FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fusão de tronco (quais especies?)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lbmaker



Registrado: 11/08/06
Mensagens: 85
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 10:33 am    Assunto: Fusão de tronco (quais especies?) Responder com citação

Bem estou criando este topico para que compartilhem suas experiências conosco so bre fusão de troncos, e as especies que aceitamm a tecnica, estou querendo iniciar alguns projetos neste estilo mais não sei quais especies aceitam.

As que onheço que aceitam totalmente são ficus e acer, acretido que todas variedades.

Se souberem de maisespecies que aceitam e algumas dicas ou tutoriais sobre o assunto poste aki.

Muito obrigado e até mais...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 21/05/07
Idade: 49
Mensagens: 158
Localização: Vila Velha E.S

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

serissa tambem da pra fazer e fica legal ....
Laughing


Editado pela última vez por mziede em Sex Jul 06, 2007 2:33 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá mziede

Citação:
"mais não sei quais especies aceitam"

Penso que serão todas aquelas, que após uns anos..não seja perceptivel de forma alguma ter sido essa a sua origem.

Existe um Horto perto de mim que agora adquiriu umas "Ficus" não sei se da China, se do Vietnam ou Taiwan.
São um espectáculo de estrutura, tipo como essas que vemos nos sites deles, com vendas de rua, nem nos centros de Bonsai as vi com aquele porte...estranhei uma árvore com porte daqueles, ter um preço simpático + ou - 150€ o que para uma árvore daquelas, não era nada demais.
Aproximei-me para ver o que elas me diziam, e houve logo algo nelas que me pareceu estar errado, embora na estrutura com um todo não houvesse nada de contrário a assinalar...eram exuberantes mesmo.
Não é que visto de mais perto percebi, que elas foram todas entrelacadas quando jovens, ( à imagem de um exemplo, que um membro (amigo) antigo "Cnarita" uma vez colocou por cá ) e caro Amigo, ali estava um exemplo de algo, que gostaria de nunca ter visto em Bonsai, uma árvore cujo tronco estava aos bocados, como aqueles casacos de cabelal que são feitos com pequenos rectângulos...a julgar pela idade que teriam, está visto que tal técnica é coisa para durar uma vida a ocultar ....

Por isso me parece, que poderão ser todas aquelas, onde quando aplicadas tais aplicadas, essas, a médio longo prazo deixem de ser perceptiveis.

Concordo que a prática, tambem terá o seu factor de peso, sobre a qualidade do produto final Wink

Boa sorte Wink

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 3:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, não só voce se surpreende com essas invencionices. Aqui tambem temos a oportunidade de vislumbrar esse tipo de proposta, em que diversas estacas de ficus são trançadas, formando uma copa alta e arredondada, valorizadas em parques, jardins, geralmente envasadas para adornar pérgulas, sacadas e outros locais. Very Happy

Vez ou outra, algum cultivador, iniciante na arte bonsai, apresenta no forum esse tipo de ficus, pedindo orientação. Creio que é uma maneira interessante de se obter um caule grosso nessa espécie, mas há outras técnicas, mais arrojadas e que permitem uma estruturação mais bonita e compativel que essa, para formar um lindo tachiagari. Very Happy

Mas como costumo dizer, gosto é igual a pescoço: cada um tem o seu. Laughing Laughing







Ibmaker, a propósito de seu questionamento, a serissa não funde os caules. Outras variedades possiveis de fundir o caule são o ulmus, a piracanta, celtis, zelkova, ligustro, resedá, oliveira, azalea e citricas. Very Happy

Romanzeira, serissa, carmona, caliandra, cotoneaster, não costumam fundir. Pode-se, no entanto, forçar uma espécie de fusão via enxerto por encostia, raspando-se a casca e juntanto-se os caules, mas o resultado não é 100%, e ao final, não se terá o efeito desejado. Sad

A azalea não funde troncos antigos, apenas brotações novas, ainda verdes, é que podem ser tentadas a serem formadas. Penso que talvez as raizes, com o tempo, podem vir a formar um nebari unico, mas é necessário certa técnica para fazer isso. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil