|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 9:46 pm Assunto: SUPER JABOTICABEIRA |
|
|
Pessoal, vou contar uma história, a 18 anos atrás plantei essa jaboticabeira na casa onde eu morava, fui p/ o Japão logo após e só retornei 14 anos depois, a bichinha cresceu muito e dava muita jaboticaba, a 1 mes minha mãe resolveu se mudar de lá onde morou 30 anos, não quis deixar ela lá, pois plantei c/ mó carinho e resolvi arriscar mesmo no inverno e arranquei-a de lá trazendo p/ minha casa, precisei cortar tdas raizes de sustentação dela p/ caber no vazão, antes de arrancar dei uma poda radical nela, sei k não deveria ter feito tdo isso nessa época, mas não teive escolha por não querer deixar a planta esses dias tem feito frio aqui, passei pasta de dente nos corte e mandei hormanio enraizante nela, agoro pergunto preocupado, será k vinga ou matei a planta???Vlw.
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 10:08 pm Assunto: |
|
|
Mori,
a retirada de raízes foi muito grande, deveria ter tentado preservar mais as raízes laterais. Difícil dizer se vai pegar, mas quem sabe. o substrato deveria ser areia grossa para ajudar no enraizamento.
Agora é esperar para dar alguma opinião mais tarde. Se pegar tire fotos de outros ângulos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 7:43 am Assunto: |
|
|
Mori, desejo toda sorte do mundo para que ela pegue, como vc disse, plantou com muito carinho e quer te-la com vc... espero que rebrote e vc poste as fotos....só achei que o vaso poderia ter sido maior... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 7:50 am Assunto: |
|
|
e meu velho vai ter que contar com a sorte mesmo pelo tamanho da planta acho que tinha que preservar o pinhão dela .
mas vamos pedir a deus que dÊ tudo certo.
um abraço .
flavio henrique. |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 10:02 am Assunto: |
|
|
Uma jabuticabeira desse porte demora qto tempo pra se recuperar depois dessa ??????
Obrigado e abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 11:27 am Assunto: |
|
|
Pois é pessoal, eu gostaria de ter preservado mais as raizes mas não achei um vazo maior k esse, o substrato é 60 % areia e 40 % terra c/ hulmus de minhoca, o pessoal em casa diz k fiz loucura mas rezo p/ que de certo....Vlw as opiniões. |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 6:46 pm Assunto: |
|
|
Mori, ainda há tempo! mude o substrato rapidamente, use areia grossa pura, entre 3 e 6mm. Para evitar apodrecer as raizes pelos grandes cortes sofridos e para acelerar o desenvolvimento das raizes finas.
Ela vai sobreviver sim, fica tranquilo. Continua usando enraizante uma vez por semana, deixando ela na sombra.
abraços.
Você conseguiu chegar a tempo de resolver a outra coisa que tinha que fazer, que não dava tempo nem comprar uma bacia maior? he he he _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 3:16 am Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Mori,
eu também sou iniciante e já matei algumas mudas por imperícia e ansiosidade de principiante...
Gosto especialmente das frutíferas como pitanga e jabuticaba, até tenho algumas mudas...
Concordo com o darkaso que você deveria ter preservado mais raízes. Mas acho que se você trocar o substrato e transplantá-la para um vaso maior, ela deve sobreviver...
Um abraço... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|