FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BUXINHO P/ MELHORAR
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mori

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 3:31 pm    Assunto: BUXINHO P/ MELHORAR Responder com citação

To postando com outra hospedagem p/ ver se abre mais fácil...esse é um buxinho k já fiz dele um bonsai, mas não sei se tá certinho, o k pode ser melhorado? A vontade p/ opinar e criticar...
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12893-1.jpg
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
mori

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Agora a foto saiu...Queria baixar a copa c/ a poda radical, mas não sei se o buxus aceita essa poda, se eu podar mais abaixo sem deixar nenhuma folha ele aguenta?
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Mori , eu tambem estou começando , mas vendo teu buxinho , achei parecido com dois que eu tenho e depois de trabalhado ficou assim:

Espero que possa te dar alguma luz para o teu trabalho

joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 4:15 pm    Assunto: Responder com citação

Te dou outra dica :
Antes de enviar teu topico com foto clique em Prever , aí tu veras se a foto saiu.

Abraços

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 4:23 pm    Assunto: Podas Responder com citação

Mori

Achei legal a estilização do seu buxinho como hokidashi, mas você pode melhorar a copa com uma poda.

Minha experiência com buxinho é pequena, mas acho que na maioria das vezes que um galho fica com muito poucas folhas ou sem nenhuma folha ele fica fraco e tende a morrer.

Para reduzir a altura ou para melhorar a ramificação eu sugeriria podas leves frequentes. Em buxinho a ramificação é mais eficaz se podar os ramos na parte onde as folhas já estão com a cor verde escura. Esta é a cor das folhas adultas, enquanto as folhas jovens são verde claro. Isso é que vai determinar a freqüência com que você poderá podar, pois também vai garantir que a planta já se recuperou da poda anterior.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Mori,

seu buxinho não está muito bom para hokidachi. O tronco tem esta quebra que confere uma possibilidade melhor e mais adequada. Para hokidachi o tronco deve ser reto e os galhos devem sair mais ou menos equlibrados ao redor do tronco.

Poderia ser feita a estilização em fukinagachi, ou varrido pelo vento.

Deixe os riscos para que veja os galhos a serem modelados e quais retirados.

Outra coisa. Sei que é bonitinho e sempre se tenta melhorar a aparência da planta colocando coisas no vaso. A escola japonesa, de onde se tem a definição bonsai, não permite a colocação de pedras, lanternas, pequnas plantas ou qualquer outro objeto na superfície do vaso. O máximo é o musgo. Se pretende seguir esta escola o interessante é não colocar nada. Do contrário se torna um penjing árvore. Originária da china, esta escola permite que se coloque outros elementos na superfície do vaso.

Acho importante que saiba disto par que outras pessoas que entendam de bonsai ao ver sua planta não te questionem. Sendo isto claro, não vejo problema algum, até mesmo que deixe a lanterna.

T+
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Otima visualização Darkaso deste buxinho em varrido pelo vento, mas gostaria de saber sua opinião sobre manter o estilo varrido pelo vento porém na altura do jin, ou seja, retirando o galho mais alto também. É apenas uma pergunta de um aprendiz de bonsai.

Abraço
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Edmílson,

entendi o que quis dizer, mas eu faria esta opção se não tivesse os galhos de cima, tendo os galhos e cortá-los seria um desperdício.

T+
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas explicações Darkaso
mori

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Mais uma pergunta amigos, se podar o buxinho deixando sem folhas ele morre?Ou tem boa brotação? Notem abaixo k tem um galho podado de onde ta nascendo um broto, hoje eu percebi outra brotação em um galho k sem querer eu o tinha descascado pegando c/ os dedos, mas não tinha machucado só saido a casca mais grossa, pois então ta saindo um brotinho de onde foi descascado, dai minha pergunta sobre ela aguentar poda drástica. Vlw pessoal.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 10:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Embora ocorram brotações espúrias como essa, isso não é o comum nessa espécie. Se voce fizer uma poda radical e eliminar todas as folhas, correrá o sério risco de perder sua planta. O que pode ser feito, para reduzir o tamanho das folhas, é uma pinçagem seletiva, em que voce retira as folhas mais velhas (verde escuras e ligeiramente amareladas), arejando melhor os galhos, iniciando-se por um galho mais denso, dando tempo para sua recuperação, antes de iniciar outro galho. Very Happy
Evita-se, assim, uma desfolha completa da arvore. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: