|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 3:30 am Assunto: Existe Diferença entre o substrato de bonsai e pré-bonsai? |
|
|
Uma dúvida que tem me ocorrido nos últimos tempos é sobre o substrato. Estudamos muitos compostos, preparados com o objetivo de acelerar a formação de raízes capilares e acelerar o desenvolvimento da árvore, para assim formar um bonsai.
Digamos que chegamos a formar um bonsai que não pretendemos alterar mais nada, só mantê-lo. Não devemos alterar seu substrato?
O substrato do pré-bonsai é todo voltado para acelerar o processo biológico da planta, o do bonsai não. Pois afinal o espírito do bonsai é manter a árvore pequena, reter seu crescimento.
Digo isto também por conta de minha eugênia. Apesar de ainda não estar totalmente formado, pois algumas coisas ainda vale mexer, já esta a me cansar. É uma planta muito saudável e em meio a este inverno já tive de fazer duas podas de manutenção. O que no caso das eugenias demanda tempo e atenção para não fazer besteira.
Enfim tenho esta dúvida se existe um substrato que mantenha a planta saudável e simultaneamente estável, em repouso, transformando-se o mínimo? Nunca ouvi ninguém comentar isso. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 7:43 am Assunto: |
|
|
Muito interessante sua colocação Duprat, quero acompanhar este tópico para ver as respostas. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 9:43 am Assunto: |
|
|
Amigo Duprat,
como sou inciante ainda nesta arte e pelo pouco que sei....isso tem haver com a adubação. O substrato por ser o mesmo, mas a adubação tem que ser diferente...no caso de um Bonsai já formado temos que diminuir a quantidade de Nitrogênio que o responsável pelo crescimento. Enquanto nos prés podemos adubar bastante, pois o objetivo é o crescimento mesmo.
Não sei se ajudei ou compliquei...mas.... _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Campolina 1.o PASSO

Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 4:08 pm Assunto: |
|
|
Duprat, estamos começando na revista uma série de artigos sobre o tema. O primeiro já na terceira edição que já está disponível. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 18, 2007 10:15 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
o substrato tem diferença dependendo do substrato que você usa quando é pré. Exemplo: se quando pré você usa mais matéria orgância e adubação a cada mês com uma quantidade maior para acelerar o crescimento, após alcançar o estado desejado, eu tenho o entendimento, de que é necessário retirar a matéria orgânica completamente para que a adubação seja completamente controlada para manter o tamanho da planta. Isto é importante principalmente para o tamanho das folhas que são diretamente afetadas pela quantidade de adubo aplicado. Portanto é interessante que seja alterado o substrato para mentê-lo mais inorgãnico possível.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 1:16 am Assunto: |
|
|
Grande Campolina,
Não havia visto a nova edição. A segunda ficou no histórico do navegador e quando voltava parecia ainda não ter entrado a terceira. Fiquei esperando, esperando... era só teclar F5 ....
Mas que excelente matéria sobre substrato. Leio todas com que me deparo, e foram muitas. Esta está excelente. De fato nem está mais aqui quem perguntou, posto que lá está esclarecido. Um grão menor ajuda no repouso das raízes na medida em que contém o crescimento e aumenta a proliferação de raízes capilares, o que reflete na copa.
Juntando a ela a igualmente excelente matéria sobre desfolha, que tão luminosamente esclarece sobre os ritmos de crescimento e épocas de vigor da árvore, e considerando ainda o não menos importante controle da adubação, levantado pelo Felipe e esclarecido pelo Darkaso, começo a ter uma noção de como proceder. E também do tamanho do PROBLEMA.
Atualmente a eugenia no lago, acima referida, está em um substrato com 2/3 de pedrisco 3mm e 1/3 de matéria orgânica. Troca feita em Janeiro. No inicio de fevereiro, 40 dias depois, foi aplicado osmocode, ou seja, adubo válido por seis meses valendo até o final do inverno. Nada de errado, mas seria outro o ideal.
Veja se está correto meu raciocínio. Reenvasar no inicio da primavera com pedrisco de telha fino. Talvez colocar terra vegetal. Não sei se é considerada matéria orgânica. Creio que a sem adubo não “alimenta” a planta e pode ser usada por conta dos microorganismos.
Colocar o osmocode 40 dias depois para este espirar a validade no inicio do outono. Colocar osmocode novamente mas desta vez em saquinhos, para poder retira-lo no inverno. Deixar o inverno sem adubo e voltar a adubar na primavera começando tudo de novo. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 7:07 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
a terra vegetal contém matéria orgânica também. A adubada é apenas com o aditivo a mais. Se colocar apenas os pedriscos os microorganismos também farão seu trabalho. Você pode comprar um frasco de microorganismos ativos que é bem encontrado em sites, se não achar por aí, recomendo o do Fernando Magalhães, na BMV.
http://www.bonsaimorrovelho.com.br/
Entre em produtos, ele envia para todo o Brasil.
A adubação com o osmocote tem uma vantagem muito boa em relação aos outros adubos. No inverno as baixas temperaturas não expandem a película e a liberação de adubo é menor. Mass com este calor que está fazendo no sudeste não acredito que isto tenha acontecido. As outras possibilidades são boas, mas eu ainda preferiria outra forma de adubação para o bonsai formado.
Veja bem, o osmocote tem uma liberação contínua, lenta, mas contínua. Você não tem a opção de ter uma planta saudável e poder deixar a adubação com espaços maiores, 45 em 45 dias por exemplo. Com uma planta formada as reservas de energia são maiores, principalmente se você tenta "segurar" o crescimento dela ela não precisa de tanta energia. Por isso eu optaria por adubação inorgânca líquida. Te dá mais possibilidades e maleabilidade. Até porque com um substrato de caco cerâmico a retenção de adubo é boa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 2:06 am Assunto: |
|
|
É verdade darkaso, o controle é bem maior. Farei isso sim.
Neste setor também ando muito intuitivamente, com muitas dúvidas. Com o tempo a gente vai percebendo que cada caso é uma caso. O ideal de adubação muda, não só de planta a planta, mas também de momento a momento da planta.
Outro tema que mereceria a atençao do campolina em sua revista, pois suscita muitas duvidas por parte dos principiantes.
Valeu darkaso, te devo mais essa. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 9:19 am Assunto: |
|
|
Duprat,
beleza, a eugênia já paga com juros !
Mas falando sério, com certeza o Campolina deve abordar a planta desde a raíz até a última folhinha, o cara é um maluco e sabe muito, então é só esperarmos que daqui um tempo vem algo assim.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|