FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sergivaldo (Ficus, minha primeira experiência como bonsai)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 10:29 pm    Assunto: Sergivaldo (Ficus, minha primeira experiência como bonsai) Responder com citação

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês o trabalho que desenvolvi, ao longo de 12 anos, com um Ficus microcarpa.

Minha intenção é passar para os colegas, especialmente os que estão iniciando, as várias fases que pude desfrutar com esta planta. O importante é que, em cada uma delas, sempre me senti realizado com o estado em que a planta se encontrava. Para mim, estava perfeita.

Hoje, comparando-a com as imagens passadas, vejo que muita coisa mudou e sei que muita coisa ainda será modificada. Isto não é o mais importante.

1) Uma das primeiras imagens, após seu primeiro envazamento (a planta foi adquirida numa floricultura e ali mesmo podada e envazada).
Na época, eu achava essas pedras o maior barato...



2) Aqui, fiz a minha primeira colocação de musgos. Como não tinha como conseguir miniaturas de chineses, improvisei um pastor, feito de borracha, que até então servia para enfeitar a árvore de Natal:



3) Nesta foto, a evolução na copa e mudança para um novo vaso de cimento, desta vez, pintado com tinta spray:




4) Uma nova fase, com a copa ficando cada vez mais densa. O pastor continuava lá, sentadinho, com uma ovelha no colo...



5) Aqui, um novo vaso de cimento...


6) Hoje, ainda no vaso de cimento, mas com a copa já quase definida. Quem sabe da próxima vez não será vista num belo vaso de cerâmica???



Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Gostei do seu Ficus microcarpa. Ele teve e tem muito carinho de sua parte. As raízes adventícias mostram o quanto ele está bem retratado com a realidade. Qual é a altura dele ?

Parabéns !!

Abraço,
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 81
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Querido MIGUINHO !!!! Laughing Laughing Laughing

Emocionante ver seu trabalho com este ficus !!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Dê as medidas da sua planta !!!!!!!

Eu a vejo num vaso do meu ceramista de plantão Sami..... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Qual o vaso você idealizou ????

Mande MP e com certeza se ele, o Sami, tiver algum vaso para ela, você receberá com muito amor..........

Beijos

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergivaldo,

Adoro amigo! Adoro! Uma vez Kiuzo Murata disse, que a tecnica mais impressionante que ele achava existir era transformar uma arvore de aspecto nao natural em uma com um aspecto natural, e acho que foi o que conseguiu com seu Ficus. E agradeço e agrade cemos muito po voce ter feito um arquivo com estas fotos evolutivas do mesmo. Parabens amigo. Quro ver ele no proximo vaso. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima


Editado pela última vez por Illex em Seg Jan 30, 2006 11:06 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
abrão



Registrado: 26/01/06
Mensagens: 46
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

nossa cara, to realmente emocionado
nunca tinha visto o desenvolvimento de um bonsai
com tanto detalhe
e esse ficus ficou demais
realmente dah pra notar a técnica de nosso amigo
ehhehehee
dez cara, eh soh o q eu posso dizer

abraços

abrão
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 51
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 12:11 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal

É isso que mais me atrai nessa maravilhosa arte... um trabalho nunca está rigorosamente terminado... e juntamente com a árvore, aprendemos e crescemos também Exclamation

Sergivaldo meu amigo, emocionante esse tópico Exclamation Exclamation Exclamation

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio C. Ratto escreveu:
Sergivaldo,

Gostei do seu Ficus microcarpa. Ele teve e tem muito carinho de sua parte. As raízes adventícias mostram o quanto ele está bem retratado com a realidade. Qual é a altura dele ?

Parabéns !!

Abraço,


Olá Ratto,

Gostar de plantas já não é nenhuma novidades, todos sabem, mas o carinho que tenho por esta planta é realmente especial.

As raízes adventícias, antes eu retirava mas resolvi deixá-las se desenvolverem para ver o que aconteceria. Acho que ficou melhor assim.

Medindo a partir da borda do vaso, a planta está com 60 cm de altura.

Fico muito agradecido pelos elogios, principalmente sabendo que você é também um apaixonado por essa espécie.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Querido MIGUINHO !!!! Laughing Laughing Laughing

Emocionante ver seu trabalho com este ficus !!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Dê as medidas da sua planta !!!!!!!

Eu a vejo num vaso do meu ceramista de plantão Sami..... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Qual o vaso você idealizou ????

Mande MP e com certeza se ele, o Sami, tiver algum vaso para ela, você receberá com muito amor..........

Beijos

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed


Oi Miguinha,

É sempre um grande prazer confabular contigo...

