FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmin anão (muitas dúvidas)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sefo40



Registrado: 19/05/07
Mensagens: 39
Localização: belo horizonte - MG

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 4:30 pm    Assunto: Jasmin anão (muitas dúvidas) Responder com citação

Saudações...
Ganhei mais um presente: dessa vez foi um jasmin anão. Tem aproximadamente 15 cm de altura (contados da borda do vaso)
Só que eu não sei cuidar direito. Preciso da ajuda básica, do tipo: qual o tipo de clima ele gosta? Moro em apartamento, posso deixá-lo no sol apenas na parte da manhã? Devo regar todo dia? Como a poda deve ser feita?








Qual seria a frente? A primeira ou a segunda imagem?

Desde já agradeço a ajuda.



Saudações fraternais,

Sérgio Fonseca


P.S.: O grande amigo que me presenteou disse que comprou por indicações de pessoas aqui do FORUM, logo, obrigado a todos: gostei muito do presente!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá Sefo40.

Olá Lago.
Com certeza a frente é a da primeira foto.

Também tenho uma Gardênia e gosto muito da espécie pela rugosidade do tronco, apresenta normalmente um lindo nebari e temos as flores com seu perfume encantador.
Já perdi um exemplar por mexer demais nas raízes em época inadequada. É preciso bastante atenção ao clima para mexer nela.
Eu utilizo um substrato com: 1 parte de terra granulada, 1 parte pedrisco (1 a 2 mm), a parte de argila expandida (1 a 2 mm), e um pouco de vermiculita.

Segue uma ficha resumida que tem nosite do Mário (http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html)

NOME COMUM: Jasmim
NOME CIENTÍFICO: "Gardenia jasminóide" - Sin.:Gardenia augusta, Gardenia florida, Gardenia grandiflora, Gardenia radicans, Gardenia schlechteri
FAMILIA: Rubiaceae
ORIGEM: China.
SOLO: Mistura de terra ácida.
CLIMA: Meia sombra no verão, sol no restante do ano.
REENVAZAR: De 2 em 2 anos na Primavera.
ADUBAÇÃO: De 15 em 15 dias.
ÁGUA: Abundante sem encharcar.
MULTIPLICAÇÃO: Estaca, alporque.
FLORESCE: Sim
FRUTIFICA: Não
PODA: Podar depois da floração.

Belíssimo presente.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 11:31 am    Assunto: Estilo Responder com citação

Sérgio

Siga as dicas do Ricardo para cuidar do seu belo shohin de mini-gardênia (Gardenia jasminoides radicans) em estilo hokidashi.

Eu gostei da 1a. foto como frente atual, pois mostra bem a estrutura do estilo hokidashi. Mas a 2a. foto ficaria ainda melhor como frente, mas apenas se fosse removido (por alporquia ou para estaquia) o galho grosso, para melhorar a aparência do tronco. Também acho que o conjunto ficaria ainda maia harmônico se, na época certa, fossem removidas as raízes muito altas.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil