|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
BONSAIZUMBY
Registrado: 24/04/09 Idade: 53 Mensagens: 34 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 4:22 pm Assunto: Bougainville (Primavera) Queria dicas |
|
|
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 4:26 pm Assunto: |
|
|
Acho que não é hora de mexer na parte aérea, dependendo o local onde mora, se ainda não faz frio, pode trocar o substrato, esses saquinhos não permitem que a planta se desenvolva em sua total potencialidade. Procure no forum de matérias sobre a técnica do escorredor/mamadeira, é uma boa maneira de acelerar o desenvolvimento da planta, caso não esteja familizarizado, pode plantar em uma bacia grande, com vários furos no fundo e nas laterais, como substrato escolha algo bastante granuloso, que a água possa escorrer com facilidade, uma boa escolha são cacos de telha e tijolos moídos, nada de solos argilosos e densos.. |
|
|
 |
BONSAIZUMBY
|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 5:46 pm Assunto: Mais fotos da primavera |
|
|
A primeira foto não ficou legal prq tirei com o celular mais agora tirei umas legais e tbm troquei o vaso e o substrado coloquei Rendmax Floreira, da eucatex e fiz uma poda.
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 11:26 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!
Bonsaizumby - gostei do nome - acho que houve precipitação de sua parte.
A poda tinha que ser radical mesmo mas, plantar logo no vaso ????
O substrato acho que deveria ser uma boa mistura da terra com pedriscos.
Meu solo leva, terra preta, pedriscos ou telha triturada, ou o substrato do Araldi e um pouquinho de celgarden (pouqíssimo mesmo).
A bougainvilea costuma responder positivamente.
Espero ter ajudado.
e........ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 11:10 am Assunto: |
|
|
Nossa, como a Dona Angela ja citou vc se precipitou mesmo. É a vontade de ter logo um bonsai...nunca esqueça da regra número um do bonsaista: PACIÊNCIA, depois vem a 2: PACIÊNCIA, 3: PACIÊNCIA.
A questão do substrato também concordo com a Angela. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
BONSAIZUMBY
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 4:47 pm Assunto: Mamadeira |
|
|
Pode deixar que ela ja vai para o escorredor e vou mudar o substrato tbm, vlw pelas dicas e depois posto mais fotos. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 5:04 pm Assunto: |
|
|
Tb fiz muito disso ... A ansiedade me mandava colocar logo nos vasinhos ... O que contava para mim era a quantidade de vasinhos que eu possuia e não a qualidade das plantas . Com isso consegui um monte de plantas sem beleza , sem estilo e sem graça... Mas, finalmente aprendi aqui no forum com esse pessoal gente boa .... Estou caminhando prá traz e replantando meus galhinhos em escorredores , para que ano que vem eu possa colocar na tal mamadeira e quem sabe em poucos anos replantar novamente em vasos rasos ... Faça isso tb Zumby , para não cometer o mesmo erro que eu ... e parabens pela sua primavera... Ah .. eu eliminaria esse galho ladrão que nasceu entre ogalho da esquerda e o tronco .... |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 6:18 pm Assunto: |
|
|
O Sergio esta totalmente certo!! Eu também passei por isso!!
Minhas "arvores" frutos da minha ansiedade estam hoje todas em escorredores ou enterradas no chão mesmo.
Bonsaizumby, sabe o que faço quando estou ansioso para botar a mão na massa (terra), pratico yamadori,
saio por ai procurando arvores ja quase desenvolvidas em terrenos, casa de amigos e floriculturas!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
BONSAIZUMBY
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:24 am Assunto: Mamadeira nelas |
|
|
Gente muito boa suas dicas hj mesmo ja estou indo comprar uns escorredores e vou colocar a bichinha nele
Tenho outras plantas que já estão e vasos grandes e gostaria da opinião de vcs, jabuticaba caliandra e buxus.
