FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa moyogi
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 10:09 pm    Assunto: Serissa moyogi Responder com citação

Olá amigos...
essa serissa já tinha sido postada antes, mas no tópico de origem, as fotos não abrem, então estou colocando uma foto da época e uma atual para o pessoal opinar pois em setembro ela vai para um vaso de bonsai, porém essa é minha grande dúvida: que tipo de vaso eu uso? Ela nunca teve as raizes podadas, posso reduzir as raizes drasticamente para hospeda-la em um vaso de mame? Quando fizer a poda de raizes posso fazer uma desfolha TOTAL?

essa foto é de abril desse ano...

e essa é do início de julho/07...

por favor me ajudem...
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, não vou responder nenhuma das suas perguntas pois sou um iniciante!rs... soh queri dizer q sua arvore parece mto simpatica! hahah gostei Wink

parabens! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Para ser um moyogi tem que dar uma sinuosidade no tronco http://www.atelierdobonsai.com.br/moyogi.html, mas isto pode ser feito com uma aramação. Está muito bonita sua serissa, acho que vc deveria reduzir as raizes em duas partes, primeiro diminuia um tanto e na proxima vez, ou seja , no próximo ano retiraria o necessário para colocar no vaso definitivo. Eu nunca fiz desfolha total nas minhas serissas, por isso não opinarei sobre isto.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

PAULO JÁ TENTOU MUDAR A FRENTE DELA, PARA QUE O PRIMEIRO GALHO FIQUE A DIREITA?
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Amigo ... que coisinha linda vc tem muito bonita parabens ....
Vc deve fazer uma poda de raiz retirando 40 % e deixando 60 % junto com o torrao...
vc pode ta fazendo um desfoliamento parcial se quizer...
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Muito bonita, sua serissa, amigo.

Quanto ao estilo, se fosse minha, já a consideraria "pronta" paratindo agora para a escolha do vaso (talvez retangular).

Na minha opinião não vele alterar mais a estrutura para aequá-la a um moyogi. Pra mim já está um chokan muito do elegante.

Siga as dicas dos amigos para redução da massa de raízes e coloque logo essa graça no vaso.

Sucesso!
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
famizes

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Se esta planta fosse minha, também não faria mais nada!
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas mensagens, realmente não pretendo arama-la para tornar o trnco mais sinioso, só coloquei no título "moyogi" pos li que para ser um chokan, a plante tem que ter os galhos saindo sempre da direita, o próximo da esquerda e o 3º sempre de traz da plante e essa pequena mão tem galho nas costas, a profundidade fiz com a copa.
Amanhã postarei fotos de outros angulos, pois não estou em casa para anexar...

Um grande abraço a todos e

té mais...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo!
A questão do chokan com galho à direita poderia ser entendida como "preferencialmente", mas nao necessariamente. Sua planta está ótima como um chokan e não é o fato de ter o primeiro galho para a esquerda que a depreciaria. Regras existem e é bom seguí-las, mas devemos também acompanhar a tendência da planta.

Abraços

Elio Luis Secchi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo,

acho que me lembro desta serissa. Como colocaram os colegas é um chokan. Deixe a copa do ápice ficar uma pouco fechada para finalizar a planta. A poda de raízes é melhor ser feita de duas vezes mesmo.

Coloque este ano em um vaso para "mame" um pouco maior e mais raso que a pet. Ano que vem coloque em um vaso definitivo com todas as regras que são importantes para a escolha do vaso. Um vaso oval será muito bom para ela. É uma planta feminina, florifera e sendo assim o retangular não deve ficar muito bom, a não ser que seja claro.

A desfolha de serissa é muito trabalhosa. Depois de uma poda para fazer os patamares mais compactos ano que vem elas devem diminuir.

T+
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Dark, é vc. que me aconselhou a colocar-la na garrafa Pet, pois ela estava em um vaso normal e pequeno para ela. Não entendi: esse ano devo colocar em um vaso maior e mais raso que a garrafa? Um pote de sorvete serve? Ou já em um vaso p/ bonsai?

Um grande abraço e

Té mais
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 12:53 am    Assunto: Responder com citação

Bela planta. Muito bom trabalho de desenvolvimento.
Por coincidência estava a estudar justamente, e novamente, o ereto formal. Parece-me que a questão do primeiro galho ser a direita não procede. O importante é que o segundo seja para trás dando profundidade (não dá para ver mas creio que está assim) e a terceira oposta a primeira.
Recomenda-se normalmente que a espessura do tronco em relação a altura da árvore no ereto formal e informal, seja de 1/6 a 1/10 (uma largura do tronco para sei ou dez de altura). Assim sendo rigoroso e empurrando sua árvore para o que de melhor tem a oferecer, ela teria de engrossar ainda um pouco, de preferência com um tronco que tenha o dobro de espessura par ficar no 1/6. Dito isso eu colocaria em um vaso maior, ou ate mesmo no chão, para acelerar o engrossamento do tronco. Não conheço muito as serissas, mas creio que em uns dois anos teria um belo tronco na melhor proporção para dar grandiosidade a sua árvore.
Em verdade tenho uma opinião muito particular quanto a isso. Já vi belos exemplares com troncos finos, mas a longitude do primeiro ramo era pequena. Também já vi exemplares com troncos mais grossos do que a proporção recomendada, mas a longitude do primeiro galho era grande. Tenho em mente a seguinte relação.

Quanto mais fino o tronco menor a base do triangulo que forma a copa. Esteticamente este me parece um bom princípio para se ter em mente. Imagine o tronco mais fino com a copa do mais grosso....
Bem, no caso de sua árvore se optar por manter o tronco nesta espessura colocando a planta em um vaso de bonsai, eu tentaria diminuir a base do triângulo.
Quanto ao vaso é bom lembrar que a altura dele deve ser igual a largura do tronco. No ereto recomenda-se o retangular ou quadrado, mas como bem observou o darkaso, sendo a planta feminina talvez fique melhor um oval. Coloquei um programinha no meu site com diversos vasos para se experimentar modelos proporções e cores. Ficou bem legal. Não sei se conhece. O endereço é:
http://www.marceloduprat.net/galeria/bonsai/vaso/vaso.html

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Duprat,
essa planta não tem galhos na parte de trás, aliás, esse é o grande problema com ela, ela só tem galhos laterais, a noção de profundodade foi feita direcionando os ramos dos galhos para trás. Não sei por que mas do computador da minha casa não estou conceguindo entrar no megagaleria para postar uma foto da parte posterior dela onde dá pra ver a tração dos galhos, mas assim que conceguir eu coloco a foto.

Um grande abraço e

Té mais...
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo,

ela iria ficar nesse caso um bom tempo. Como você já decidiu colocar no vaso para mame tem que esperar um pouco para recolocar em vaso pequeno como estava. Se me lembro te aconselhei deixar na pet por uns dois anos para que pudesse engrossar. Com um tempo assim os galhos ficariam mais longos e engrossariam o tronco. Ao fazer a poda desses galhos para adequar ao novo tamanho dos galhos eles até poderiam te dar alguns galhos para profundidade. Se colocar direto no vaso ela pode sentir falta do sistema que estava agora, até porque as raízes de serissa são bem finas e se partem facilmente, fazendo já ali uma redução no valume de raízes.

T+
euorobert

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2007 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Só uma curiosidade...

há quanto tempo vc vem trabalhando essa serrissa??

Carlos Silva Júnior
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: