Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 8:52 pm Assunto: Ajuda! Acerola doente, com fotos! |
|
|
E por falar em doenças da acerola,
Olha o que começou devagarzinho nessa muda minha, e agora tomou conta...
Desculpem pois as fotos ficaram ruins pois a minha Kodak está com flash queimado, então usei outra.
As folhas parecem estar perdendo a pigmentação, e embaixo das mesmas tem um pó marrom (inseto)...
Será ácaro?
Abraços.
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 8:58 pm Assunto: |
|
|
Felipe, pela foto, me parece fumagina, aquele fungo que aparece na planta devido a presença de insetos sugadores. Para acabar com o fungo faça o que eu comentei no outro fórum, acho que foi tb sobre acerola. Bom, para quem não leu, lave as folhas e passe o dedo para retirar o fungo, e para matar os insetos jogue todo dia um jato de água forte o suficiente para derrubá-los (se for pulgões) se for cochonilhas pulverize oléo mineral sobre a planta, junto do óleo mineral pode usar um inseticida, eu já usei malathion, mas se tiver como leve para um engenheiro agrônomo para ele passar a receita certa sobre qual inseticida passar.
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 9:03 pm Assunto: |
|
|
Pois é Fernando, não tenho como levar para nenhum...
Eu estou morando em uma região que não existe nada disso...
Mas creio não ser cochonilhas nem pulgões.
Realmente outro dia alguém tocou no assunto e vc deu a receita.
Abração e obrigado. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 9:04 pm Assunto: |
|
|
esse pó marrom está em círculos? se tiver em círculos pode ser ferrugem, para controlar a ferrugem (doença causada por fungo) use um fungicida a base de enxofre (na escola usávamos KUMULUS)
Tire uma foto usando a luz do sol, se vc tiver tempo durante o dia, daí fica maiis fácil de ver! e tb posso mostrar para um agrônomo que é meu amigo a foto, e com certeza ele vai saber responder!
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 9:28 pm Assunto: |
|
|
Fernando, não são em círculos... tb havia pensado em ferrugem.
As brotações novas estão começando a ficar enrrugadas.
Será alguma anomalia genética?
Tá meio esquisito isso.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:09 pm Assunto: |
|
|
felipe, se quizer mandar um ramo dessa pra mim tb posso procurar uma solução para o seu problema!
pode ser ácaro né, conforme foi dito, ou então deficiencia de micronutrientes, a deficiencia de Boro que enrgua as folhas!!! _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:12 pm Assunto: |
|
|
Pois é, mas não acredito que essas folhas tenham volta...
Deixa antes eu ver se consigo escalar aquele muro de novo qualquer dia.
Te envio sim e agradeço.
Abraço _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:25 pm Assunto: |
|
|
certo, mas se vc quizer mandar algumas folhas da sua planta doente, posso ver com alguns professores da esalq o problema que está ocorrendo.
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Sex Fev 11, 2005 12:21 am Assunto: |
|
|
Pela aparência e descrição parece mais ataque de mosca branca.
É muito comum em azaléas, nunca vi dar em acerola, mas é igualzinho, falhas na pigmentação e na parte de baixo umas bolinhas pretas de cocozinho da mosca.
É só passar um inseticida uma vez por semana, umas 3 ou 4 aplicações. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Fev 11, 2005 9:29 am Assunto: |
|
|
Felipe, observe que para os dois sintomas o tratamento é o mesmo:
Pó branco em folhas
Causa: Míldio
Tratamento sugerido: Tratar com fungicida ( Tipo calda bordalesa ).
Folhas com pó cor de ferrugem
Causa: Fungos
Tratamento sugerido: Tratar com fungicida ( Tipo calda bordalesa ). _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 11, 2005 9:44 am Assunto: |
|
|
OK, vou começar o tratamento.
Obrigado à todos pela ajuda.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Sáb Fev 12, 2005 8:36 am Assunto: |
|
|
E aí, Panther, identificou o problema? mosca branca? fungo?
Fiquei curioso _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 12, 2005 8:56 am Assunto: Praga |
|
|
Felipe relendo a sua questão vi "embaixo tem um pó marrom". Pela folha e pelo pó marrom parece ser a hortensia, é o nome que conheço de uma praga que dá nas laranjeiras. Tive muito nas minhas aqui de casa que erradiquei todas. Só conseguia combater com TEMIK, inseticida sistêmico, bastante perigoso porém, definitivo. Liquida com a praga! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 12, 2005 1:30 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, estou tentando combater, mas a identificação exata ainda está difícil... antes dessas fotos, eu havia feito uma poda aérea e os novos brotos estão surgindo, aparentemente saudáveis... entretanto, eu bem lembro que a falta de pigmentação ocorre sempre com o tempo e bem devagar.
Mário, se realmente for isso, vai ficar difícil... eu não uso produtos tão fortes, por causa de animais domésticos e crinanças... fico até com medo de armazenar algo assim em casa, pois cabeça de criança é imprevisível.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 12, 2005 2:17 pm Assunto: Tem razão! |
|
|
Infelizmente, é verdade! Todo cuidado é pouco. Será que não existe um sistêmico tão eficiente quanto o TEMIK e que não seja perigoso?
A pergunta está no ar!
Felipe Frango Zappala escreveu: | Eduardo, estou tentando combater, mas a identificação exata ainda está difícil... antes dessas fotos, eu havia feito uma poda aérea e os novos brotos estão surgindo, aparentemente saudáveis... entretanto, eu bem lembro que a falta de pigmentação ocorre sempre com o tempo e bem devagar.
Mário, se realmente for isso, vai ficar difícil... eu não uso produtos tão fortes, por causa de animais domésticos e crinanças... fico até com medo de armazenar algo assim em casa, pois cabeça de criança é imprevisível.
Abraços. |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|