fabiana ...
O ficus é uma especie muito boa para se trabalhar so tendo o cuidado com seus galhos para nao quebrar ...depois q vc pega o a manha é muito bom ...
Ele aceita sim o enxerto...
Mai te dou um conselho o crecimento dele é bem rapido é so esperar um pouquinho q loga aparecera outro galho ...
E na minha opiniao vc deveria retirar ele desse vaso colocando no escoredor vc vai ver como ele protara rapido ...
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 8:20 pm Assunto: |
|
|
Oi amiguinha, que belo boni vc tem!
Foi uma pena logo o galho de fora da curva partir!
A aramagem com tração é interessante para ele, visto q com aramagem tradicional n se pode movimentar mesmo o galhos em demasia, ele tem uma conicidade bacana, mas acho q está meio alto!
Sabe aquele galho no pé do ápice (observador)?? seria meu ápice...como sempre querendo cortar suas plantas...
É só uma idéia, pense a respeito e o veja de vários ângulos, quem sabe estou errado, mas como o movimento de tronco e conicidade pára logo abaixo, pensei nesta possibilidade, e indo para o escorredor viria muitas brotações tbm!
Abraço,
Xará _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 12:31 am Assunto: |
|
|
Oi Xará, realmente foi uma pena mesmo, mas da proxima vez tomarei mais cuidado. Aliás, agora aramagem é só com traçao.
Gostei da idéia da poda, mas vou dar uma olhada se realmente fica bom, porque nas duas fotos que eu postei o ficus ficou de costas , coloquei assim porque é mais facil enxergar os galhos quebrados, agora vou dar uma olhada se a poda vai deixar a "frente" dele bonita. , mas obrigado pela idéia.
Abraço, obrigado.
Mzide, obrigado pela resposta a respeito do enxerto, vou passar para o escorredor e torcer para que nasça galho onde quebrei. Se nao nascer, vai enxerto mesmo.
Abraço.
Macjames, nunca tive um junipero, mas tbem nao estou achando tão bom conduzir ficus, achei bem melhor as frutiferas que alem de ser facil de conduzir ainda dão frutos.
Abraço. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 11:07 am Assunto: |
|
|
Ah, então tá.
mais tarde querendo estilizá-la, ponha em tópico separado, com fotos da suposta frente.
Sobre vc gostar mais de frutíferas, pode ser causa natural, são plantas femininas...
Abração
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 7:25 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
não tenho certeza disso, mas eu acredito que não pegue enxerto. Ele não aceita uro, mata todo o galho acima. Não acita jin, o galho seca e quebra fácil. Fiz um shari no meu, ainda está indo bem, mas a madeira fica bem macia com o tempo. Estou tratando todo mês dele. Com essas características creio ser arrisscado um enxerto. Ele tem boa brotação em galhos baixos e até no tronco, por isso espere um pouco que pode ser que ainda dê para aproveitar o galho quebrado.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|