Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lago
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 10:32 am Assunto: Clima descontrolado??? |
|
|
Ola amigos...
Como entender este clima aqui de SP.. ta todo descontrolado...
tudo que li ate agora esta me fazendo ficar mais confuso...
li muito sobre o inverno sobre a desfolha... sobre a dormência... e agora o que faço...
minhas mudinhas estão carregadas de flores...e novas brotações...
já meus bonsais que pela dica aqui me dada sobre reenvazar... (esta com o substrato muito compactado)
era pra ser este mês... acho que não poderei fazer... azaléia esta carregada de flores... a piracanta esta
cheia de brotos novos... ate umas estacas que estou fazendo experiência..esta enraizando...
teria por aqui algum texto sobre este problema... ou não será um problema?.. os amigos aqui já passaram por isso... |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
Amigo Lago,
este problema não é só aí em SP...aqui tb está bem parecido. Veja bem, semana retrazada estavamos com 30º e já nesta semana estamos com máxima de 13º....
Tenho algumas Pitangueiras que brotam muito...uma Jabuticabeira esta frutificando...coisa de doido!!!! mas neste semana deram uma parada no crescimento.
As estações do ano estão cada vez mais malucas!!!!! _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 12:26 pm Assunto: |
|
|
Como já disse antes, cultivar bonsai no Japão é mole... _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 2:39 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Realmente o clima especialmente da região sul/sudeste do Brasil é muito instável. Aqui no RS saímos em 3 dias de uma temperatura de 30 graus para temperaturas abaixo de Zero.
Um engano está em achar que isso é coisa atual. Estive pesquisando estatísticas de Institutos de Meteorologia que mostram que estas oscilações "sempre" ocorreram.
Por isso que no cultivo de plantas, bonsai ou não, temos que ter certas adequações, diferentes do que de países ou mesmo regiões do nosso país que tem as estações bem definidas. (ex. período de seca e período chuvoso)
Em certas plantas e muitos casos, os procedimentos ditos como de "primavera" temos que fazê-los em julho/agosto.
Agora, quais, como, quando, com que planta, e tal, a prática será o maior professor. Num país continental e com clima tão diverso, não tem regra que vale para todos.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 3:10 pm Assunto: |
|
|
Aqui no MS, tbém está tendo esse problema até agora não tive inverno, minhas jabuticabas estão cheias de frutas, estava vendo uma reportagem de produtores de frutas tendo dificuldade com frutas das épocas frias do ano. È o aquecimento global, se duvidar daqui uns dias vamos fazer "bonsai" só de cactos, hehehheh!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 3:15 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao clima geral do país, concordo com o Elio, o Brasil é muito grande e com climas diferentes, dificil ditar uma regra que serve para todo o país. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
|