|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
abehne
Registrado: 20/10/06 Mensagens: 53 Localização: francisco beltrão - pr
|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 11:12 am Assunto: Desfolha |
|
|
Bom dia a todos
Estava lendo a excelente entrevista feita pelo Elio da APB com Carlos Tramujas na revista eletronica sobre desfolha.
Na entrevista, o Mestre Tramujas comenta que após fazermos a desfolha, devemos suspender a adubação umas 3 semanas antes da desfolha e voltar a adubar somente quando as folhas novas estejam maduras, para que as novas folhas não fiquem maiores que as folhas retiradas.
"...pois se adubarmos a planta no momento da desfolha, existe a probabilidade das folhas novas virem ainda maiores que as anteriores. Para evitarmos esta surpresa é conveniente realizarmos a ultima adubação duas ou três semanas antes de desfolharmos, sendo que voltaremos a adubar se for necessário, somente depois do amadurecimento completo das folhas novas."
Minha pergunta é, caso a intenção da desfolha seja para estimular a brotação de novos ramos, é melhor manter a adubação ou suspender ela?
Podemos adubar uma planta que foi totalmente desfolhada?
Em tempo, gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos na revista eletronica, que com certeza tem sido de grande valia para todos bonsaistas.
Abraços Andre |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
André,
excelente pergunta. Não sei te afirmar, mas pensando na fisiologia da planta, a adubação não interfere em nada no crescimento das folhas, claro que acontecerá o que foi descrito acima, mas não irá atrapalhar o desenvolvimento da planta. Se irá estimular a brotação não sei, mas faz mais sentido manter a adubação, já que você pretende que ela cresça, e não que retarde seu crescimento. Vamos esperar para ver se alguém pode dar certeza, o que disse são teorias que acredito como possibilidade.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Jul 19, 2007 10:09 pm Assunto: |
|
|
André, o Darkaso está certo, mantenha a adubação. Eu tenho feito desfolha em ficus, jabuticaba e caliandra e mantenho a adubação e os resultados são excelentes.
Não esqueça de que a planta deve estar saudável e você precisa fazer o procedimento na época certa.
Veja a excelente matéria que saiu na edição nº 3 da revista eletrônica do Campolina.
http://www.artebonsai.com.br/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
abehne
Registrado: 20/10/06 Mensagens: 53 Localização: francisco beltrão - pr
|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 8:27 am Assunto: |
|
|
Darkaso Ricardo
Muito obrigado obrigado pelas respostas. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|