Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 9:35 pm Assunto: Pinheiro negro |
|
|
Pessoal, mais uma plantinha p/ opiniões, to aprendendo c/ vcs, to todo perdido c esse pinheiro, mó dificil fazer brotar os galhos no lugar k quero....a proposito, quais galhos k eu poderia tirar pois acho k tem muito só k tenho medo de cortar um errado e estragar a planta.
 |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 9:55 am Assunto: |
|
|
Olá Mori, qtos anos tem esse Pinheiro Negro ???
Abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
Qdo eu complei na flora els disseram k tinha 2 anos, mais 2 anos comigo acho k são 4 anos então....Meu mas é dificil trabalhar com isso heim, ainda mais p/ caras inexperientes como eu.... |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 11:41 am Assunto: |
|
|
Hum.........eu tb sou novato.......
Perguntei pq estou plantando Pinheiro Negro a partir de sementes, e até agora ta dando certo........rssss........estão com mais ou menos de 5 a 6 cm de altura.........vai demorar muito pra virar um pré bonsai......rsssssssss
Vamos ver o que o pessoal mais experiente na arte pode recomendar para o seu Pinheiro Negro........
Abraços _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 12:30 pm Assunto: Mudanças |
|
|
Mori
Eu também estou iniciando a aprender a cultivar o PNJ, que é uma das espécies mais difíceis, mas algumas coisinhas eu já aprendi.
Não se deve deixar os galhos importantes ficarem muito longos, com agulhas somente nas pontas. Como não ocorre brotação onde não existem agulhas, é necessário manter o crescimento dos galhos sob controle de podas, para induzir a ramificação.
Para ter futuramente uma planta com um tronco largo e com conicidade, é necessário manter um galho de sacrifício, de crescimento livre, no qual não se faz nenhuma poda.
Por estes motivos, eu sugeriria os seguintes cuidados neste exemplar:
1) Transformar a parte reta do tronco, a partir do 4o. galho, em galho de sacrifício. Para isso, todos os ramos acima dele deveriam ser eliminados, com exceção da ponteira, para favorecer o crescimento;
2) O 4o. galho seria orientado para se tornar o novo ápice, aproveitando para criar uma curva, sem podar;
3) Os únicos galhos a ser eliminados seriam os citados acima, ou seja, somente os ramos do galho de sacrifício. Os outros poderiam ser reduzidos, mas mantendo um bom número de agulhas.
Talvez a visualisação do outro lado da planta facilite a escolha do novo ápice e de sua posição.
Uma observação: a sua aramação aparentemente não está exercendo nenhuma função, pois está muito fouxa e com arames muito finos. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 12:47 pm Assunto: |
|
|
Entendi Ferreira, devo orientar o 4 galho p/ cima? Qtos aos arames acho k ta bem frouxo mesmo, fiquei com medo de marcar a planta, não tenho muita delicadesa com os arames, ai acabou ficando frouxo, vou tentar apertar mais....Obrigado pelas dicas já me deu uma outra visão da planta, vc acha k ela é boa? Abrçs. |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 1:37 pm Assunto: Re: Mudanças |
|
|
Ferreira escreveu: | Mori
Não se deve deixar os galhos importantes ficarem muito longos, com agulhas somente nas pontas. Como não ocorre brotação onde não existem agulhas, é necessário manter o crescimento dos galhos sob controle de podas, para induzir a ramificação. |
Não entendi essa parte Ferreira, significa que deve deixar agulhas ao longo do galho, e não só nas pontas, para aumentar a ramificação do galho a ser trabalhado?? É isso ??
Obrigado e abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 4:12 pm Assunto: Broto |
|
|
Mori
Você deve orientar o 4o. galho para cima para formar o ápice, não de forma reta, mas formando uma curva.
Djalma
Mais ou menos isso aí mesmo: os novos brotos irão nascer exatamente entre as duas acículas que saem juntas, de maneira que onde não tem agulhas não se deve esperar o surgimento de um broto. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 9:54 am Assunto: |
|
|
Entendi Ferreira........mas........
o que é acículas ?? rsss....perdoe, eu não sei........
Obrigado e abraços..... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 11:37 am Assunto: |
|
|
Djalma,
acículas são as folhas dos pinheiros. Elas são tranformadas nessas agulhas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 12:20 pm Assunto: Acícula |
|
|
Djalma
Acícula é o termo técnico botânico para "folha em forma de agulha". _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 7:53 pm Assunto: |
|
|
ah tah......entendi agora.....quer dizer que entre duas agulhas do pinheiro pode formar um broto que poderá a ser um futuro galho ???
Mas isso não quer dizer que entre todas as agulhas pode surgir brotos, pode ??
Obrigado pessoal e abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
|