 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 1:44 pm Assunto: |
|
|
ola vou opinar sobre o buxinho deve colocalo em uma terra rica em matéria organica e a como deve ser triangular também acho que falta uma poda de refinamento boa sorte |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 2:30 pm Assunto: |
|
|
Ola .. amigo , tb sou principiante , mas lá vai :
1-Jabu: Como tem muito espaço e terra boa no vaso , nada a fazer por enquanto com relação a vaso, substrato e raizes, quanto ao tronco na segunda foto notei curvas que poderiam ser melhoradas com arame grosso para se buscar um futuro MOYOGI e os galhos tb podem ser aramados , eliminaria esses brotões , que conheço como chupão ou ladrão , para manter apenas os galhos já arboreos ...
2-Calindras: Paciencia ....observar..... esperar.. paciencia ..observar.. esperar ... esperar... Pelos proximos anos será 99% observação e 1% ação .
3- Buxinho : Esta do jeitinho que vc comprou , uma bolinha ... Tente "abrir" esta copa para visualizar os galhos e com cuidado vá fazendo uma poda para triangular a copa .. Eu faria um HOKIDASHI{vasoura} , baixando um pouco os galhos e como o buxinho tem essa aparencia natural de arvorezinha , porque não , colocaria num vaso raso para bonsai...
Mas não se apresse e espere as dicas dos mais experientes .. e boa sorte... |
|
|
 |
Celsius

Registrado: 13/04/09 Idade: 37 Mensagens: 54 Localização: Pouso Alegre-MG
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 3:23 pm Assunto: Primavera |
|
|
EDIT: CANCELEI O PSOT PRA ABRIR UM PROPRIO! HEHE
Editado pela última vez por Celsius em Qua Abr 29, 2009 5:06 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 4:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acredito que nosso forum é um espaço bem democrático, onde todos podemos estar apresentando nossos trabalhos, nossos esforços, sejam eles mudas brutas, mudas de viveiro ou bonsai finalizados, sem nenhum problema.
Agora, creio que devemos ser mais criteriosos, no sentido de postar imagens e buscar auxilio dos demais abrindo um tópico especifico para nossas plantas, sem usar do tópico postado por outrem. Com isso, conseguimos maior visualização e opiniões para nosso trabalho, sem complicar ou atrapalhar aos outros foristas.
O mote desse tópico, inicialmente, foi a primavera postada pelo nobre colega BONSAIZUMBY, que após receber as opiniões dos demais, achou por bem mostrar outras plantas suas com o mesmo intuito.
Acho que o correto, BONSAIZUMBY, teria sido vc abrir um tópico especifico para cada uma de suas plantas. Isso facilita a analise dos demais e atrai muito mais comentários, pois especifica melhor o critério adotado por todos aqui em nosso forum, sem comprometer, com isso, a postagem.
Escrevo isso por que ao mostrar diversas plantas sob o tópico "primavera", os demais foristas participantes não saberão afinal, sobre o que trata seu tópico, e alguma dessas outras plantas poderão ficar de fora de uma boa respota, ok?
Conclamo a todos os colegas foristas, então, que nos abstenhemos de "inchar" o tópico com imagens que não outras que a primavera inicialmente postada. Se houver desenhos, montagens, esboços e projeções, que sejam todos em favor dessa unica planta, para que possamos, dessa maneira, manter o nosso forum o mais disciplinado possível.
Ao agirmos dessa maneira, estaremos com toda certeza melhorando ainda mais esse precioso espaço que dispomos para discutir trabalhos uns dos outros, sem prejuízo para ninguem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
BONSAIZUMBY
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 6:00 pm Assunto: Concordo |
|
|
Concordo plenamente com o amigo acima foi uma falha minha postar fotos de outras plantas e garanto que não farei mais.
Quanto a PRIMAVERA ja esta no escorredor depois posto fotos[/b] |
|
|
 |
BONSAIZUMBY
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 8:26 pm Assunto: Primavera em seu devido lugar. |
|
|
Agora ela já esta no escorredor
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|