FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALECRIM YAMADORI
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mori

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 11:49 am    Assunto: ALECRIM YAMADORI Responder com citação

Vixi, agora k aprendi a postar as fotos é só alegria, vamos a mais uma encrenca.....Esse é um alecrim, nem sabia k poderia se fazer bonsai disso, mas vi uma foto linda de um bonsai de alecrim e resolvi tentar, esse ai peguei no sitio do meu sogro, tava tdo quebrado, deu p/ salvar isso, nem sei por onde começar, tive pensando em fazer um alporque depois da curvatura acima p/ baixar a danada e plantar ela retinha, alguem tem experiencia c/ essa planta, me dem uma luz....Vlw.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 12:58 pm    Assunto: alecrim Responder com citação

Mori, Bela planta!!! Uma coisa eu aprendi ao coletar Alecrins, Nao o deixe nunca sem folhas!!! E morte certa! E nao mude o substrato dele , o minimo de mudança de ph., ele se vai! Att. Luciano.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 4:37 pm    Assunto: Alecrim Responder com citação

Luciano

Deve ser por isso que eu nunca consegui cultivar nenhuma das mudinhas de alerim que comprei no supermercado. Todas morrem uma semana depois do transplante. Que fazer? Deixar naquele barro?

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Mori,

eu levaria em consideração o que o Ebreo disse. Ele tem experiência com muitas espécies. A idéia do alporque é uma boa, mas espere a recuperação dela para fazer. Teria duas plantas. Se soubesse da dificuldade que apresentou o Ebreo, seria melhor ter feito o alprque não é mesmo. Se tiver outras no sítio do seu sogro tente caso esta não dê certo, mas espero que aguente.

T+
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 5:36 pm    Assunto: Osmose Responder com citação

Ferreira , Mori e Darkaso, Eu ja retirei cada Alecrim de enlouquecer!!! E aprendi a duras penas, que ele nao gosta desta troca! Aprendi , atraves da perda de inumeros exemplares e depois de consultar bonsaistas Portugueses e Espanhois! Porque na area do Mediterraneo , esta planta assume proporçoes inimaginaveis! Eu vi alguns em Israel, Espanha e Portugal, que so quem ja viu , consegue descrever! E perguntei porque de nao aproveitar aquelas arvores magnificas para o bonsai? A resposta , ou as respostas foram todas descrevendo a dificuldade de transplante apos a coleta! Se eles que tem a tecnologia e o material , nao conseguem uma porcentagem de acertos maior que a nossa! Quem somos nos para duvidar! Agora partirei para a alporquia como soluçao mais viavel e rapida para a obtençao de especimes! Att. Luciano.
mori

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, então estou com muita sorte, pois cortei um galho dessa planta e fiquei em um vaso c/ terra misturada c/ pedrisco e areia, faz 2 meses já e parece k pegou, pois ta verdinho e querendo sair brotinho, será k vinga, é um galho já bem lenhoso...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 1:33 pm    Assunto: estacas Responder com citação

Mori, Ela pega bem de estacas! A alporquia eu falei para ramos mais grossos e obtençao de sistema radial , melhor! Att. Luciano.
mori

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, vc acha k eu consigo ter sucesso em uma alporquia nesta planta, eu queria fazer logo acima da curvatura p/ diminuir o tamanho.....abrç.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 7:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mori, apenas para alegrá-lo um pouco, eis um bonito bonsai de alecrim, yamadori do bonsaista brasiliense Beto Altenbernd Very Happy (http://www.betoport.com.br/Albumx/pages/alecrim_jpg.htm), que após certo tempo de cultivo visando sua completa recuperação, o TRANSPLANTOU para um vaso Sami:

E, ao contrário do que se apregoa, não foi preciso fazer alporque, nem manter o substrato original, para que sua planta se recuperasse plenamente e pudesse vicejar e emitir forte e linda brotação. Repare que o caule apresenta certa semelhança com o seu, tendo o bonsaista Beto optado por um trabalho em madeira morta, o que certamente contribuiu para embelezar ainda mais a finalização. Very Happy

Eu manteria sua planta no formato em que se encontra, apenas que, ao transplanta-la o fizesse inclinando-a para a direita, na imagem da foto, o que agregaria movimento ao caule. A partir disso, poderia trabalhar os jin que iniciou, formando a estrutura da copa. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: