Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Seg Abr 18, 2005 6:57 pm Assunto: Como retirar o torrão? |
|
|
pessoal, estive pensando hoje, quando vi umas manchas de terra na parede do banheiro do meu apartamento, que sobraram da ultima vez que troquei a terra de uma planta (fugiu o nome agora)...
entao, acontece o seguinte, eu utilizo agua para retirar a terra sem danificar as raizes da planta, isso seria correto? Pois esse fim de semana que estive na casa de meus pais, onde temos os bonsai, andei trocando a terra de algumas plantas, tirei todas com um jato de agua, pois fiquei com medo de danificar as raizes ao tirar a terra a seco com um HASHI (e assim q escreve o nome daquele pauzinho?).
bom chega de escrever...
me ajudem
obrigado _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 12:51 am Assunto: Terra do Torrão |
|
|
Doolombo, normalmente eu tiro e vejo todo mundo tirar a terra com o Hashi mesmo, mas se vc prefere tirar com a água pra não danificar as raízes, tente deixar a planta submersa na água de um dia pro outro, com certeza na manhã seguinte a terra vai estar bem mais solta das raízes, facilitando seu trabalho.
Um abraço. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 5:51 am Assunto: |
|
|
doolombo,
São duas formas de se retirar o torrão com finalidades diferentes. Vc usa o jato d`água para eliminar toda a terra do torrão, lavando as raízes, quando vc quer eliminar um substrato ruim, muito compactado, ou vc retirou a planta do chão ou do pote de floricultura, que normalmente parece um barro. A segunda forma, vc usa o hashi para eliminar somente parte externa do torrão, que deve estar menos molhado, para expor as raízes que receberão a poda, na época q vc for fazer um replante. Uma vez que tenha colocado um substrato de boa qualidade, não é mais necessário lavar as raízes, ok?
(outra coisa, eu não faria o q disse o marco nascimento: ...colocar uma planta imersa em água por mais de 20 minutos..., tem plantas que não resistem tanto tempo "afogadas")
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 6:00 am Assunto: |
|
|
Marco,
vc nunca teve problemas com imersão do torrão tanto tempo em água?
Aliás, vi suas fotos. Cara, estão perfeitas....
[]s _________________ Jackson
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 20, 2005 1:35 pm Assunto: |
|
|
Não tem problema nenhum a planta ficar imersa de um dia pro outro, para chegar a apodrecer as raízes, seria necessário ela ficar imersa por vários dias.
Um abraço. Marco. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 20, 2005 9:13 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Apesar de sua experiência eu não me arriscaria, tenho medo de dar "nó". Prefiro jatinho d`água, de leve que aos poucos eu retiro toda terra, e lavo as raízes.. Fico mais tranqüilo.
[]s
obs. coloque mais fotos, gostei bastante. _________________ Jackson
|
|
 |

|
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Abr 22, 2005 6:14 pm Assunto: |
|
|
Fernando, tb fiquei curioso para ver... mas não consegui. Tem outro link para foto?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 22, 2005 10:28 pm Assunto: |
|
|
puxa vida, nao conseguiu ver, é que estou com problemas no fotolog que coloco as fotos, msa meu irmao está aprontando um site pra colocar as fotos pra mim, acho q em alguns minutos vai ta pronto _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Abr 22, 2005 11:44 pm Assunto: |
|
|
Agora consegui ver.
Ficou ótimo!
Dê uma olhada Marco...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 5:29 am Assunto: |
|
|
Doolombo, obrigado pela sugestão, ficou realmente legal, mas eu tenho outros 4 Pinheiros muito parecidos com essa foto, por isso pretendo deixar esse asim mesmo, pra não ficar tudo no mesmo estilo. Entende?
Um abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 5:36 am Assunto: |
|
|
Doolombo, vi suas plantas no Yahoo. Gostei muito do Flamboyant que está Florido (já sei que infelizmente não é seu), mas vc tb tem um. Ontem houve um temporal aqui no Rio e caiu um galho enorme de um Flamboyant, eu coretei um galho com 3 cm de espessura e fiz uma estaca, será que pega?
Um abraço; |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 8:35 am Assunto: |
|
|
ah ta, entendi marco!
cara um dia eu chego lá (ou seria aí) nesse nivel de modelar as plantas desse jeito!
parabés!
muito lindas suas plantas!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
|