FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meus Bonsais - Joel Lorenzoni
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 9:14 pm    Assunto: Meus Bonsais - Joel Lorenzoni Responder com citação


Buxinhos . . . Gemeos!!!!

Outro buxinho




Espero receber sugestões e tambem criticas sobre estes trabalhos , pois acredito que é ouvindo os mais experientes que aprendemos.

Obs: Voces não sabem o trabalho que deu para postar estas fotos , acredito que as proximas serão mais faceis.

Obs : Os vasos dos bonsais da primeira foto sao de cimento e gesso feitos pos mim

Joellaguna

_______________________________________________________

A ferramenta mais importante e mais negligenciada pelo bonsaista é o tempo.[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ped
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/01/07
Mensagens: 100
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 1:12 am    Assunto: Responder com citação

Bom, você pediu opinião de mais experientes mas eu vou dar de entrão e vou opinar tambem hehehe
Os dois primeiros vasos de gesso e cimento feitos por voce...como você conseguiu essa cor? Usou oq como molde?gostei deles hehe
A penultima foto, um buxinho, acho, bom, tem três galhos saindo do mesmo ponto...talvez vc conseguisse uma maior harmonia deixando dois ou um só
Na primeira foto, no bonsai da direita, no galho de cima, se voce desse uma arredondada nele, levando o topo mais pra direita, daria uma definida melhor no estilo
o mesmo vale para o bonsai da esquerda, levando para a direita os galhos que estão voltados para cima, ou eliminando-os.
Bom, opiniões de um principiante...eu ouviria os mais experientes antes de qualquer decisão hehehe
No mais, belos bonsais....gosto dessas de bonsais gemeos, ou mãe e filha, etc
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Joel,


suas plantas estão bem cuidadas. Saúde é primordial para o cultivo do bonsai.

A partir das que estão sozinhas nas fotos:
- A primeira, um buxinho. está com a copa muito alta. Ela parece uma uma planta da savana africana, de copa aberta, misturada com as plantas de floresta amazônica, muito alta. Recomendo uma poda gradual para que a planta dê brotos mais baixos. O buxinho não gosta de podas drásticas sem que sobre folhas no tronco. A proporção do tronco com a copa não está boa. A do tronco com o vaso também não ajuda muito, mas a cor o formato foi bem escolhida.

- A segunda, uma tuia azul se não me engano, também tem os mesmos problemas que a primeira. Muito alta e copa aberta. Uma sugestão de possibilidade. Poda baixa no galho da direita e depois no galho da esquerda, faça a tringulação, que está faltando nas duas, com uma aramação futura nas duas.



-A terceira não identifiquei qual espécie, por isso não vou opinar sem saber, mas está muito alta e precisa de galhos baixos para dar densidade à copa.


-A quarta é uma boa planta. Está com bom pontencial. Veja que alguns detalhes podem mudá-la radicalmente.
O vaso orgânco ficaria melhor com o estilo. A copa pode ser triangulada, veja o traço verde que ajuda na triangulação. Em caso de plantas nesse estilo, assim como outros, não é bom que se plante no centro do vaso como está.



-a outra gêmea desta anterior Está bem triangulada, msa precisa de uma definição dos galhos mais basixos, estão muitos galhos no mesmo ponto, veja se possível a possibildade de escolha de uns dois. Esta tem um nebari muito bom, excelente trabalho. Veja os jins, estão muito em evidência, escondendo a copa que está muito boa.

entenda como críticas que são uma evolução em suas plantas, não que deva deixar de lado e recomeçar, ou desitir da arte.
Para entender melhor as proporções leia o site do amigo Sergivaldo que é bem simples mas esclarecedora.

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso , muito obrigado pelas dicas a planta que vc não conseguiu identificar é um buxino tambem.
Todas esta plantas foram compradas de uma fliricultura e podadas , aramadas e envasadas a no maximo 15 dias.
Achei otima as tuas ideias.

Obrigado

É muito bom poder contar com pessoas experientes e que não tenham receio de dividir seus conhecimento com quem esta começando.

Joel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ped , obrigado pelas dicas .
Os vasos depois de secos foram pintados com tinta acrilica.
São muito faceis de fazer .
O importante e fazer a mistura de gesso cimento bem mole para aumentar o tempo de trabalho , pode ser liquido , eu coloca na proporção de 3 de cimento para 2 de gesso que fica mais resistente e aumenta o tempo de trabalho , pois o que faz endurecer rapido é o gesso
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil