|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jakson 2.o PASSO

Registrado: 25/07/06 Mensagens: 333 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 3:44 pm Assunto: Pequeno viveiro: como fazer? |
|
|
Amigos
Tenho um espaço em meu quintal onde irei colocar minhas plantas. Aqui onde moro, bem próximo do mar, venta muito forte em algumas épocas. Neste local não costuma ocorrer correntes fortes, mas vez ou outra acontece, inclusive derrubando algumas bananeiras que estavam ali. Neste local, o sol também é constante, principalmente no verão. No inverno a incidência é um pouco menor, devido à inclinação do sol. O que eu estou pensando é, fazer um pequeno viveiro com clarite nas laterais, que protegeria minhas plantas do vento e chuvas fortes. Para a parte de cima eu pergunto: Poderia usar também o clarite? Em alguns lugares já vi usarem outro tipo de cobertura, feita de alumínio, mas não sei se essa deixa a chuva passar. Não pretendo usar o sombrite, talvez apenas em uma parte, de 18% ou 30%, para proteger os acers e azaleias do sol forte de verão.
Aceito dicas.
Obrigado _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 10:52 pm Assunto: |
|
|
Jakson,
Pode colocar o sombrite ou o clarite em cima também, afinal o vento não vai parar só com os laterais.
o que é clarite?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 10:37 am Assunto: |
|
|
Oi Darkaso
O clarite é como o sombrite, só que é branco
http://www.equipesca.com.br/pt/produtos/sombrite.html
O Valdir me sugeriu uma parede de bambú em um dos lados, que protegeira bem e ficaria mais bonito e deixar dois lados abertos. Também falou em colocar o sombrite simples, o verdinho, na cobertura. Gostei da idéia dele.
Se alguém tiver outra sugestão...
Valeu!!! _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 10:53 am Assunto: |
|
|
Legal essade fazer um viveiro em casa heim.........
Aki em casa tem um espação, eu tava pensando em mais pra frente fazer alguma coisa assim....algo do tipo 3 mt de compreimento por 1,5 de largura....
Vcs tem algum tipo de projeto de viveiro, as estruturas podem ser montadas com bambú ??????
Vcs sabes se sai caro montar um mini-viveiro assim??? ou se tem outros métodos e objetos q podem ser usados para não sair mto caro o projeto ??????
Fiko agradecido em obter respostas...........
Abraços.... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 11:15 am Assunto: |
|
|
Oi Djalma
O projeto, acredito eu, deve ser executado conforme sua disponibilidade de espaço. Eu estou projetando um de acordo com meu espaço e quantidade de plantas. Pretendo utilizar os bambus para fazer uma parede lateral e outra de fundo, onde está o muro da casa, a frente e a outra lateral vou deixar aberto a princípio. Para minhas bancadas utilizarei blocos de concreto, aqui pago R$ 1,00 a unidade, e madeira (vou escolher uma barata e resistente). No chão do viveiro colocarei brita. Vou fazer o levantamento de preços neste mês. Mas acredito que não será algo exorbitante, basta acharmos alternativas baratas e funcionais.
Abraços _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 11:53 am Assunto: |
|
|
Hum, legal Jacson, eu tava pensando em fazer uma estrutura totalmente de bambu....será que aguenta um ventinho do litoral de SP ??? rsrsrsrs
essa de brita no chão é ótima idéia....e da bancada tb.....
e Qto a sombrite ou clarite, vc sabe +/- o valor, e se pode ser usada akelas telas comuns de janelas no lugar........
Obrigado, e abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 1:34 pm Assunto: |
|
|
Oi Djalma
Itanhaém é muito bonita, assimo como as demais praias do litoral sul!!! Já estive aí
Se você mora em um local onde venta forte, acho que o bambu deve ser fixado de maneira mais forte. O valor do sombrite e clarite eu ainda não pesquisei, mas um amigo do meu sogro é representante no PR e vai me passar o valor. Essa tela de janela, acho que é o mesmo sombrite usado em construção, essa que o amigo Valdir me sugeriu.
Abraços _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 4:01 pm Assunto: |
|
|
Que legal que conhece Itanhaém.....aki é mto bom lugar pra morar......
Então, eu to pensando em fazer uma estrutura de bambu sim, mas bem reforçada claro, e a principio usar a famosa tela verde de janela........rsssssss
tanto para laterais como para teto, será q pode e dá certo ???????
E qdo vc ficar sabendo do preço da sombrite e clarite me dá um toke, ok Jakson ?????
Obrigado e abraços..........
Quando vier pra Itanhaém de novo me dá um toke, a gente pode trocar umas informações, já q não conheço ninguém aki da cidade que faça bonsai....... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 10:50 am Assunto: bonsai |
|
|
Conquanto se possa estar construindo um pequeno "invernadeiro", como dizem os espanhóis, ou uma estufa, como é mais conhecida, onde iremos acondicionar sementeiras e mudas recem estaqueadas ou recem retiradas de alporque, ou vez ou outra alguma planta recuperada (yamadori), um viveiro para bonsai não precisa, necessariamente, ser coberto por sombrite ou clarite, branco ou verde.
Atualmente, apenas protejo do sol intenso meus mini bonsai e mames, deixando todos os demais ao sol, ao vento e à chuva, tomando apenas o cuidado de estar amarrando às bancadas as plantas mais suscetiveis de serem derrubadas por algum vento mais forte.
Aliás, esse recurso de amarração é largamente usado no Japão, país tradicionalmente fustigado por vendavais fortissimos.
Quanto à cerca de bambu, é recomendável, antes, tratá-lo de maneira a que não apodreça, caso fique diretamente em contato com o solo. Pode-se impermeabilizar ou aplicar algum tipo de fungicida, afim de evitar proliferação de insetos e fungos.
Ainda que fique bonito, eu prefiro usar uma cerca "viva", formada com ligustros, ou qualquer outra espécie adequada a esse trabalho, vez que isso fica mais condizente, não atrai tantos insetos e serve, otimamente, como antepara contra ventos laterais.
[img]http://www.ibama.gov.br/flonasaraca/modulos/fotos/visualiza.php?id_img=376[/img]
A classificação do sombrite é dada em porcentagem e se refere à quantidade de proteção da luz, ou seja, um sombrite de 60% só deixa 40% dos raios solares. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 11:08 am Assunto: |
|
|
Olá NickFury, gostei da sua explicação, seu viveiro é mais ou menos como quero montar o meu, só que de bambu mesmo.....é exatamente para sementeiras e mudas mto jovens...
è, vou dar um preparo no bambu para não apodrecer na terra....
Só não entendi isso : "um viveiro para bonsai não precisa, necessariamente, ser coberto por sombrite ou clarite, branco ou verde."
Posso usar outro tipo de material para cobrir???
Muito obrigado pelas dicas e abraços..... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 11:15 am Assunto: Viveiro |
|
|
Djalma
Acho que o Nicky quis dizer que um viveiro não tem que ser obrigatoriamente coberto.
Um efeito colateral da cerca viva que o Nicky sugeriu é que, depois de algum tempo, você pode fazer um bom "yamadori de quintal"! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 11:19 am Assunto: |
|
|
Ah tah Ferreira, agora entendi......é que eu acho que prefiro de bambu com tela, acho q fika mais pratico......de cerca viva demora mto pra crescer neh ???
ou to enganado ????
Abraços _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 5:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
A cerca viva, se feita com lisgustro, basta que vc adquira mudas de um ano (vendidas com até um metro, um metro e meio de altura), levam em média dois anos para formar (fechar copa), desde que regadas diariamente e adubadas.
As de ficus benjamina são ainda mais rapidas no crescimento e fecha, mas desaconselho, pois as raízes são extremamente invasivas e destrutivas.
Outra boa pedida é o pingo de ouro (duranta repens), que tem um crescimento rápido, tambem.
Como vc prefere ainda usar o bambu, eis um link interessante, com muitas informações acerca dos cuidados no trato:
http://www.uov.com.br/biblioteca/69/formas_de_tratamento_de_bambu.html
Eis uma ótima opção de cerca de bambu:
Boa altura, e bem reforçada com o vigamento horizontal, tambem em bambu.
No link abaixo, modelos ótimos para copiar e fazer sua própria cerca:
http://www.itarantam.com.br/page_1145148448692.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 5:42 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury,
links muito bons. As cercas são muito boas e além de proteger embelezam muito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 5:52 pm Assunto: |
|
|
Ta certo Nick Fury, é que vou precisar do viveiro até outubro, por isso dou preferência a ser feito de bambu, por que demora menos.....
Gostei dos links...deram boas idéias, mas tava pensando em fazer que nem aquele viveiro que vc me mostrou mais acima, só que invés de estrutura com madeira, usar o bambu, e fazer as laterais e teto de tela, que nem esse mesmo.......
Que vcs acham pessoal ?????
Obrigado e abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|