FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enxertia em carmona???
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2005 7:32 pm    Assunto: Enxertia em carmona??? Responder com citação

Pessoall...

Acredito que até seja viável, mas estou pensando que se essa carmona não brotar onde está a seta (faltando um galho)
Vou tentar uma enxertia...



Acabei de fzr o trabalho de aramação de estrutura e ainda falta um bom tempo pra refinar e pode até ser que eu tenha essa sorte de brotar algo ali, ainda mais se tratando de carmona...

Mas e se não brotar?

O que vcs acham??? Wink

Alguém já fez enxerto de encostia em carmona??? Deve dar um baita calombo....
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2005 10:58 am    Assunto: Re: Enxertia em carmona??? Responder com citação

Fala Olavo....

Belo trabalho com sua carmona!!! Gostei do movimento.
Eu nunca trabalhei com carmona, portanto, não sei como se comportaria um enxerto de encostia.

Eu já tive sucesso trabalhando com acer, fazendo enxerto (não sei o nome) perfurando o tronco de lado a lado e passando pelo furo um galho novo e fino, que pode ser da própria planta ou de outra da mesma espécie. Não forma calo e o galho já fica posicionado da maneira que voce pretende.

Pode ser uma idéia...

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Partindo do principio que voce fará ou já fez uma enxertia por encosto, sugiro que faça um replante em um vaso mais profundo, lembrando que a carmona adora solo rico em mistura organica e levemente umido. uma boa seria colocar a planta na sombra de outra maior.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Se não me engano o Olavo disse que já brotou...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 6:27 am    Assunto: Responder com citação

Olavo,

Lembro que a chance de um enxerto pegar não são tão grandes assim e caso isso aconteça, deixará uma cicatriz bem feia.
Por aqui nunca fiz enxerto ............Tenho conseguido bons resultados fazendo podas sucessivas em áreas estratégicas. A Carmona tem folhas alternadas e opostas, então para se conseguir um desenho ou modelagem específica, temos que ir fazendo as podas de forma a guiar os galhos para onde quisermos. Também quando podamos estamos estimulando outras áreas da planta a emitirem novas brotações, e estas se estiverem na posição desejada a deixamos crescer e outras que não, podamos logo assim que surjam.
Tenho por aqui umas 400 peças conseguidas desde a semente. Estas estão sendo trabalhadas desde jovem por esse processo de podas sucessivas e aramações.......
Vejo que para este seu exemplar, existem galhos que podem ainda ser tracionados para baixo, melhorando um pouco mais a ausência deste galho que você tanto almeja ........então porque não fazer a modelagem primeiro destes, pois a aramação já está feita ?
Também se a planta estiver bem enraizada, pode-se fazer uma desfolha total para estimularmos uma brotação mais intensa, e com isso conseguiremos o galho na posição que você deseja. Posicionar essa parte da planta para o nascente, também aumentam as chances de uma brotação nesta área........

Bem, espero ter contribuído em alguma coisa !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

A todos vcs muito obrigado!

Ratto, realmento acredito que deva ficar uma cicatriz bem grande pois isso é comum até em podas na carmona...

Sei destas considerações e já havia dado uma podada mais curta e uma desfolhada nos ramos superiores e fiz uma incisão logo onde esperava uma brotação.... deu resultado e já brotou!


Muito obrigado! Wink
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil