Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 3:31 pm Assunto: BUXINHO P/ MELHORAR |
|
|
To postando com outra hospedagem p/ ver se abre mais fácil...esse é um buxinho k já fiz dele um bonsai, mas não sei se tá certinho, o k pode ser melhorado? A vontade p/ opinar e criticar...
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12893-1.jpg |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 12:11 pm Assunto: |
|
|
Agora a foto saiu...Queria baixar a copa c/ a poda radical, mas não sei se o buxus aceita essa poda, se eu podar mais abaixo sem deixar nenhuma folha ele aguenta?
 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 4:13 pm Assunto: |
|
|
Mori , eu tambem estou começando , mas vendo teu buxinho , achei parecido com dois que eu tenho e depois de trabalhado ficou assim:
Espero que possa te dar alguma luz para o teu trabalho
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 4:15 pm Assunto: |
|
|
Te dou outra dica :
Antes de enviar teu topico com foto clique em Prever , aí tu veras se a foto saiu.
Abraços
Joel |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 4:23 pm Assunto: Podas |
|
|
Mori
Achei legal a estilização do seu buxinho como hokidashi, mas você pode melhorar a copa com uma poda.
Minha experiência com buxinho é pequena, mas acho que na maioria das vezes que um galho fica com muito poucas folhas ou sem nenhuma folha ele fica fraco e tende a morrer.
Para reduzir a altura ou para melhorar a ramificação eu sugeriria podas leves frequentes. Em buxinho a ramificação é mais eficaz se podar os ramos na parte onde as folhas já estão com a cor verde escura. Esta é a cor das folhas adultas, enquanto as folhas jovens são verde claro. Isso é que vai determinar a freqüência com que você poderá podar, pois também vai garantir que a planta já se recuperou da poda anterior. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 10:12 am Assunto: |
|
|
Mori,
seu buxinho não está muito bom para hokidachi. O tronco tem esta quebra que confere uma possibilidade melhor e mais adequada. Para hokidachi o tronco deve ser reto e os galhos devem sair mais ou menos equlibrados ao redor do tronco.
Poderia ser feita a estilização em fukinagachi, ou varrido pelo vento.
Deixe os riscos para que veja os galhos a serem modelados e quais retirados.
Outra coisa. Sei que é bonitinho e sempre se tenta melhorar a aparência da planta colocando coisas no vaso. A escola japonesa, de onde se tem a definição bonsai, não permite a colocação de pedras, lanternas, pequnas plantas ou qualquer outro objeto na superfície do vaso. O máximo é o musgo. Se pretende seguir esta escola o interessante é não colocar nada. Do contrário se torna um penjing árvore. Originária da china, esta escola permite que se coloque outros elementos na superfície do vaso.
Acho importante que saiba disto par que outras pessoas que entendam de bonsai ao ver sua planta não te questionem. Sendo isto claro, não vejo problema algum, até mesmo que deixe a lanterna.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 6:24 pm Assunto: |
|
|
Otima visualização Darkaso deste buxinho em varrido pelo vento, mas gostaria de saber sua opinião sobre manter o estilo varrido pelo vento porém na altura do jin, ou seja, retirando o galho mais alto também. É apenas uma pergunta de um aprendiz de bonsai.
Abraço |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 6:58 pm Assunto: |
|
|
Edmílson,
entendi o que quis dizer, mas eu faria esta opção se não tivesse os galhos de cima, tendo os galhos e cortá-los seria um desperdício.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas explicações Darkaso |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:44 am Assunto: |
|
|
Mais uma pergunta amigos, se podar o buxinho deixando sem folhas ele morre?Ou tem boa brotação? Notem abaixo k tem um galho podado de onde ta nascendo um broto, hoje eu percebi outra brotação em um galho k sem querer eu o tinha descascado pegando c/ os dedos, mas não tinha machucado só saido a casca mais grossa, pois então ta saindo um brotinho de onde foi descascado, dai minha pergunta sobre ela aguentar poda drástica. Vlw pessoal. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Embora ocorram brotações espúrias como essa, isso não é o comum nessa espécie. Se voce fizer uma poda radical e eliminar todas as folhas, correrá o sério risco de perder sua planta. O que pode ser feito, para reduzir o tamanho das folhas, é uma pinçagem seletiva, em que voce retira as folhas mais velhas (verde escuras e ligeiramente amareladas), arejando melhor os galhos, iniciando-se por um galho mais denso, dando tempo para sua recuperação, antes de iniciar outro galho.
Evita-se, assim, uma desfolha completa da arvore.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|