|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 8:28 pm Assunto: ADENIUM OBESUM... Bonsai ou não? |
|
|
”ROSA DO DESERTO” ou “ADENIUM OBESUM”
Continuando a questão de IPAVIE:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=57609&sid=ef6192b74d3ad8038b9d53f270c77418
Alguns não a consideram como bonsai... por serem suculentas ou cactáceas...
outros no entanto idolatram esta maravilhosa e exótica planta.
Na internet existem sites, fóruns e grupos de estudo de bonsai de plantas gordas (“fat bonsai” incluindo o Adenium e o Pachipodium).
Planta inicialmente rústica, de áreas desertas do litoral nordeste da África, aclimata-se muito bem ao Nordeste Brasileiro.
Tenho dois Adenium adultos e 23 mudinhas. Uma delas me presenteou agora pouco, com três flores: primeiro uma tímida ... e, depois duas, de uma vez, exuberantes... vejam,
http://img254.imageshack.us/img254/7237/adenium2hx7.jpg
http://img117.imageshack.us/img117/5336/adeniumflormaoredsu3.jpg
[IMG]http://img117.imageshack.us/img117/5336/adeniumf
lormaoredsu3.jpg[/IMG]
http://img117.imageshack.us/img117/5336/adeniumflormaoredsu3.jpg
By cerub
http://img482.imageshack.us/img482/2788/adeniumjulhoaayb8.jpg
By cerub
http://img479.imageshack.us/img479/5312/adeniumduasfloreszb7.jpg
Comprei pela internet em site americano (preciso descobrir novamente o endereço) 40 sementes ... destas 32 germinaram mas algumas definharam e morreram. Agora tenho 23 sobreviventes, já com três meses de idade, prontas para morarem individualmente em vasos de criação. Dizem que com oito meses, já dão flores...? Vou acompanhar e informar!
Germinação de 10 dias...
http://img482.imageshack.us/img482/5986/adeniumabrilo1lv8.jpg
Mudas com 3 meses:
http://img490.imageshack.us/img490/9786/adeniumjulhobvz9.jpg
O que vocês acham????
Um abraço, Celso _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
fone: 33675262
Editado pela última vez por CELSO RUBENS em Qui Jul 05, 2007 10:57 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 8:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Celso tudo bem?
vc acha q dá para educar seus galhos?
as brotações são por toda a extensão dos galhos ou somente nas extremidades?
Dá para ter um bom nebari com o tempo?
Qta pergunta né amigo, eu tenho tbm um bálsamo branco, que tbm é uma crassulácea, e ele parece uma árvore gigante, mas não é considerado bonsai, inclusive a árvore da felicidade, mas muitos os tem como!
Como diz Nick, gosto é igual pescoço, cada um tem o seu, o meu bálsamo deixo em lugar em evidência, se valesse como bonsai, seria um dos bons...mas quem sabe não é, eu vi um monte destes meus na Bonsai Brasil em Curitiba sendo vendido como tal, e agora?
Vamos deixar a discussão rolar...
Um abraço e foi um prazer rever o amigo!
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:57 am Assunto: |
|
|
CELSO!!
AQUI NA MINHA CIDADE TINHA UM RAPAZ VENDENDO EM UMA FEIRA LIVRE MUDAS, TIPO ESSAS SUAS DE TRÊS MESES, ELE TINHA UM QUE DIZIA TER DEZ ANOS, ERA UM BELO BONSAI, APESAR DE ALGUNS REALMENTE NÃO CONSIDERA-LOS BONSAI. PARA EU VALE A BELEZA ESSA PLANTA QUE É MARAVILHOSA E FICA COM UM TRONCO PARECIDO COM AQUELAS ARVORES GIGANTES DA AFRICA É FANTASTICO. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 10:31 am Assunto: |
|
|
Amigos ...na verdade isso so depende de nós acharmos ou nao como Bonsai ...Pois eu faço bonsai pro prazer e pela beleza das arvores q nos prensenteia com flores nebari e muito mais ...
Temos q deixar um pouco de lado certas regras e sim cultivar nos maravilhosas plantas com muito amor e carinho....
Entao na minha opiniao é sim um BONSAI e muito bonito ...kkk Parabens.... |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 2:00 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
mziede escreveu: | Amigos ...na verdade isso so depende de nós acharmos ou nao como Bonsai ...Pois eu faço bonsai pro prazer e pela beleza das arvores q nos prensenteia com flores nebari e muito mais ...
Temos q deixar um pouco de lado certas regras e sim cultivar nos maravilhosas plantas com muito amor e carinho....
Entao na minha opiniao é sim um BONSAI e muito bonito ...kkk Parabens.... |
Mziede
Tudo muito correcto, mas ser Bonsai, não depende só de nós o acharmos..., isso funciona apenas para nós, não o devemos esperar dos outros... principalmente se o fazemos para mostrar.
Primeiro parece-me importante reflectir um pouco mais fundo, sobre o que achamos ser Bonsai, sobre o que praticamos a nivel pessoal, não o que os outros praticam, aqui entra o velho problema, só aprendendo com directrizes, se pode saber qual o rumo e se nos estamos a desviar...depois devemos colocar todos os esforços no sentido de o seguir, com o máximo de naturalidade que nos for possivel...deixando sempre espaços para uma possivel receptividade (ou novos horizontes ou uma simples negação), mesmo a negação não diexa de ser aprendizagem, e pode levar-nos ao rumo certo, quando entendida de forma construtiva.
A mim o que me ensinaram, foi que Bonsai deve ser feito de:
Árvores que lenhifiquem
Possam reduzir o tamanho da folhas com as consecutivas podas, evitando um resultado final, que será certamente "menos bom" pela sua desproporção.
Que possam ser modelada na sua estrutura, ( Tronco/Ramos )
p/ controle do Tashiagari e respectivo afunilamento do Tronco
Que permitam a obtenção de um bom Nebari.
Com é obvio podemos colocar quase todas as árvores num vaso de Bonsai, e chamarmos nós mesmos, como Bonsai...se o é para a restante comunidade, isso é outra coisa...
Por exemplo: As "cycas/Bananeiras etc" já as tenho visto em revistas de Bonsai, no entanto, pelo que sei ainda não foi aceites como tal, embora existam bastantes membros utilizarem...podendo continuar chamar-lhe Bonsai.
Dependendo das espécies, em publico, deve-se usar o termo com alguma moderação, porque senão arriscamo-nos a um dia ver isto, como um possivel Literati (100%, natural)
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e0/Couve-galega.JPG/220px-Couve-galega.JPG&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Couve-galega&h=293&w=220&sz=42&hl=pt-PT&start=1&tbnid=rWezIOVP61wTVM:&tbnh=115&tbnw=86&prev=/images%3Fq%3Dcouve%2BGalega%26gbv%3D2%26ndsp%3D18%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 2:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Creio que o melhor é separarmos essas cultivares, reposicionando-as na parte referente a kusamono ou shitakusa. Não são arvores, nem arbustos nem trepadeiras com caules lenhosos, como bem frisou nosso bom amigo Castro, logo, não poderiam ser considerados bonsai.
Devemos lembrar que algumas dessas cultivares poderão ser envasadas em recipientes mais comumentemente usados para o cultivo ou apresentação do bonsai, sem que necessariamente tenha que ter essa mesma denominação.
Nesse site, há foto de uma crassula que é divulgada como mini bonsai:
http://www.bonsai4me.com/gallery%20mame.htm
Com isso, temos um referencial, discutivel ao extremo, principalmente se considerarmos que jamais os japoneses classicos aceitariam tais argumentos, de que seja um bonsai as suculentas tipo Crassula e Portulacarias.
Algumas plantas de acento, por sua vez, são acondicionadas em vasos apropriados para bonsai:
Há tempos, lembro que vi no site do Joca, do Rio de Janeiro, um "bonsai" que ele cultivava, de bananeira. Mostrava, incluso, a técnica empregada para formar sua planta.
Uma antiga revista de bonsai nacional, mostrava um pseudo bonsai de cica revoluta, que alcunhava de bonsai arquitetura.
Todas fogem do tradicionalismo classico japones ou chines. Mas, puristas a parte, somos todos primários nessa nobre arte, então, nada mais justo que tentemos ir nos adequando às tradições, criando e abusando das inumeras possibilidades, até que possamos, daqui a uns trezentos ou quatrocentos anos no futuro, termos a grata satisfação de poder dizer com orgulho que nós temos o bonsai brasileiro definitivo, seja lá o que isso signifique.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 1:23 am Assunto: |
|
|
Concordo com as colocações sobre necessidade de regras e princípios.
vejo que tal discussão ocorre em outras artes, sempre há pessoas mais puristas e outras que extrapolam as fronteiras de determinada arte.
Acho o debate importante pois isso ajuda no crescimento da Arte Bonsai e no desenvolvimento de uma Escola Brasileira, como o Nick disse.
Agora, Celso, seja bonsai ou não, a segunda planta está muito bonita, Parabéns. _________________ P.C. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 3:05 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá Nick
nickyfury escreveu: | ...Com isso, temos um referencial, discutivel ao extremo, principalmente se considerarmos que jamais os japoneses classicos aceitariam tais argumentos... |
Esqueçendo se serão Japoneses ou não...Seria muito difícil tais argumentos
Argumentos com esses contornos, só são possíveis entre duas pessoas que não conhecem/entendem Bonsai (como um todo/Essência)
Poderíamos argumentar até à eternidade, porque nenhum de nós (principiantes) o sabe,
Como "ignorantes" que ainda somos, podemos jogar com a lógica e com as palavras...Mas porque nenhum de nós sabe, não há possibilidade de se chegar a uma conclusão.
No máximo, o que pode acontecer, é talvez um vencer o outro por fadiga, mas não é uma decisão sobre o Bonsai,
Existirá também a possibilidade de comunicação, entre duas pessoas que percebem/entendem Bonsai, mas ai não há como argumentar.
Sentam-se ...e trabalham em conjunto...o que haveria para argumentar, se ambos sabem as mesmas coisas e se encontram no mesmo espaço?...portanto haveria apenas espaço para o desfrutar do momento em Harmonia e amizade (eles e a natureza).
Outra possibilidade é uma pessoa que conhece e outra que não conhece (o caso acima citado)
Então deveria ser um grande problema, porque aquela que sabe, não pode traduzir o seu conhecimento na linguagem do ignorante/iniciante...
E a que não sabe, estará desnecessariamente a desperdiçar o seu tempo e a sua mente, porque em momento algum, pode convencer aquele que já sabe.
Patamar onde todos nós ( a maioria ) no encontramos...iniciantes.
Contudo não deixo de concordar que se o Caro Celso entender continuar a fazer tentativas com tais espécies, o deve fazer, se isso lhe der prazer...
Afinal não deixam de ser experiências bonitas
Para ele e tantos outros pode ser Bonsai, mas irá sempre existir alguns ( muitos) que não considerarão como tal.
Eu por exemplo não o consideraria como bonsai, pela ausência de requisitos do que acima referi pela simples observação do resultado final, mas pela abrangência daquilo que entendo ser Bonsai, como será óbvio este também estará inserido nesse trilho, logo seria Bonsai ( para mim)...é confuso, mas também não o consigo explicar melhor..até porque também ainda não sei o que é...ando a tentar aprender .
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Caros amigos
concordo com todos os argumentos do Castro e do nicky...
No pouco do meu conhecimento nesta grande arte, rosa-do-deserto, bananeira, roseira entre outras, não entendo como sendo cultivadas como BONSAI. Planta de acento (kusamono) sim... eu mesmo cultivo uma bananeira num vaso para bonsai
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 4:11 pm Assunto: |
|
|
Muito bem Alexandre, eu tbm tenho uma palmeira num vaso de bonsai, tenho outras plantas no qual me identifico, gostei de seu cultivo, formato, são experiências, até mesmo para n nos bitolarmos somente à bonsai, temos q conhecer mais da flora, e conheço muitas suculentas, cactus, palmeiras, bananeiras, todas em vasinho de bonsai fica muito bonita, mas são variantes de uma técnica no qual elas pela sua classificação fitobiológica, não dão condição à arte pelos pré-requisitos já comentados por alguns de nós, portanto ficam legais mas não são bonsai, pelo menos não o tradicional, e como entendo q BONSAI seja tradicional do Japão, não tenho dúvidas, purista ou não, temos q entender o óbvio.
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|