|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:51 am Assunto: Argila em Substrato ??? |
|
|
Pessoal, eu to com umas mudas aki em casa de buxus e macieira, tenho uma de casa, e quero planta-las no escorredor, pra fazer o eskeminha da mamadeira, até aí td bem....
sei tb q ainda naum é a época apropiada pra isso, vou esperar, mas já pretendo tirar minha duvida.
Encontrei em um site falando q a mistura ideal pro Buxus é de : 40% de Argila, 50 % areia e 10% (Opcional) de terra adubada de boa procedência ( Vendida em saquinhos ).
E a mistura ideal de macieira é de : 40% de Argila, 40 % areia e 20% de terra adubada de boa procedência ( Vendida em saquinhos ).
Agora a minha dúvida, a argila depois de seca não fica mto dura ??? e isso não vai me dar problema?? ou será q qdo rego a planta e o solo, a argila naum vai ficar dura......
Resumindo, gostaria de saber se posso usar mesmo essa mistura pro escorredor, ou deveria usar outra.....
Obrigado a todos por enquanto.... |
|
|
 |
Alle
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 12:42 pm Assunto: |
|
|
Ola Djalma.
Bem, eu acho que você confundiu umas coisinhas ai. Na verdade, é argila, mas não é a argila naquele estado mole e grudento que é matéria prima para fabricação de vasos (que é umida e flexivel e depois, posta ao sol, fica dura e finalizando a construção do vaso).
Acredito que esta argila que o site se referiu é caco de tijolo ou telha (de barro) picada.
Um bom substrato precisa de uma mistura que lhe dê boa umidade (cacos de tijolos 2mm a 5mm), boa drenagem (pedrisco de rio 2mm a 5mm) e matéria orgânica(terra preta sem adubo e peneirada).
Então é isso ai. Particularmente, eu nunca vi vendendo caco de tijolo ou telha picada. Daí você vai ter um trabalhosinho em triturar este tijolo/telha. Eu sugiro que você pegue um pano velho e envolva o tijolo/telha, daí você pegue um martelo e de boas marteladas até tudo ficar em pedaços bem pequenos, depois você joga tudo numa peneira e aproveita somente os pedaços de 2 a 5 mm.
Quanto ao escorredor, eu acho que é sempre aconselhável a jovens bonsais para acelerar seu crescimento.
PS: Seria interessante você levar em consideração o clima da sua região, pois a depender deste você coloca mais ou menos argila picada ou mais ou menos areia ou pedrisco e por ai vai...
Tem uma tabela interessante feita por Fabiano Batista em sua apostila sobre Bonsais:
"Locais quentes como o Rio de Janeiro:
60% de areia grossa + 40% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de terra granulada
50% de areia grossa + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada
60% de areia grossa + 10% de argila granulada + 30% de terra granulada
Para coniferas, como pinheiros, tuias, etc.
60% de areia grossa + 30% de argila granulada + 10% de terra granulada
Locais de clima mais ameno:
80% de areia grossa + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 10% de argila granulada + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de argila granulada
Observações:
1 - As porcentagens acima, estão relacionadas ao peso da mistura:
2 - Para floríferas e frutíferas podemos acrescentar uns 10% de húmus de minhoca:
3 - Não há uma mistura definitiva, por isso você pode e deve experimentar outras proporções que sejam melhores para o seu clima. Lembre-se que quanto mais frio o seu clima, menos o composto deve reter água, ou seja, a drenagem deve ser melhor.
4 - Pode-se substituir um pouco da areia, por pedrisco."
Espero ter ajudado. E se eu estiver errado alguém ai em baixo ira corrigir, então, é só aguardar...  _________________ "A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Editado pela última vez por Alle em Ter Jul 10, 2007 10:03 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 12:49 pm Assunto: |
|
|
Ah tah..........
Agora entendi que argila é essa Alle..........
bom, vou quebrar um poukinho de tijolo então.......rss
Agora vc acha q as mudas de macieira e buxus ainda são jovens demais pra ir pro escorredor , ou já pode as duas tem mais ou menos uns 15 cm de altura......
Obrigado pelas dicas, me ajudou muito....
abraços.. |
|
|
 |
Alle
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 1:08 pm Assunto: |
|
|
Olá
Então Djalma,
O escorredor/mamadeira (que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento da planta, como tamanho do tronco e do galhos, fazendo que o jovem bonsai adquira forma adulta mais rapidamente) é recomendando quando a planta já está bem crescidinha... Eu prefiro esperar uns dois anos (apenas para o escorredor, sem mamadeira, esta vem apenas em outra fase) a depender da espécie. Quantos anos tem a sua mesmo? Uns 15cm deve ter um pouco menos dessa faixa, não é? Que tal postar umas fotos ai para o pessoal mais experiente apreciar uma resposta mais adequeda?!
Bem, enfim, lembre-se que o replantio em si é uma operação delicada, que deve ser feita normalmente em determinadas situações... como:
“Periodicamente, na primavera, a cada 2 anos.
