|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 12:56 pm Assunto: CALIANDRÃO ACHADA |
|
|
[url=http://img68.imageshack.us/my.php?image=caliandraohf4.jpg
Pessoal, agora k to tentando postar as fotos de minhas plantas, não sei se vai sair vamos ver.....Essa caliandra eu achei em uma casa abandonada, dei uma limpada nela e agora to sem idéia de como começar....alguem me faz uma projeção?[/url] |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 1:10 pm Assunto: Re: CALIANDRÃO ACHADA |
|
|
Tentei , Porem a foto nao abriu!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
Diogo Matos 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 1:46 pm Assunto: |
|
|
Pra ajudar
Vlw _________________ "poderão deter uma, duas, três rosas, mas jamais toda a primavera" |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 1:46 pm Assunto: |
|
|
Vixi, to apanhando das fotos, hospedei no site imageshack, mas não sei k fiz de errado, alguem sabe um geito pratico e facil de postar fotos, sou muito leigo nesta parte.....vlw. |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 1:48 pm Assunto: |
|
|
Diogo, como vc fez p/ sair a foto? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 2:15 pm Assunto: |
|
|
Dando uma opinião de iniciante, eu não teria abaixado todos os galhos como você fez, deixaria algum para fazer um ápice. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 3:38 pm Assunto: fotos |
|
|
Mori, Megagaleria!!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 6:59 pm Assunto: |
|
|
O ideal para uma opinião mais segura seria a exibição de mais fotos mostrando diferentes posições da planta.
Mas após a análise somente desta foto, eu pensaria seriamente em "detonar" todos estes galhos que vc baixou, deixando praticamente só o toco!
Calliandra brota muito fácil. Fazendo isso na época correta, em pouco tempo você teria um EXCELENTE shohin em estilo hokidachi!!!
Se fizer um bom trabalho nas bifurcações das novas brotações para configurar ramificações bem elaboradas, será um bonsai campeão!
Não dá pra desprezar essa belezura de tronquinho que vc tem ai!
Vamos esperar a opinião dos mais experientes para conferir se não fui demasiadamente insano
abraços  _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 7:39 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!
Respeito muito as opiniões do meu amigo Newbe porém, hoje vou discordar um pouquinho.
Acho que os galhos foram abaixados em demasia....eu os deixaria pouco curvados e talvez um pouco menores....
Que planta linda será esta... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 7:54 pm Assunto: |
|
|
Boa noite, amiga Ângela ...
Gosto da sua postura. Da demonstração explícita de respeito e consideração mesmo quando as opiniões não se encontram
Segue um projetinho que fiz com base no futuro hokidachi que imaginei:
"Ouvindo" sua opinião, já me ocorreu outra idéia para a planta
Se me animar faço outro virtual ainda hoje e posto de novo aqui
Grande abraço! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Achei muito legal sua projeção newbe, tbm achei interesante a proposta da Angela, vou aguardar ancioso sua proxima projeção baseado em k ela falou, tenho outras fotos p/ postar, mas to tendo dificuldades apanhando muito, to hospedando no megagaleria, mas qdo copio o link não abre, sorte k os amigos ai estão dando uma força e corrigindo fazendo abrir as fotos, obrigado ai galera.... |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 1:00 pm Assunto: |
|
|
Mori,
A outra idéia que tive foi de adequar sua planta ao estilo "Pierneef" ou "Umbrella".
Trata-se de um dos estilos criados pelo bonsaísta Charles S Cerônio que esteve presente no evento do mário (Atelier do Bonsai) em 2006, onde veio justamente para apresentar os estilos (baobab, pierneef, bushveld, flat top ...) que ele desenvolveu depois de muitos e muitos anos estudando as plantas da savana africana.
O pierneef se baseia basicamente em: Raízes expostas de forma radial (comum a todos os estilos), tronco normalmente informal (podendo haver exceção, como no seu caso) e distribuição dos galhos de maneira bem ramificada (como num hokidachi, por exemplo, onde temos as divisões primárias, secundárias e terciárias das ramas formando bifurcações contínuas) visando obter a forma de um guarda-chuvas aberto ("reto" embaixo e arredondao em cima) - por isso o nome umbrella. Veja o
desenho abaixo (não é uma maravilha, masss....... kkkkkkkk)
Existia aqui no fórum um tópico muito bom sobre eles, mas com o problema de perda de dados que tivemos há poucos dias este foi perdido .
Para ilustrar um pouco o que quero dizer, vou infrigir um pouco o direito autoral do Charles e postar uma foto de uma página de um dos livros dele para ilustrar .
Peço desculpas pela qualidade das imagens. Estou novamente sem câmera e tive de usar o celular .
Tenho aqui em casa uma calliandra que adquiri ano passado por perceber o potencial que ela tinha para este estilo e por achar que esta espécie é, sem dúvida, uma das melhores para adequação à estes estilos (assim como as acácias, pithecolobiums, dentre outras). Isso pra não comentar a paixão pelas calliandras .
Essa foto da minha planta é de junho deste ano depois de alguns meses sem muita intervenção. Somente poda de manutenção da copa "redondinha". Acho que perdi as fotos de dezembro, quando ela chegou .
Essa foto é de ontem: Com um tempinho disponível e um pouco de coragem resolvi descabelar a criança e passar o arame, depois de dar uma "polida" nas cicatrizes, mudar um pouco a inclinação do tronco e reduzir a extensão da copa . Acho que ficou mais equilibrado assim .
Não reparem nos arames cruzando em alguns pontos. Já tava ficando escuro... O cansaço e a pressa aumentando kkkk.
Visão aérea:
Esse é um dos desenhos do livro do Charles S Ceronio (Bonsai Styles of the World), o qual adiquiri direto com o autor, no evento do Mário (com dedicatória huhuhu ). Nele você vê a representação do estilo umbrella segundo a visão do autor (foto PÉSSIMA ).
Pois bem...
Essa é a parte que aproveitaria da sua planta (talvez tirando um ou outro desses "tocos" de galhos que restaram ou girando um pouco o tronco para tirar a impressão de cruzamento destes dois toquinhos à direita), para ir aguardando as brotações e compondo as corretas ramificações tendo como objetivo o "umbrella".
Creio que tudo isso não levaria mais de 2 anos!!
Espero que tenha sido útil rsrsrs.
Um forte abraço. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 1:50 pm Assunto: |
|
|
Ai vão mais 2 angulos diferentes p/ vizualizar melhor.
 |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 3:28 pm Assunto: |
|
|
Bem, mori...
Agora a coisa muda um pouco de figura .
Gostei mais da segunda foto.
PS: ainda continuo com uma certa vontade de reduzir tudo ao toco!
Pimenta no olho dos outros é refresco né? kkkk
Brincadeiras à parte: a calliandra brota muito e cresce rápido. Não há o que temer
Ainda continuo esperando a opinião dos mais experientes. Creio que virão idéias menos insanas por ai rsrsrsrs
Então vamos lá:
Sugiro uma poda radical. Assim:
Se as brotações vierem nos locais esperados e forem devidamente cuidadas. Em algum tempo (creio que menos de 2 anos) teremos algo assim:
Que em seus melhores momentos (brotações intensas, folhas novas, humidade do ar elevada: Estação primaveril) ficaria mais ou menos assim depois de envasada:
PS: Duprat: Peroe-me, mas na falta de conhecimento avançado do photoshop e inexistência de "veia artística" para criações, copiei parte da folhagem de um de seus magníficos trabalhos e apliquei efeitos para compor partes da copa do meu projeto.
Não fique zangado.
grande abraço a todos. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 3:54 pm Assunto: |
|
|
Legal a projeção Newbe, não tenho medo de ousar não, só vou esperar se alguem tem mais alguma idéa p/ somar.....vlw amigo, abrç. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|