FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ficus boni - quebra de galhos - enxerto
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 1:32 pm    Assunto: ficus boni - quebra de galhos - enxerto Responder com citação

Amigos, o ficus boni aceita bem enxertos de galhos? Já que como havia comentando em outro tópico quebrei 2 galhos do meu.
Achei ele meio sensível em relação ao restante e fiquei com medo de fazer sem perguntar. Very Happy

Seguem as fotos.

Abraços[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
macjames

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana, vc esta falando do ficus benjamina? Bem na minha vasta experiência de apenas 1 exemplar, em que tb tentei aramar e tb quebrei 2 galhos... tentei enxertar uma destes galhos e não pegou. Mas tenho certeza que fiz tudo certinho e já tinha conseguido enxertos laterais em outras espécies com sucesso. Talvez a experiência de outros seja diferente. Confused
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Macjames, esse ai da foto é um ficus boni. A impressao que dá é que ele tem o tronco e os galhos mais "suculentos" que o benjamina. Por isso fiquei com duvida se é possivel fazer enxerto de galhos. Very Happy
macjames

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Bah. Não conhecia esta outra espécie de ficus. Tem a mesma cara do benjamina que tenho em casa. Sinceramente depois desta minha frustrada tentativa de aramação, estou tentando conduzi-lo com tração com fios amarrados na base do vaso. Daqui alguns meses vou remover e ver no que deu. Mas não estou muito fã dele não. Gostei mesmo é de mexer com junípero, especialmente depois que tivemos o curso com o Tramujas aqui em Bento Very Happy Very Happy Very Happy
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana ...
O ficus é uma especie muito boa para se trabalhar so tendo o cuidado com seus galhos para nao quebrar ...depois q vc pega o a manha é muito bom ...
Ele aceita sim o enxerto...
Mai te dou um conselho o crecimento dele é bem rapido é so esperar um pouquinho q loga aparecera outro galho ...
E na minha opiniao vc deveria retirar ele desse vaso colocando no escoredor vc vai ver como ele protara rapido ...
Laughing
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amiguinha, que belo boni vc tem!

Foi uma pena logo o galho de fora da curva partir! Crying or Very sad

A aramagem com tração é interessante para ele, visto q com aramagem tradicional n se pode movimentar mesmo o galhos em demasia, ele tem uma conicidade bacana, mas acho q está meio alto! Confused

Sabe aquele galho no pé do ápice (observador)?? seria meu ápice...como sempre querendo cortar suas plantas... Embarassed Twisted Evil Laughing

É só uma idéia, pense a respeito e o veja de vários ângulos, quem sabe estou errado, mas como o movimento de tronco e conicidade pára logo abaixo, pensei nesta possibilidade, e indo para o escorredor viria muitas brotações tbm!

Abraço,
Xará
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 12:31 am    Assunto: Responder com citação

Oi Xará, realmente foi uma pena mesmo, mas da proxima vez tomarei mais cuidado. Aliás, agora aramagem é só com traçao.
Gostei da idéia da poda, mas vou dar uma olhada se realmente fica bom, porque nas duas fotos que eu postei o ficus ficou de costas Shocked Very Happy , coloquei assim porque é mais facil enxergar os galhos quebrados, agora vou dar uma olhada se a poda vai deixar a "frente" dele bonita. Very Happy , mas obrigado pela idéia.
Abraço, obrigado.

Mzide, obrigado pela resposta a respeito do enxerto, vou passar para o escorredor e torcer para que nasça galho onde quebrei. Se nao nascer, vai enxerto mesmo. Wink
Abraço. Very Happy

Macjames, nunca tive um junipero, mas tbem nao estou achando tão bom conduzir ficus, achei bem melhor as frutiferas que alem de ser facil de conduzir ainda dão frutos. Wink
Abraço.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Ah, então tá.

mais tarde querendo estilizá-la, ponha em tópico separado, com fotos da suposta frente.

Sobre vc gostar mais de frutíferas, pode ser causa natural, são plantas femininas...

Abração
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana,

não tenho certeza disso, mas eu acredito que não pegue enxerto. Ele não aceita uro, mata todo o galho acima. Não acita jin, o galho seca e quebra fácil. Fiz um shari no meu, ainda está indo bem, mas a madeira fica bem macia com o tempo. Estou tratando todo mês dele. Com essas características creio ser arrisscado um enxerto. Ele tem boa brotação em galhos baixos e até no tronco, por isso espere um pouco que pode ser que ainda dê para aproveitar o galho quebrado.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: