 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laureti
Registrado: 01/11/06 Mensagens: 7 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:25 am Assunto: Olhem que absurdo!!! |
|
|
Estava realizando algumas pesquisas na net e por acaso encontrei essa mátéria. Achei um absurdo! Onde está a graça em cultivar o bonsai assim?
Bem, leiam e opinem sobre o assunto. Segue o link:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070730
Um abraço a todos os amigos do bonsai _________________ O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito. (R. W. Emerson) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
sdlucca 1.o PASSO


Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:46 am Assunto: |
|
|
Opa!!
Eu acho que não vinga, porque bonsai não é apenas uma árvore pequena ou anã ela segue estilos e para serem consideradas bonsai estas arvores geneticamente modificadas terão que ser trabalhadas e modeladas necessitando também de tempo para a recuperação de cortes de galhos e surgimento de galhos e raízes nas posições desejadas para a formação dos estilos dos verdadeiros bonsai. As única vantagens ao meu ver é que elas atingirão a maturidade genética mais cedo facilitando a produção de frutos e também o tamanhos reduzido das folhas. Prefiro a paciência na arte de cultivar Bonsai.
Silvio. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Laureti, a principio pode até parecer algo absurdo, mas com o tempo economizado no desenvolvimento da planta, se poderá ganhar tempo tambem na formação estrutural.
A técnica descrita aponta apenas para a redução do tamanho da planta, mas todo o trabalho que visa formar um bonsai, como a formação de nebari, movimento de tronco, estrutura de galhos e densificação da copa, continuará demandando um certo tempo para ser concluída.
A matéria discorre sobre o tamanho da planta, considerando esse unico aspecto, como o necessário para se ter um bonsai, quando na verdade, o tamanho reduzido é apenas uma das inumeras caracteristicas necessárias para que se tenha numa planta qualquer reconhecido o bonsai.
Consoante isso, podemos colocar essa técnica (de reduzir o tamanho via manipulação genética), ao lado da técnica do alporque e da estaquia, vez que essas duas tambem permitem termos em pouco tempo material mais que adequado para formar um bonsai, mas que, igualmente, despendem tempo a mais para isso, vez que para atingir a qualidade, teremos que apor à muda assim adquirida, todas as técnicas que descrevi, visando formar o bonsai.
Um bonsaista japones experimentado, certa vez, fazendo uso de enxertia, criou um novo especime de pinus, que denominou ZUISHO, em razão de que reduzia o tempo de cultivo para até 10 anos, para estar formando um bonsai a partir de um galhinho, enquanto que no metodo tradicional, via semente, levava-se de 20 a 30 anos para se ter o mesmo resultado.
À época, causou um rebuliço tremendo entre os cultivadores, como agora causa essa materia, em razão de que muitos bonsaistas e cultivadores viam nisso uma verdadeira "aberração", contrário a tudo que eles apregoavam, algo muito inusitado para ser considerado a sério. No entanto, a idéia original prevaleceu e o ZUISHO é hoje uma variedade disputadissima nos torneios, concursos e exposições japonesas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

Registrado: 04/12/06 Mensagens: 1485 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:59 am Assunto: Manipulação genética |
|
|
Laureti
A manipulação genética intencional talvez venha a ser considerada "dopping genético no bonsai", em analogia ao esporte. Esse processo laboratorial poderá vir até a ser condenado pela comunidade de bonsaístas. No entanto, além de linhagens mutantes naturais de espécies como Casuarina equisetifolia e Chamaecyparis obtusa (tuia nana) e várias outras, temos atualmente diversas linhagens selecionadas artificialmente pelo homem durante vários séculos especialmente para melhor adequação às características do bonsai, tais como Acer palmatum, Carmona microphylla e outras muito admiradas na arte. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
andre 2.o PASSO


Registrado: 23/07/04 Mensagens: 264 Localização: Bezerros-PE
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 11:27 am Assunto: |
|
|
Creio que pelo que fala na materia isso não diminuiria em praticamente nada o tempo de formação de um bonsai, pelo contrario isso pra mim geraria um atraso, pois o que relata na materia é que a arvore não cresce, e pode chegar a idade adulta como o tamanho de um bonsai, se ela não cresce elimina a possibilidade de executar varias tecnicas que dariam mais velocidade no treinamento como galhos de sacrificio mesmo seria impossivel de fazer, ir formando a planta e deixar a ponteira crescer tambem estaria descartada então isso eliminaria a possibilidade de usar muitas tecnicas que aceleram o desenvolvimento. _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
stokmann 2.o PASSO

Registrado: 29/05/07 Mensagens: 204 Localização: Caçador - SC
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 1:20 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião não são bonsais, e sim mini-árvores. Bonsai é muito, mais muito mais que uma árvore em um vaso. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 4:59 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
A mim o que me preocupa num artigo deste tipo, é que a ser verdade, falta saber o que estará nas entrelinhas.
Primeiro o que significa verdadeiramente genéticamente modificado?
É que a classificação de tal, parece-me ser uma linha ténue e pode representar muito mais, do que aquilo que eles querem fazer ver...se for verdade.
Pessoalmente não acredito/não creio, que haja algum laboratório que gaste fundos, numa pesquisa cujo fim, seria o beneficio dos bonsaistas ou até dos horticultores , pode ser que esteja errado, mas acho que existem coisas mais importantes para se envolverem...agora Bonsai???
Se por ironias do destino, foram utilizadas como teste ou efeito placebo de um tipo de estudo, cujo fim seria outra coisa qualquer, e embocaram neste resultado, ok pode ter acontecido....mas continuamos a não saber ao certo, o que será algo genéticamente modificado e qual a sua verdadeira finalidade, por existirem diversas.
Quem o pratica, acredito que o faça por bem, já que é uma virtude intrínseca do homem de bem, a quem se desponibiliza tais resultados, é que pode fazer toda a diferença, principalmente quando se visa ( VISA )o lucro fácil...
O resultado prático, por ser uma manipulação profunda num ser e cujos resultados futuros desconhecemos, deixa-me com algumas reservas a julgar pelos exemplos que temos tido.
Contudo é mais uma evolução das coisas, e sem bem, se mal, o tempo o dirá.
Eu pessoalmente, dificilmente compraria uma árvore que soubesse ter sido criada em laboratório...branqueada ao longo das decadas/seculos, ok, já as consumimos hoje, numa simples salada, mas genéticamente modificada ...será preconceito ? ...talvez,...se me preocupa hoje em não o fazer na alimentação (que saiba) , também não começaria por ai, na arte de Bonsai.
...tempo é aquilo que mais espero ter, para cometer os meus erros/acertos e saborear tal arte, de preferência na companhia de amigos de longa data ...paciência, também será algo que não me importaria de poder vir um dia a contemplar...
Por isso não me revejo em tal caminho .
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 8:48 pm Assunto: |
|
|
Também acho muito estranho terem esse objetivo como fim de trabalho, creio ter algo mais por trás disto.
E acho tbm q foram muito infelizes em chamar isso de bonsai, existem várias plantas anãs hoje em dia, resultado tbm de genética, hibridos...
Além do que bonsai, na verdade, é o caminho...bem, aí é outro papo.
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Maeda

Registrado: 15/10/06 Mensagens: 55 Localização: Jarinu - SP
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:22 pm Assunto: |
|
|
Olá, pessoal.
Há um aspecto prático muito importante que poderia passar despercebido. Trata-se do efeito invasivo que pode ocasionar. Quem lida com isso ou já viu a lista enorme de espécies exóticas que impedem o desenvolvimento das espécies nativas, sabe bem o que isso representa.
Já imaginaram uma miniatura de uma frutífera (só para exemplificar) cruzando com outra de tamanho normal? Seriam incalculáveis os prejuízos que isso causaria à agricultura do país que aceitasse essas plantas.
Não é por nada que as espécies geneticamente modificadas têm a introdução controlada.
Já, no aspecto artístico... sem comentários
Abraços. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 11:02 pm Assunto: |
|
|
Coisa de americano, não deve pegar pra valer. Eles inventam de tudo, do mais útil ao mais inútil.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 5:02 am Assunto: |
|
|
Olá a todos
Maeda escreveu: | Olá, pessoal.
...Já imaginaram uma miniatura de uma frutífera (só para exemplificar) cruzando com outra de tamanho normal? Seriam incalculáveis os prejuízos que isso causaria à agricultura do país que aceitasse essas plantas.
Não é por nada que as espécies geneticamente modificadas têm a introdução controlada....Abraços. |
Exactamente a manipulação genética pode ser o simples criar de resistência a um agente nocivo, com um insecto indesejado ou outra planta qualquer.
Tal facto pode não parecer ter importância alguma, quando vistos de forma isolada, na realidade pode provocar a médio/longo prazo um desequilibrio ecológico, no meio ambiente onde for inserido...onde talvez o dinheiro que se ganhe no inicio, não seja suficiente para os problemas que terão que ultrapassar.
Por exemplo as pessoas quando ouvem falar de produtos biológicos, a ideia que os "média" deixam/fazem passar é a tentativa de produzir produtos horticulas ( À antiga) para beneficio do homem....o conceito é bem mais profundo, e talvez mais importante que isso é a tentativa de repor o meio ambiente horiginal.
Ao não se usrarem pesticidas ou adubos quimicos, haverá menos poluição, e a fauna aos poucos recompõem-se, desde os insectos indesejados aos seus predadores ( auxiliares/ aves etc.).
o equilibrio do eco-sistema...
A produção pode ser menor...ok, mas no futuro é mais promissora, porque garante alguma continuidade, coisa que determinados campos já não o fazem, por saturação de tudo o que é quimico, onde nem a água se pode beber.
Dark
Nos por cá, quando aparece uma invenção que não tem qualquer utilidade prática, normalmente referimo-nos a ela como "uma Americanice"
Bom, para que conste esta é a minha opinião pessoal, não sou filiado, nem tão simpatizante de nenhum organismo de defesa Ambiental.
Simplesmente sou um cidadão do mundo...
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO


Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 7:32 am Assunto: |
|
|
Bom galera, tem visto que a mudança genética tem provocado polemica, uns aprovam outros não, bem, ao meu ver, isso não difunde em nada na arte do bonsai, uma vez, sendo milenar. Contudo, continuo a fazer como tem sido feito, ou seja, atravez de germinação, alporquia, estaquia, enxertia, e nisso, a arte do bonsai vai seguindo o seu curso entre os bonsaistas e adimiradores. Bom, o que vier fora disso e especulação, quem é bonsaista vai continuar sendo, qual a pressa de formar um bonsai, se o gostoso é vc ver o desenvolvimento gradativo da planta? Então, a pressa é inimiga da perfeição, resumindo bonsai é uma arte. abraços. _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 9:54 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
O que me preocupa mais nesta matéria é o fato de um site colocar no ar uma matéria envolvendo um assunto que nem ao menos se deram o trabalho de pesquisarem. Eles não fazem a mínima idéia do que seja um bonsai.
Desta forma, escrevi para a redação do site, esclarecendo alguns pontos, criticando e sugerindo melhoras. Segue meu Email:
"Caros editores...
Ao ler a reportagem sobre as "mini-Árvores" fiquei aborrecido.
O uso do termo "bonsai" (que nunca usa plural: bonsais) foi feito de forma errônea e leviana.
Bonsai não é uma árvore em miniatura. Isto é apenas uma das centenas de caraterísticas de um bonsai, que incluem: Proporção, estilos, estética, mais de 1000 anos de história, parametros definidos e reconhecidos internacionalmente pela comunidade Bonsaista.
Isto sem mencionar que o termo Japonês para bonsai significa "árvore cultivada em bandeja", esta bandeja não é um vaso comum, e sim um vaso específico para Bonsai, que além do mais, precisa combinar quanto a cor, tamanho e estilo com a planta que nele vai ser plantada.
Creio que antes de escrever qualquer matéria, deveria-se fazer uma pesquisa (pelo menos básica) quanto ao assunto em questão, evitando assim falar de coisas que não se tem conhecimento.
O uso do termo bonsai está totalmente errado nesta matéria, e seria no mínimo louvável se fosse corrigido.
Por ser um site de grande visitação, creio que falhas como essas devem ser evitadas.
Coloco-me a disposição para esclarecimentos maiores quanto a arte do Bonsai.
MAs fica registrado: Arvores em miniatura não são Bonsai!!!
Fraternalemnte,
Valdir Hobus"
Seria interessante mais pessoas escreverem para mostrarmos que Bonsai é muito mais do que se imagina. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO


Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 10:08 am Assunto: |
|
|
Concordo plenamento com o amigo Vhobus. _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Dilomar
Registrado: 16/03/05 Mensagens: 48 Localização: Santa Maria/ RS
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 9:49 am Assunto: |
|
|
Essa matéria não passa de um grande equívoco como bem esclareceu o amigo Valdir. Árvores miniaturas não são nenhuma novidade, embora aqui o que se destaque seja a manipulação gênica direta em laboratório. Para bonsai, são o que eu não gostaria de ter: plantas que crescem milimetricamente. Em meio aos comentários do fórum uma frase me fez parar e repensar: "Bonsai é muito, mas muito mais que uma árvore em um vaso". |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|