FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmim
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 1:47 am    Assunto: Jasmim Responder com citação

Amigos,
estou postando um jasmim no estilo HOKIDASHI para apreciação, sugestões e críticas. A planta tem 15 cm a partir da borda do vaso.

Abraço a todos...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 11:06 pm    Assunto: Re: Jasmim Responder com citação

Olá Edson,

A partir da segnda foto, vejo algumas necessidades não muito severas por enquanto Laughing :

1º - limpar a copa, tirar alguns galhos indesejados, que estão atrapalhando a harmonia visual do conjunto.

2º - mudá-la de vaso e adequá-la corretamente ao 1/3 do mesmo, e proceder com a compactação da folhagem.

3º - Se for possivel tente dar algum movimento ao tronco, se não for, dexe-a se enquadrando neste aspecto mesmo.

4º - postar novas fotos após os trabalhos Twisted Evil .

No mais a Jasmin é uma planta que aprecio muito, apesar de não possuir nenhuma ficarei contente no dia que conseguir uma para a coleção daqui. Fico feliz, seu Bonsai está caminhando, e espero ver fotos dele no futuro, pela estrutura geral da para se perceber que tem potencial de grandes modificações e possibilidades. T+ amigo espero ter ajudado.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Illex,
em primeiro lugar, obrigado pelos comentários. Na mudança de vaso, este 1/3 a que você se refere seria plantá-la um pouco mais para o "canto" do vaso, já que ela atualmente está no centro?
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Edson,

também tenho um jasmin que já floresce, mas ainda não efetuei nenhum trabalho com êle.
Parabéns ao Illex que conseguiu com poucas palavras dar orientações de procedimentos a serem efetuados em tua planta.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 8:02 pm    Assunto: Re: Jasmim Responder com citação

Edson,

É isto mesmo amigo. Seria mais ou menos isso aqui:

O desenho ficou grotesco, mas ele sometne serve de guia, não necessariamente precisa ser assim, pode ser melhor Laughing . A linha vermelha mostra o local onde a planta deveria ser plantada "aproximadamente", e a azul mostra a movimentação do tronco. Se não for possivel dar movimento ao tronco (apesar que creio ser, mas como disse não trabalhei Jasmin ainda), faça os trabalhos como ele está agora mesmo. Se for possivel o movimento no tronco creio que ela diminuirá ainda mais, ficará com cerca de uns 13cm por ai, é possivel menos, porém não quero tirar medidas prematuras.

Ivanil meu Amigo,

Obrigado pelos gentis comentários, sei que outros amigo também irão dar seus pitacos por aqui. Novamente obrigado.

T+ amigos.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Edson

Parabéns pelo seu Jasmim!
Adoro a sua flor e o cheiro que ela exala ao anoitecer.
Já tive a oportunidade de ter uma muda, mas infelizmente ela morreu.
Comprei num supermercado aqui perto.
Como adquiriu a sua?
Sabe me dizer se a alporquia funciona para o Jasmim?
Abraços!!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Franciane,
a minha muda foi adquirida num viveiro de plantas ornamentais numa cidade vizinha. Quanto à alporquia não sei dizer, mas o tronco do jasmim não é lenhoso como a jabuticaba por exemplo; está mais para o ficus... Pode ser que a alporquia dê bons resultados.
De qualquer modo, se você tiver uma planta disponível, não custa tentar, já que só vai despender tempo mesmo!!! E o tempo vai passar igual, tendo feito ou não a alporquia... Very Happy Very Happy
Abraço.
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: