FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Regar com pulverizador ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 10:26 am    Assunto: Regar com pulverizador ? Responder com citação

Sempre vejo comentários que a rega deve ser feita com um regador com orifícios pequenos. Também vejo comentário que os pulverizadores comuns devem ser usados apenas para molhar as folhas mas para regar são incovenientes, uma vez que geralmente tem capacidade de volume restrita e demandariam muito esforço para tal.

Por outro lado, pulverizadores de pressão (foto) oferecem um jato fino, apresentam modelos com razoável volume (2 litros, por exemplo), e demandam apenas o esforço inicial de inserir pressão. Há algum motivo que condene a utilização desse tipo de pulverizadores para regar bonsai em pequenas coleções ? Essa é minha dúvida.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

A rega dos bonsai deve ser realizada de maneira que a agua possa umidecer todo o solo e sair pelos orifícios de drenagem. Assim sendo não aconselho a rega com pulverizador, além de dar mais trabalho você corre o risco de molhar só a camada superficial do solo. Utilise um regador, ou até mesmo a mangueira com um esguicho apropriado. Quando a burrifar as folhas com água você pode fazer isto no momento da rega com a propria mangueira ou regador dirigindo o jato para as folha. As pessoas tendem a complicar aquilo que é relativamente simples.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso a mangueira mesmo.... se estiver em algum lugar que restringe o uso da mangueira pode optar por regador comum de jardim.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Já testei algumas vezes o uso do pulverizador de pressão, destaco que o pulverizador que estou falando é o de pressão. Com esse aparato você consegue regular muito bem a intensidade do esguicho, e penso que fique equivalente a de um reagador com furos pequenos.

Destaco que meu uso para regar se fez apontando o esguicho para o solo e não para as folhas. Com o pulverizador de pressão, basta bombear ar algumas vezes e em seguida você pode segurar o botão e pulverizar até dois litros sem precisar bombear novamente. Com esse procedimento´já consegui regar pelo menos 3 exemplares, até que a água vazar pelos orifícios de drenagem.

Não estou de forma alguma desmerecendo os cometários que foram postados, só colocando alguns dados a mais para fomentar os comentários em seguida...
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Quando se tem poucas plantas pode até ser uma idéia a ser pensada, mas quando elas passam das 400 fora as mudas como é o meu caso é inviável.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

a finalidade da água não é apenas de hidratar a planta. A quantidade deve ser suficiente para que as toxinas prozidas pelo metabolismo da planta sejam retiradas do vaso. Com isso posto, se regar com esse pulverizador irá sempre deixar restos dessas toxinas e aos poucos você percebe sinais de que algo está errado mas não existe nenhuma doença ou infestação. Recomendo que faça a rega com regador ou magueira mesmo.

T+
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Não querendo ser chato, mas acompanhem meu raciocínio.

Pulverizador a pressão = jato fino ou mais fornte (basta regular)
Regador para bonsai = jato fino

Pulverizador a pressão= volume de água razoável para poucos exemplares
Regador para bonsai = volume de água suficiente para vários exemplares

Pulverizador a pressão= permite rega até sair o excesso pelos orificio de drenagem
Regador para bonsai = permite rega até sair o excesso pelos orificio de drenagem

Não entendo como um acessório com essa características, principalmente a de possibilitar a rega até sair o excesso pelos drenos, poder impossibilitar a remoção de toxina.

Não estou importunando, mas coompreendendo os motivos fica fácil de aceitar as sugestões...
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Ficar discutindo isso é discutir o sexo dos anjos. Façamos da seguinte maneira, diante do exposto cada qual faz com melhor lhe aprouver, não ?
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Aceito a sugestão do Wilson Fracassi.
Parece que chegamos numa posição que envolve gostos. e gostos não se discutem.

Grato a todos de qualquer forma, foi muito esclarecedor....
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 8:17 am    Assunto: Responder com citação

fabioso escreveu:
Parece que chegamos numa posição que envolve gostos. e gostos não se discutem.

Concordo plenamente Wink
Agora acerca da rega, ser com regador ou pulverizador, o ideal mesmo seria o regador, de preferência fino.
A rega através da pulverização pode ser efectiva, mas depende do caudal da água na mesma....porque ao fazê-lo está-se a direccionar a água para as folhas, e para haver uma absorção plena dessa mesma água, depende em muito da altura do dia em que é feita uma vez que os estômatos existentes nas folhas, não estão abertos de igual forma ao longo do mesmo.

Se esta for efectuada quando estes se encontram fechados, não haverá grande absorção da mesma, correndo o risco de esta secar antes de ser absorvida, assim resta-nos esperar que o caudal seja generoso, ao ponto de cair em abundancia para o solo, mas para tal acontecer não vejo porque não regar com regador.
Por ex: se ela estiver com problemas ( Pragas, etc), ela só irá abrir os estômatos à noite, para evitar a desidratação, dai que se recomenda aquando da aplicação do soro glicosado, que este seja administrado no periodo noturno, para haver uma maior absorção.

Seria preferivel borrifa-la como complemento, sobretudo em arvores que o agradeçam, tais como os Aceres.
Não deve ser utilizado como sistema, quando já existe a rega por regador, porque também dependendo da humidade atmosférica do local onde nos encontramos, pode favorecer ataques de fungos na copa, assim como criar alguma habituação à água extra, que poderá ser problemático quando se virem privadas dela, caso de ausências de Férias, etc..

Eu faço-o em alturas de maior calor, principalmente por causa dos Aceres, talvez o faça de uma forma "menos correcta", porque aproveito o facto para dar a todas as outras, agora faço-o ocasionalmente.

Se a rega por pulverização for abundante, ao ponto de chegar ao solo e hidrata-lo como se de um regador se tratasse, ai penso que técnicamente não haverá qualquer problema ou erro nisso, cumpriu-se o objectivo de igual forma...agora talvez com este método se esteja a gastar água a mais,...talvez Wink

Boa sorte, e é sem stress mesmo Wink, como bem referiu o Wilson, "cada qual faz como melhor lhe aprouver"

Cptos.

Castro

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 12:12 pm    Assunto: Dois em um Responder com citação

Pessoal

Alguns equipamentos a pressão têm mecanismo para regulação da vazão, e podem funcionar como pulverizador ou como regador. Poderíamos dizer que são "dois em um", por isso, basta usar a regulação correta e usar se for adequado ao seu número de plantas.

"Recife (PE)"
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira

Os meus, embora sejam manuais são desse genero, a abertura ou fecho a ponteira faz com que haja pulverização ou não Wink
O problema da abertura. é que dependendo da pressão existente pode ocasionar com que desapareça parte do substrato, o que já me aconteceu, mas nada de grave Wink .

Eu recorro bastante a ele quando tenho alguma pressa.

Possuo dois regadores próprios p/ Bonsai, e na maioria das vezes o que uso é um grande p/ plantas.
Adaptei-lhe uma ponteira que se aplica nas torneiras... funcionava bastante bem, até que se estragou e tive de a trocar, estou farto de as substituir, mas nada que se assemelhe ao resultado anteriore....as ponteiras novas embora tenham uns furos finos, teimam em sair em fio Confused Sad .

Cptos

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Oops Shocked

Só agora consegui ver a foto colocada pelo caro Fabioso Very Happy Very Happy Very Happy

Esse é bastante parecido a um dos meus, o que tenho especificamente para aplicação de fitossanitários.

Cptos

Castro

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: