FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Olhem que absurdo!!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Laureti

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:25 am    Assunto: Olhem que absurdo!!! Responder com citação

Estava realizando algumas pesquisas na net e por acaso encontrei essa mátéria. Achei um absurdo! Onde está a graça em cultivar o bonsai assim?
Bem, leiam e opinem sobre o assunto. Segue o link:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070730

Um abraço a todos os amigos do bonsai
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Opa!!

Eu acho que não vinga, porque bonsai não é apenas uma árvore pequena ou anã ela segue estilos e para serem consideradas bonsai estas arvores geneticamente modificadas terão que ser trabalhadas e modeladas necessitando também de tempo para a recuperação de cortes de galhos e surgimento de galhos e raízes nas posições desejadas para a formação dos estilos dos verdadeiros bonsai. As única vantagens ao meu ver é que elas atingirão a maturidade genética mais cedo facilitando a produção de frutos e também o tamanhos reduzido das folhas. Prefiro a paciência na arte de cultivar Bonsai.

Silvio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Laureti, a principio pode até parecer algo absurdo, mas com o tempo economizado no desenvolvimento da planta, se poderá ganhar tempo tambem na formação estrutural.
A técnica descrita aponta apenas para a redução do tamanho da planta, mas todo o trabalho que visa formar um bonsai, como a formação de nebari, movimento de tronco, estrutura de galhos e densificação da copa, continuará demandando um certo tempo para ser concluída.
A matéria discorre sobre o tamanho da planta, considerando esse unico aspecto, como o necessário para se ter um bonsai, quando na verdade, o tamanho reduzido é apenas uma das inumeras caracteristicas necessárias para que se tenha numa planta qualquer reconhecido o bonsai.
Consoante isso, podemos colocar essa técnica (de reduzir o tamanho via manipulação genética), ao lado da técnica do alporque e da estaquia, vez que essas duas tambem permitem termos em pouco tempo material mais que adequado para formar um bonsai, mas que, igualmente, despendem tempo a mais para isso, vez que para atingir a qualidade, teremos que apor à muda assim adquirida, todas as técnicas que descrevi, visando formar o bonsai. Very Happy

Um bonsaista japones experimentado, certa vez, fazendo uso de enxertia, criou um novo especime de pinus, que denominou ZUISHO, em razão de que reduzia o tempo de cultivo para até 10 anos, para estar formando um bonsai a partir de um galhinho, enquanto que no metodo tradicional, via semente, levava-se de 20 a 30 anos para se ter o mesmo resultado. Shocked
À época, causou um rebuliço tremendo entre os cultivadores, como agora causa essa materia, em razão de que muitos bonsaistas e cultivadores viam nisso uma verdadeira "aberração", contrário a tudo que eles apregoavam, algo muito inusitado para ser considerado a sério. No entanto, a idéia original prevaleceu e o ZUISHO é hoje uma variedade disputadissima nos torneios, concursos e exposições japonesas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:59 am    Assunto: Manipulação genética Responder com citação

Laureti

A manipulação genética intencional talvez venha a ser considerada "dopping genético no bonsai", em analogia ao esporte. Esse processo laboratorial poderá vir até a ser condenado pela comunidade de bonsaístas. No entanto, além de linhagens mutantes naturais de espécies como Casuarina equisetifolia e Chamaecyparis obtusa (tuia nana) e várias outras, temos atualmente diversas linhagens selecionadas artificialmente pelo homem durante vários séculos especialmente para melhor adequação às características do bonsai, tais como Acer palmatum, Carmona microphylla e outras muito admiradas na arte.

"Recife (PE)"
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Creio que pelo que fala na materia isso não diminuiria em praticamente nada o tempo de formação de um bonsai, pelo contrario isso pra mim geraria um atraso, pois o que relata na materia é que a arvore não cresce, e pode chegar a idade adulta como o tamanho de um bonsai, se ela não cresce elimina a possibilidade de executar varias tecnicas que dariam mais velocidade no treinamento como galhos de sacrificio mesmo seria impossivel de fazer, ir formando a planta e deixar a ponteira crescer tambem estaria descartada então isso eliminaria a possibilidade de usar muitas tecnicas que aceleram o desenvolvimento.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião não são bonsais, e sim mini-árvores. Bonsai é muito, mais muito mais que uma árvore em um vaso.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

A mim o que me preocupa num artigo deste tipo, é que a ser verdade, falta saber o que estará nas entrelinhas.
Primeiro o que significa verdadeiramente genéticamente modificado?
É que a classificação de tal, parece-me ser uma linha ténue e pode representar muito mais, do que aquilo que eles querem fazer ver...se for verdade.

Pessoalmente não acredito/não creio, que haja algum laboratório que gaste fundos, numa pesquisa cujo fim, seria o beneficio dos bonsaistas ou até dos horticultores Rolling Eyes , pode ser que esteja errado, mas acho que existem coisas mais importantes para se envolverem...agora Bonsai???

Se por ironias do destino, foram utilizadas como teste ou efeito placebo de um tipo de estudo, cujo fim seria outra coisa qualquer, e embocaram neste resultado, ok pode ter acontecido....mas continuamos a não saber ao certo, o que será algo genéticamente modificado e qual a sua verdadeira finalidade, por existirem diversas.

Quem o pratica, acredito que o faça por bem, já que é uma virtude intrínseca do homem de bem, a quem se desponibiliza tais resultados, é que pode fazer toda a diferença, principalmente quando se visa ( VISA Very Happy Very Happy )o lucro fácil...

O resultado prático, por ser uma manipulação profunda num ser e cujos resultados futuros desconhecemos, deixa-me com algumas reservas a julgar pelos exemplos que temos tido.

Contudo é mais uma evolução das coisas, e sem bem, se mal, o tempo o dirá.
Eu pessoalmente, dificilmente compraria uma árvore que soubesse ter sido criada em laboratório...branqueada ao longo das decadas/seculos, ok, já as consumimos hoje, numa simples salada, mas genéticamente modificada Confused ...será preconceito ? ...talvez,...se me preocupa hoje em não o fazer na alimentação (que saiba) , também não começaria por ai, na arte de Bonsai.
...tempo é aquilo que mais espero ter, para cometer os meus erros/acertos e saborear tal arte, de preferência na companhia de amigos de longa data Wink...paciência, também será algo que não me importaria de poder vir um dia a contemplar...
Por isso não me revejo em tal caminho Wink .

Cptos.

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Também acho muito estranho terem esse objetivo como fim de trabalho, creio ter algo mais por trás disto.

E acho tbm q foram muito infelizes em chamar isso de bonsai, existem várias plantas anãs hoje em dia, resultado tbm de genética, hibridos...

Além do que bonsai, na verdade, é o caminho...bem, aí é outro papo. Wink

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Maeda

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal.

Há um aspecto prático muito importante que poderia passar despercebido. Trata-se do efeito invasivo que pode ocasionar. Quem lida com isso ou já viu a lista enorme de espécies exóticas que impedem o desenvolvimento das espécies nativas, sabe bem o que isso representa.

Já imaginaram uma miniatura de uma frutífera (só para exemplificar) cruzando com outra de tamanho normal? Seriam incalculáveis os prejuízos que isso causaria à agricultura do país que aceitasse essas plantas.

Não é por nada que as espécies geneticamente modificadas têm a introdução controlada.

Já, no aspecto artístico... sem comentários Confused

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Coisa de americano, não deve pegar pra valer. Eles inventam de tudo, do mais útil ao mais inútil.

T+
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 5:02 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Maeda escreveu:
Olá, pessoal.
...Já imaginaram uma miniatura de uma frutífera (só para exemplificar) cruzando com outra de tamanho normal? Seriam incalculáveis os prejuízos que isso causaria à agricultura do país que aceitasse essas plantas.

Não é por nada que as espécies geneticamente modificadas têm a introdução controlada....Abraços.

Exactamente a manipulação genética pode ser o simples criar de resistência a um agente nocivo, com um insecto indesejado ou outra planta qualquer.
Tal facto pode não parecer ter importância alguma, quando vistos de forma isolada, na realidade pode provocar a médio/longo prazo um desequilibrio ecológico, no meio ambiente onde for inserido...onde talvez o dinheiro que se ganhe no inicio, não seja suficiente para os problemas que terão que ultrapassar.

Por exemplo as pessoas quando ouvem falar de produtos biológicos, a ideia que os "média" deixam/fazem passar é a tentativa de produzir produtos horticulas ( À antiga) para beneficio do homem....o conceito é bem mais profundo, e talvez mais importante que isso é a tentativa de repor o meio ambiente horiginal.
Ao não se usrarem pesticidas ou adubos quimicos, haverá menos poluição, e a fauna aos poucos recompõem-se, desde os insectos indesejados aos seus predadores ( auxiliares/ aves etc.).
o equilibrio do eco-sistema...
A produção pode ser menor...ok, mas no futuro é mais promissora, porque garante alguma continuidade, coisa que determinados campos já não o fazem, por saturação de tudo o que é quimico, onde nem a água se pode beber.

Dark

Nos por cá, quando aparece uma invenção que não tem qualquer utilidade prática, normalmente referimo-nos a ela como "uma Americanice" Wink

Bom, para que conste esta é a minha opinião pessoal, não sou filiado, nem tão simpatizante de nenhum organismo de defesa Ambiental.
Simplesmente sou um cidadão do mundo...

[ ]s

Castro

Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 7:32 am    Assunto: Responder com citação

Bom galera, tem visto que a mudança genética tem provocado polemica, uns aprovam outros não, bem, ao meu ver, isso não difunde em nada na arte do bonsai, uma vez, sendo milenar. Contudo, continuo a fazer como tem sido feito, ou seja, atravez de germinação, alporquia, estaquia, enxertia, e nisso, a arte do bonsai vai seguindo o seu curso entre os bonsaistas e adimiradores. Bom, o que vier fora disso e especulação, quem é bonsaista vai continuar sendo, qual a pressa de formar um bonsai, se o gostoso é vc ver o desenvolvimento gradativo da planta? Então, a pressa é inimiga da perfeição, resumindo bonsai é uma arte. abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal.
O que me preocupa mais nesta matéria é o fato de um site colocar no ar uma matéria envolvendo um assunto que nem ao menos se deram o trabalho de pesquisarem. Eles não fazem a mínima idéia do que seja um bonsai.
Desta forma, escrevi para a redação do site, esclarecendo alguns pontos, criticando e sugerindo melhoras. Segue meu Email:
"Caros editores...
Ao ler a reportagem sobre as "mini-Árvores" fiquei aborrecido.
O uso do termo "bonsai" (que nunca usa plural: bonsais) foi feito de forma errônea e leviana.
Bonsai não é uma árvore em miniatura. Isto é apenas uma das centenas de caraterísticas de um bonsai, que incluem: Proporção, estilos, estética, mais de 1000 anos de história, parametros definidos e reconhecidos internacionalmente pela comunidade Bonsaista.
Isto sem mencionar que o termo Japonês para bonsai significa "árvore cultivada em bandeja", esta bandeja não é um vaso comum, e sim um vaso específico para Bonsai, que além do mais, precisa combinar quanto a cor, tamanho e estilo com a planta que nele vai ser plantada.
Creio que antes de escrever qualquer matéria, deveria-se fazer uma pesquisa (pelo menos básica) quanto ao assunto em questão, evitando assim falar de coisas que não se tem conhecimento.
O uso do termo bonsai está totalmente errado nesta matéria, e seria no mínimo louvável se fosse corrigido.

Por ser um site de grande visitação, creio que falhas como essas devem ser evitadas.
Coloco-me a disposição para esclarecimentos maiores quanto a arte do Bonsai.
MAs fica registrado: Arvores em miniatura não são Bonsai!!!
Fraternalemnte,
Valdir Hobus"

Seria interessante mais pessoas escreverem para mostrarmos que Bonsai é muito mais do que se imagina.
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamento com o amigo Vhobus.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Dilomar

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Essa matéria não passa de um grande equívoco como bem esclareceu o amigo Valdir. Árvores miniaturas não são nenhuma novidade, embora aqui o que se destaque seja a manipulação gênica direta em laboratório. Para bonsai, são o que eu não gostaria de ter: plantas que crescem milimetricamente. Em meio aos comentários do fórum uma frase me fez parar e repensar: "Bonsai é muito, mas muito mais que uma árvore em um vaso".
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: