Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 11:54 am Assunto: Zelkova - recuperação - repostagem |
|
|
Estou encaminhado uma sequencia de fotos do meu exemplar de zelkova, com sua perda de folhar devido ao transporte de Mandaguari-PR para Salvador-BA, e seu início de recuperação.
Estou mantendo ele a meia-sombra (claridade mas sem luz solar direta).
Minha dúvida é que alguns galhos estão brotando em posições indesejáveis, sendo que eu gostaria que brotassem mais folhas nos galhos já existentes. Dessa forma, devo podar os galhos indesejáveis antes que eles usem demais a vitalidade que poderia ser direcionada a brotação nos galhos existentes ou aguardar uma brotação vigorosa em todo o exemplar (mesmo perdendo um pouco da estética) e depois podar os galhos indesejáveis ?
Antes do envio pelos correios
Logo após o recebimento via correios
Primeiras brotações
Brotações mais recentes
 |
|
|
 |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 9:13 am Assunto: |
|
|
Agora fiquei preocupado...
Comprei há 10 dias uma carmona em joinvile, moro em BH.
Está vindo pelo correio...
Faço idéia como essa planta vai chegar aqui.
Deu dó de ver como a viagem judiou do seu bonsai... (fica aqui mais um desabafo do que um comentário...) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 12:43 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
no momento não faça nada, deixe ela se recuperar. É uma planta forte e com certeza ficará bem, mas não adube, não faça poda e deixe em local luminoso mas sem sol direto mais umas duas semanas. Depois vá colocando somente no sol da manhã e aos poucos, semana a semana, dê mais horas de sol para ela. Na primavera, fim de setembro, faça a escolha dos galhos e brotos que não te interessam e retire.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 12:44 pm Assunto: |
|
|
Sefo40,
esqueci, as dicas acima valem para a sua também caso ela chegue nesse estado. Dez dias é muito tempo. Da próxima vez procure os viveiristas aqui de BH e região mesmo. Tem muito material de ótima qualidade já bem formado peritnho.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:40 am Assunto: |
|
|
Algumas folhas do meu exemplar estão ficando um pouco amareladas.
Estou pulverizando as folhas com alguma frequencia e regando generosamente sem encharcar. Além disso, estou expondo a claridade mas sem luz direta do sol.
Será que a claridade está excessiva (lembrando que estou na Bahia), estou molhando excessivamente ou isso é natural da recuperação desse exemplar ? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 1:54 pm Assunto: |
|
|
Acredito ser natural, ela até vai perder essas folhas que estão começando a amarelar. Me diz uma coisa, ela não esta muito exposta ao vento? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 2:46 pm Assunto: |
|
|
Acredito que não está exposta a muito vento, pois nesses dias tem ventado relativamente pouco.
Não tenho muitos outros lugares para colocar o exemplar sem exposição dos poucos ventos que ocorrem, somente dentro de casa numa sala bem iluminada.
Será que devo colocar o exemplar para dentro de casa, pelo menos pela noite quando é mais frio e venta mais ? |
|
|
 |
|