Para passar a planta para um vaso de treinamento, na primavera.
Quando adquirimos uma planta, e o substrato onde ela se encontra, será mais prejudicial que replantar fora da época.
Por: Fabiano Batista"
Ok?! Até mais!  _________________ "A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira
Editado pela última vez por Alle em Ter Jul 10, 2007 10:05 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 6:24 pm Assunto: |
|
|
Djalma,
A argila referida pode a argila expandida que se compra em viveiros e floriculturas. Ela é leve e não compacta. Mas é muito pouco absorvedora de água, o que seria muito melhor feito pelo caco cerâmico.
o objetivo do escorredor mamadeira é deixar a plantar crescer livre. Com isto você tem um melhor aproveitamento do tempo em que você está cultivando. Sendo assim pode colocar qualquer muda, de qualquer idade no escorredor, e assim que soltar raízes no fundo coloque na mamadeira.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 6:39 pm Assunto: |
|
|
ok.......
Alle, putz, vou ver se arrumo uma maquina pra tirar fotos pra mostrar pro pessoal como estão as mudas.....
Outra pergunta....qdo eu coloko ela no escorredor e dá a época de trocar o substrato, troco normalmente como eu faria em um vaso comum???
Obrigado... |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 1:15 pm Assunto: |
|
|
Alle,
Quando encontramos recomendações de "ARGILA" para substrato, trata-se de argila mesmo, aquela que molhada forma barro.
Caco de tijolo/telha é a mesma matéria prima mas que, submetida a aquecimento, alterou suas características originais prestando-se, desta forma, a outra finalidade.
Não consegui encontrar mas há um boa discussão aqui no forum tratando de argila, argila expandida e caco de tijolo/telha. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 1:17 pm Assunto: |
|
|
Alle,
Quando encontramos recomendações de "ARGILA" para substrato, trata-se de argila mesmo, aquela que molhada forma barro.
Caco de tijolo/telha é a mesma matéria prima mas que, submetida a aquecimento, alterou suas características originais prestando-se, desta forma, a outra finalidade.
Não consegui encontrar mas há um boa discussão aqui no forum tratando de argila, argila expandida e caco de tijolo/telha. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 6:27 pm Assunto: |
|
|
Alle escreveu: | Tem uma tabela interessante feita por Fabiano Batista em sua apostila sobre Bonsais:
"Locais quentes como o Rio de Janeiro:
60% de areia grossa + 40% de terra granulada
50% de areia grossa + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada
60% de areia grossa + 30% de argila granulada + 10% de terra granulada
Locais de clima mais ameno:
80% de areia grossa + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 10% de argila granulada + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de argila granulada
Observações:
1 - As porcentagens acima, estão relacionadas ao peso da mistura:
2 - Para floríferas e frutíferas podemos acrescentar uns 10% de húmus de minhoca:
3 - Não há uma mistura definitiva, por isso você pode e deve experimentar outras proporções que sejam melhores para o seu clima. Lembre-se que quanto mais frio o seu clima, menos o composto deve reter água, ou seja, a drenagem deve ser melhor.
4 - Pode-se substituir um pouco da areia, por pedrisco."
Espero ter ajudado. E se eu estiver errado alguém ai em baixo ira corrigir, então, é só aguardar...  |
Me perdoem mas n entendi esta tabela, Alle por favor me acuda e me explique pq 4 tipos desubstratos para clima ameno, sem explicação à q tipo de planta usar para cada um, estou confuso... _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Alle
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 9:58 am Assunto: |
|
|
Ola!
Bem Fabiano, pelo que eu entendi, são opções/sugestões para vocês escolher uma das quatro...
A unica diferença de substrato que esta tabela traz para tipo diferentes de planta é "Para coniferas, como pinheiros, tuias, etc."
Infelizmente minha ajuda se limita aqui amigo Fabiano, como eu citei em todos os meus comentários, esta tabela pertence a apostila de um xará seu, o Fabiano Batista, e eu sou um pequeno aprendiz disposto a ajudar pelo pouco que já sei e pelo muito que leio... Ah pessoal, e essa apostila está no e-mule, quem quiser pegar pra ler e analizar as opiniões dele vale a pena.
No mais, até mais! _________________ "A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 10:33 am Assunto: |
|
|
Blz pessoal, agora to começando a entender que o substrato ideal a gente que vai encontrar uma proporção boa de mistura para cada região, mas sempre se baseando nas tabelas que pedem mistura de areia granulada + argila + terra.....
É isso neh pessoal ???
Abraços e obrigado a todos... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 10:53 am Assunto: |
|
|
Pois é Alle, o interessante é q ele põe percentuais diferentes para o mesmo insumo em receitas iguais, deve ser para tipos de plantas diferentes, mas devia explicar qual sua idéia, porém discordo com algumas destas, mas...isto n vem ao caso, não se sabe o q ele quer fazer, q tipo de planta vai...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|