Como disse ao Ratto, a planta está com 60 cm de altura e a base mede, aproximadamente, 15 cm. Acredito que um vaso de formato oval ou retangular com os cantos arredondados fique bem. Esse aí foi feito por mim e possui 40 cm comprimento x 27 cm de largura, medidos internamente. Pelo tamanho, creio que não fique muito barato... Laughing Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Olá Illex,

Você, como sempre, gentil e muito participativo. Fico muito agradecido pelos elogios e pode ter certeza que brevemente estarei postando novamente essa planta num vaso mais adequado.

Alexandre,

Assim como você, também gosto demais dos Ficus.

O que disse é a mais pura verdade: um bonsai jamais estará rigorosamente terminado. Acredito que seja justamente isto que o torna tão apaixonante. Se errarmos, teremos diversas oportunidades para corrigirmos nossos erros; se acertarmos, procuraremos lapidar o que foi realizado.

Brigadão, cara, e um grande abraço!!!

Olá Abrão,

Não me iludo, sei que muita coisa ainda precisa ser melhorada mas, como disse anteriormente, não me preocupo com esse detalhe Laughing Laughing Laughing

A alegria que sinto pelas respostas que a planta nos tem dado ao longo desses anos soma-se à sua emoção: isto sim, nos deixa gratificados.

Valeu, meu velho,

Um abração, a todos,

Sergivaldo



SErgivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jonatã Fernandes Leite



Registrado: 03/11/05
Mensagens: 73
Localização: São Gonçalo - RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 11:24 am    Assunto: sentimento Responder com citação

Very Happy olá todo mundo - sergivaldo, angela, ratto, alexandre, illex e abrão!
sergivaldo, sinto a mesma coisa com cada fase das árvores, é como se nunca ficasse pronta definitivamente, ao mesmo tempo que é muito bom as vezes dá ansiedade de ver pronto! mas o conflito de não querer que acabe pois acabaria o prazer de trabalha-las! é justo o mesmo sentimento. ficou lindo o seu fícus e muito legal o efeito das raises adventícias e da gradativa diminuição das folhas.
parabéns.
abç a todos
_________________
Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Zorer
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/04/05
Idade: 60
Mensagens: 133
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo,

muito bacana sua exposiçao não só de fotos mas de sentimentos em relaçao ao Bonsai, ele sempre esta pronto mas nunca esta pronto, um Bonsai nunca termina estamos sempre a aprender e a encontrar caminhos com ele.

Abraços!

Zorer
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 11:16 pm    Assunto: Responder com citação

Também não posso deixar de elogiar...
Nota 10!

Eu também faço isso com algumas plantas... tenho foto de 5 anos... de quando a muda veio em pote de 20 litros... mas nem de longe ficam assim como as suas.

Como eu sempre falei, e sei que você não gosta muito... você é um grande escultor de plantas.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 81
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Oi Miguinho !!!!! Laughing Laughing Laughing

Ontem ou anteontem, não sei, o Sami fez uma queima de vasos. Ainda não vi.

Hoje devo chegar em casa muito tarde, mas amanhã a noite mandarei a foto para ele ver se existe algum vaso bom para sua planta.

Quanto ao preço, pagarei em suaves prestações !!!! hhihihihi Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista -
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Zorer,

É exatamente assim: nunca poderemos dizer que nosso trabalho está acabado... Laughing Laughing Laughing

Acredito que daqui a uns 2 anos esta mesma planta já estará bem diferente. É esperar para ver...

Felipe,

Já faz um bom tempo que não conversávamos, não?? Senti muito sua falta aqui no fórum.

Quanto às fotos, acho que devemos fotografar o máximo possível nossas plantas pois é muito gostoso vermos a evolução dos nossos bonsai. Além disso permite que vejamos algumas falhas que, ao vivo, não conseguimos enxergar.

Vejo também que é muito modesto, pois uma planta que é cultivada há cinco anos já tem uma boa história para mostrar. Orgulhe-se do que é capaz de fazer pois sei que também sente-se muito faliz com ela.

Algum dia, depois de tanta insistência, vou acabar acreditando que sou escultor Laughing Laughing Laughing, Sergivaldo, mão de tesoura..... Laughing Laughing Laughing

- Oxalá!!!!

Oi Miguinha,

Veja mesmo esse lance do vaso do Sami e me repasse o valor para fazermos uma simulação do financiamento. Laughing Laughing Laughing

Um abração, a todos,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, o registro da árvore, o registro da sua expectativa e de suas emoções, trazem sentido a Arte Bonsai. Mais que a árvore em si, linda, a sua persistência e dedicação merecem louvores. A maioria de nós frequentando a escola enquanto você, nos mostra como ela é feita.
Meu abraço
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil