Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
José Domingos Oliveira da
Registrado: 04/07/07 Mensagens: 21 Localização: Rio de Janeiro- RJ
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:01 pm Assunto: Substrato |
|
|
A argila qeu tanto se fala na composição do subtrato , é o conhecido BARRO VERMELHO?
Alguém pode me dá uma orientação .
Abraços do amigo José Domingos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:12 pm Assunto: |
|
|
José,
a argila em alguns casos que se lê é a argila barro mesmo. Mas não é nada recomendável fazer isto, pois ela irá fazer um estrago no substrato deixando encharcado e podendo apodrecer as raízes.
O ideal é usar o caco cerâmico. Tem boa drenagem mas não deixar o substrato ficar seco.
http://www.artebonsai.com.br/solo.htm
Dê uma lida no artigo, é ótimo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 12:26 pm Assunto: Substrato |
|
|
Amigo Darkaso, obrigado pela ajuda, vou continuar usando o tijolo triturado.
Voce recomenda passar o barro úmido na peneira e levá-lo ao forno para queimá-lo?
Um forte abraço do amigo José. |
|
|
 |
luciofsr
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, boa tarde!
Vi em um outro site uma receita para composto que dizia para colocar:
- 30% Terra comum;
- 30% Pedrisco;
- 10% Humus;
- 30% Areia grossa.
Pretendia utilizar este composto no reenvasamento de minhas plantas. Estaria fazendo errado? Existe uma composição mais indicada?
Obrigado mais uma vez!
Lucio _________________ Lucio Salomão |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Lúcio,
em se tratando de substrato você verá as mais diversas formulações e indicações. Todo mundo tem seu motivo para fazer um ou outro e todos dão a mesma razão: minhas plantas estão crescendo muito com essa formulação, mas não foi feito até hoje um estudo comparativo de substratos. Então vou te dar o que sei.
O substrato para crescimento deve ser aerado, com espaço para as raízes crescerem e respirarem, ter boa retenção de líquidos e ainda não encharcar, citando as que me lembro agora, existem outras características. Aquele que melhor se assemelha com isto, é o caco cerãmico, tijolo triturado ou outro nome que conheça. A matéria orgãncia não é tão importante se for controlada a adubação corretamente. Se deixar sem ela inclusive, o substrato galho poder de aeração, que a matéria orgãnica tem muito pouco a contribuir, pois compacta facilmente. Portanto faça o uso da cerãmica e do pedrisco, o resto pode deixar sem.
Recomendo a mesma leitura para você.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Ter Jul 31, 2007 6:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 6:58 pm Assunto: |
|
|
José,
se fizer isto irá precisar de um forno de cerãmica para queimar. o forno de casa não dá conta a cerâmica acaba compactando.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
luciofsr
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 9:46 am Assunto: |
|
|
Darkaso, bom dia!
Obrigado pela resposta. Fiz a leitura indicada, mas não sei se entendi direito. Em toda a minha vida eu escutei dizer que uma planta precisava de bons nutrientes no solo para ter um bom desenvolvimento.
Você recomenda apenas o pedrisco ou o caco de telha e areia grossa, ou seja, sem nenhuma parte de terra ou matéria orgânica? Seria suficiente para o desenvolvimento da planta?
Obrigado, abraço!
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 10:18 am Assunto: |
|
|
Caro Lucio, o que você escutou em toda sua vida acerca de bons nutrientes foi como vc mesmo citou, para o solo, a terra em si, ou digamos para a planta no chão mesmo. As instruções passadas aqui são para plantas em vasos e não no solo. Existem muitas diferenças entre ambas, por isso a diferença do substrato usado também.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Diogo Matos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 11:04 am Assunto: |
|
|
Eu achei que a argila a que se referiam era a argila expandida, que são aquelas pedras decorativas que se usam sobre os vasos de plantas, só que em menor granulação.
Estou errado?
T+ pessoal _________________ "poderão deter uma, duas, três rosas, mas jamais toda a primavera" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 7:10 pm Assunto: Solo X vaso |
|
|
Lucio
Com o substrato você garante a sustentação da planta e o ambiente propício para o desenvolvimento e melhor funcionamento das raízes, como aeração e umidade adequada (sem enxarcar). Os nutrientes necessários você deverá fornecer através de adubação programada, de acordo com as necessidades da planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 7:41 pm Assunto: |
|
|
Diogo,
não é esta mesmo. A argila espandida tem boa drenagem mas não ajuda nada na retenção da água e adubação. O ideal mesmo é o caco cerãmico.
|
|
 |
luciofsr
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 8:02 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, boa tarde!
Muito obrigado pela ajuda, mais uma vez as respostas foram bem esclarecedoras.
Um abraço!
|
|
 |
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 10:09 pm Assunto: Substrato |
|
|
Amigo Darkaso,li o artigo recomendado, é excelente e recomendo a todo principiante como eu.
Agradeço tambem as dicas sobre o barro vermelho úmido e peneirado.
Um forte abraço a todos e até a proxima oprtunidade.
Jose Domingos. |
|
|
 |
|