FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SUPER JABOTICABEIRA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mori

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 9:46 pm    Assunto: SUPER JABOTICABEIRA Responder com citação

Pessoal, vou contar uma história, a 18 anos atrás plantei essa jaboticabeira na casa onde eu morava, fui p/ o Japão logo após e só retornei 14 anos depois, a bichinha cresceu muito e dava muita jaboticaba, a 1 mes minha mãe resolveu se mudar de lá onde morou 30 anos, não quis deixar ela lá, pois plantei c/ mó carinho e resolvi arriscar mesmo no inverno e arranquei-a de lá trazendo p/ minha casa, precisei cortar tdas raizes de sustentação dela p/ caber no vazão, antes de arrancar dei uma poda radical nela, sei k não deveria ter feito tdo isso nessa época, mas não teive escolha por não querer deixar a planta esses dias tem feito frio aqui, passei pasta de dente nos corte e mandei hormanio enraizante nela, agoro pergunto preocupado, será k vinga ou matei a planta???Vlw.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Mori,

a retirada de raízes foi muito grande, deveria ter tentado preservar mais as raízes laterais. Difícil dizer se vai pegar, mas quem sabe. o substrato deveria ser areia grossa para ajudar no enraizamento.
Agora é esperar para dar alguma opinião mais tarde. Se pegar tire fotos de outros ângulos.

T+
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 7:43 am    Assunto: Responder com citação

Mori, desejo toda sorte do mundo para que ela pegue, como vc disse, plantou com muito carinho e quer te-la com vc... espero que rebrote e vc poste as fotos....só achei que o vaso poderia ter sido maior...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 7:50 am    Assunto: Responder com citação

e meu velho vai ter que contar com a sorte mesmo pelo tamanho da planta acho que tinha que preservar o pinhão dela .
mas vamos pedir a deus que dÊ tudo certo.
um abraço .

flavio henrique.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 10:02 am    Assunto: Responder com citação

Uma jabuticabeira desse porte demora qto tempo pra se recuperar depois dessa ??????

Obrigado e abraços......
mori

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Pois é pessoal, eu gostaria de ter preservado mais as raizes mas não achei um vazo maior k esse, o substrato é 60 % areia e 40 % terra c/ hulmus de minhoca, o pessoal em casa diz k fiz loucura mas rezo p/ que de certo....Vlw as opiniões.
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Mori, ainda há tempo! mude o substrato rapidamente, use areia grossa pura, entre 3 e 6mm. Para evitar apodrecer as raizes pelos grandes cortes sofridos e para acelerar o desenvolvimento das raizes finas.

Ela vai sobreviver sim, fica tranquilo. Continua usando enraizante uma vez por semana, deixando ela na sombra.

abraços.

Você conseguiu chegar a tempo de resolver a outra coisa que tinha que fazer, que não dava tempo nem comprar uma bacia maior? he he he
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 3:16 am    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Mori,
eu também sou iniciante e já matei algumas mudas por imperícia e ansiosidade de principiante...
Gosto especialmente das frutíferas como pitanga e jabuticaba, até tenho algumas mudas...
Concordo com o darkaso que você deveria ter preservado mais raízes. Mas acho que se você trocar o substrato e transplantá-la para um vaso maior, ela deve sobreviver...
Um abraço...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: