Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Magalhães 2.o PASSO

Registrado: 10/07/05 Idade: 46 Mensagens: 346 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Dom Jun 10, 2007 10:44 pm Assunto: Estilização final em Jacaré |
|
|
Olá Pessoal,
Mexendo aqui em minhas fotos encontrei esse trabalho em um jacaré, gostaria de compartilhar com todos como e possível com algumas poucas horas de trabalho mudar por completo a cara de uma bonsai.
Abraços,
Fernando
Retirei o Jin grande para realçar a curva do tronco e aramei os galhos de forma a compactar a folhagem perto do troco. _________________ Fernando Magalhães
BMV
Editado pela última vez por Fernando Magalhães em Qua Jun 13, 2007 7:06 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 2:24 am Assunto: |
|
|
Muito bom trablho Fernando, parabéns!!!!
Compacta e robusta. Inclusive o trabalho no tronco além de realçar a curvatura, deixou o bonsai com ar de mais idade.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
Bela planta, com a retirada do jin ficou muito melhor mesmo, as vezes a gente se limita a tomar certas atitudes, mas, você tomou uma ótima atitude, parabéns.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 7:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Fernando
meu amigo, que bela visão e trabalho este seu, PARABÉNS
Mudou completamente o visual do bonsai
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 12:28 am Assunto: |
|
|
Show de bola Fernando!!!
Tava pensando em como preparar o meu jacaré. Vc me deu uma excelente idéia.
A sua planta ficou muito boa. |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 12:53 am Assunto: |
|
|
Fernando.
Umas poucas horas de trabalho para mãos hábeis e artísticas... Uma visão esteticamente desenvolvida... Um resultado que salta aos olhos...Parabéns.
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Xará, voce realmente sempre nos surpreende com belissimos trabalhos, mas dessa vez ultrapassou essa barreira. Parabens pela idéia e pelo resultado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:26 am Assunto: |
|
|
Fernando,
Faço côro com os outros, excelente trabalho de reestilização, melhorou a conicidade, ficou mais compacta e deu um outro impacto visual, trabalhos assim devem sempre ser mostrados, parabéns.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 12:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Fernando...
Amigo, perfeita sua "sacada"...
A retirada do jin e seu trabalho de detalhamento deu nova vida à planta!
Ao mesmo tempo, voce conseguiu uma textura fantástica naquele aprofundamento do shari, acentuou o movimento do tronco e adicionou uma nova cor que contrastou com perfeição com o branco do grande shari....
A compactação da copa também foi otima e acentuou o movimento do conjunto!...
Parabéns pelo trabalho e pela inspiração que nos proporcionou!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Fernando Magalhães 2.o PASSO

Registrado: 10/07/05 Idade: 46 Mensagens: 346 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 7:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos, tive problema com o meu ftp devido à forma que coloquei a imagem pela URL, mas já corrigi o problema e a imagem está disponível novamente.
Obrigado a todos pelos comentários, e muito gratificante saber a opinião de muitos colegas e talvez sentir a mesma satisfação pelo trabalho finalizado.
Uma vez que o fórum é uma boa opção de poder trocar idéias e aumentar o nível técnico do bonsai no Brasil.
Essa planta me incomodava bastante, mesmo possuindo um belo Jin com um trabalho de madeira interessante, ela não tinha equilíbrio e harmonia, foi quando resolvi retirar o Jin, de forma poder melhorar o visual da madeira e destacar a curva do tronco. Depois de pronto ficou muito fácil ver que realmente que literalmente o que matava o movimento da planta era o JIN.
Mais uma vez, obrigado pelos comentários.
Abraço a todos. _________________ Fernando Magalhães
BMV |
|
|
 |
Mariano Alves Diniz Filho 1.o PASSO

Registrado: 24/09/06 Idade: 62 Mensagens: 164 Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 9:45 am Assunto: parabéns |
|
|
Fernando gostei muito do trabalho...
Você colaborou muito com nossos aprendizado pois é muito difícil trabalhar mudas de jacaré que estão muito altas e com pescoço grande.
ABraços
Mariano _________________ "A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 6:54 pm Assunto: |
|
|
Fernando,
boa solução para este problema que é constante. O pescoço grade que encontramos é algo que incmoda bastante visualmente. Mas foi excepcional o resultado. A cor da madeira ficou otima. Esse merecia o centro de exposição.
Parabéns. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jun 19, 2007 11:15 pm Assunto: |
|
|
Ola fernando,
Belo trabalho. A duplicação do uro ficou ótima. Um praticamente continua sobre o outro e o segundo podemos jurar que é natural.
Minha duvida é quanto ao galho mais baixo que me parecer estar voltado na direção do observador. Creio que qualquer bonsaista ao ver a arvore em tres dimensões vai querer virar a planta por supor que a frente é outra. Um vaso retangular resolveria isso além de dar, por contraste, mais dinâmica ao tronco, sobretudo se for da mesma cor do tronco. Particularmente viraria um pouco o galho mais baixo de modo a ele não se confundir com a curva do tronco. Algo assim;;;;
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 20, 2007 9:21 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, concordo com o reposicionamento do galho, mas não com o vaso. Creio que se fosse para trocar o vaso, a melhor opção seria um orgânico, de bordas ligeiramente irregulares, mas ainda redondo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jun 20, 2007 6:23 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
ao ver a foto não percebi que o galho está virado para o observador, mas de lado. O posicionamento me pareceu mais natural do se você retirar o galho da frente do tronco, deixando-o totalmente exposto. Isto me parece um pouco forçado, mas aumenta a exposição do tronco que merece estar em evidência. Eu deixaria assim, como foi exposto.
Também achei o vaso redondo melhor, a cor escura contrastando com o tronco evidenciou o tronco e deu um "degradê" com a base mais escura e o uro. Opiniões, sempre serão diferentes.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|