Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 8:46 pm Assunto: Pitheco |
|
|
Caros amigos,
preciso da ajuda de vcs na estilização deste Pithecolobium.Levei-o para a última reunião do Salvador Bonsai Clube, mas acabei não mexendo no mesmo.devido às duvidas.Vamos vê-lo:
Frente escolhida:
Frente com elevação do fundo e vista no detalhe
[/img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12034_9.jpg[img]
Lateral
[/img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12034_10[img][/img] _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 9:14 pm Assunto: |
|
|
As outras fotos não apareceram,tntemos de novo.
Vista frontal com elevação do fundo e no detalhe
Viasta Lateral
A minha ideia é a seguinte:
1- Replanta-la com inclinação para frente
2- Manter o galho da esquerda formando uma das copas
3- Reduzir o galho mais a direita fazendo um jin,incluindo a cicatriz do tronco.
4- No galho do meio, que cresce para trás e que se bifurca, eu penso em manter o lado direito após a bifurcação fazendo uma copa se dirigindo ara cima e p/ frente.A parte à esquerda da bifurcação(mais grossa) seria transformada em Jin.
Desculpem se falei muito,mas não sei fazer isso no Photoshop.
Aceito sugestões críticaspois estou querento meter a mão na massa semana que vem.
OBS - Apesar do galho da direita (se mantido) dar maior proporcionalidade a planta,este tem algumas cicatrizes e imperfeições que me fizeram optar pela manutenção do galho da esquerda.
Um abraço a todos,
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Leo!
Prazer em "falar" contigo após nosso encontro no BONSAI 2007!
Bem, analisar planta por foto não é fácil. Dar sugestões, mais ainda. Enfim, pelo que vi:
De acordo com a primeira foto eu tiraria os 2 galhos, o da esquerda e o da direita.
Vendo a terceira foto essa seria a frente e aí podemos trabalhar um Han-kengai ou Fukinagashi.
É isso aí, amigo!
Abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 2:38 am Assunto: |
|
|
o galho da direita na visão frontal, sendo grande e já grosso, me parece que sempre será um problema. Já pensou em um Kengai? _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 7:26 am Assunto: |
|
|
Eu usaria a terceira foto como frente, eliminaria alguns galhos do meio e optaria por han-kengay... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 8:27 am Assunto: |
|
|
Leo,
ele parece ter sido trabalhado para kengai ou han-kengai. As idéias dadas já te dão o caminho para continuar. Se preferir fazer uma poda radical vá em frente, ele aceita muito bem e brota muito, por isso poderá conseiguir uma grande variedade de galhos e de possiblidades de modelagem. O principal é manter as copas equilibradas e em conjunto.
Veja o exemplo abaixo de copas para kengai ou han-kengai.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6342
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 9:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Leo...
parece que um contratempo que terá com a frente escolhida, seria estas duas raízes mais grossas. A da frente até que vai ficar enterrada com a inclinação, mas esta de trás poderá ser descartada sem problemas???
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 10:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Leo, a grande vantagem do piteco é que ele responde bem quando fazemos podas radicais, emitindo forte brotação. Aproveitando isso, eu cortaria todos os galhos, deixando apenas dois dedos em cada um. Em seguida, replantaria, mudando o angulo de inclinação (na 3.ªfoto, levantaria a bacia desde a direita até a esquerda), reposicionando-a e fazendo um direcionamento dos galhos visando formar um shohin, estilo moyogi.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 22, 2007 9:53 pm Assunto: |
|
|
Obrigado aos amigos Elio,Darkaso,Nick,Alexandre e Jr.Esta semana vou analizar bem a planta com as dicas dadas em mente.de qualquer forma vou replanta-la com a mudança de inclinação sugerida.
Aquela raiz de tras já está programada para sair.
Um abraço a todos,
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 10:09 pm Assunto: |
|
|
Leo,
Eu optaria pela parte demaracada em vermelho:
Como os galhos que saem nas extremidades das curvas já estão demasiadamente grossos, eu os podaria e aguardaria nova brotação para formar um shohin estilo moyogi.
Não sou bom no desenho, mas tentei arranhar algo assim:
Bom... é minha idéia
Grande abraço _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 11:46 pm Assunto: |
|
|
Grande Newbe a sua ideia é a que mais se aproximuo da minha a diferença é pensei em manter o galho da esquerda e fazer Jin em outos principalmente o segundo ã esquerda.Mas o mais importante para mim era manter o movimento de tronco presente nessa frente que escolhemos.Infelizmente não sei fazer estas representações no Photoshop.Estou analisando a planta com muito cuidado, e graças a ajuda de todos vcs, já decedí ser bem mais radical na minha podaVou aproveitar fazer poda de raizes e replanta-la em novo escorredor.Assim que o fizer postarei fotos.
Enquanto isso estou aberto a novas ideias e sugestões.
Um grande e agradecido abraço,
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 12:45 am Assunto: |
|
|
tem também esta possibilidade _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 1:55 am Assunto: |
|
|
Duprat!!!!!!!!!!!
Que beleza de representação cara,gostei muito (ainda vou aprender a mexer com esse tal de Photoshop)Hoje andei dando uma namaroda na planta, e conforme sugerido por alguns de vcs anteriormente, essa possibilidade de usar a 3a foto como frente e Kengai me parecer bastante interessante,apesar de perder aquele moviemto de tronco que existe na outra frente.mas epois dessa representação realmente fiquei mais convencido.Assim que trabalhar a planta posto uma foto.
Obrigado mesmo a vcs todos.
Um grande abraço,
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 9:00 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Grande Leo - MEU AMIGO - gostei muito de sua planta e se por acaso você dissesse que ia jogar fora, eu ia me aventurar em recebê-la...mas já que não é isso.......
Newbe fez para mim a melhor projeção...pense bem e
Sucesso _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 6:30 pm Assunto: |
|
|
Grande Leo, tudo bem?
Por coincidência trabalhei em maio com 3 pithecos que estavam bastante engalhados, como o seu, e optei por fazer uma poda radical em todos, matendo basicamente o movimento do tronco e buscando acentura a conicidade...
Só espero que as novas brotações aconteçam nos lugares certos!...
Estilo e porte de planta é algo extremamente pessoal e eu tenho preferido as de médio e pequeno porte...
Endossando a opinião do Nick quanto a brotação intensa dos pithecos após podas radicais, eu optaria pela proposta sugerida pelo Newbe, pelos seguintes motivos:
1. a conicidade fica muito bem resolvida,
2. o movimento do tronco me parece bem interessante,
3. o porte final da planta em relaçao a base e diâmetro do tronco reforçará uma característica de arvore robusta...
Boa sorte da sua escolha!....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|